Telefone

(11) 3661-3296

Whatsapp

(11) 93800 - 4343

Plano odontológico: como funciona e por que contratar

Categorias

Recentes

TODOS CONTRA A DENGUE
Causas da Dengue Sintomas da Dengue Prevenção da Dengue Como um Plano de Saúde Ajuda Gostou dessa matéria? Mande a um...
TUDO SOBRE PLANO DE SAÚDE
ENTENDA A IMPORTÂNCIA QUE UM PLANO DE SAÚDE TEM Os planos de saúde desempenham um papel fundamental no cenário de cuidados...
FRAUDES NOS PLANOS DE SAÚDE
Conscientização de médicos e beneficiários sobre o uso do plano de saúde e a punição se fazem necessárias para coibir as...
Hipertensão
O que é e como controlar a doença? De perfil silencioso, esta doença é muito comum no Brasil. Saiba mais Você...
FEBRE MACULOSA
O QUE É FEBRE MACULOSA? A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é transmitida através...
IMPORTÂNCIA EM TER UM PLANO DE SAÚDE
PORQUE TER UM PLANO DE SAÚDE? Ter um Plano de Saúde se tornou cada vez mais importante nos dias atuais. Isso...
PLANO DE SAÚDE NA EMPRESA
A Empresa que Trabalha disponibiliza Plano de Saúde? Existem diversas razões pelas quais uma empresa pode optar por oferecer um plano...

Faça Seu Plano de Saúde Aqui: Individual, Familiar, Empresarial e Odontológico

Em um mercado altamente competitivo e buscando um diferencial diante da concorrência, as empresas têm procurado cada vez mais investir no bem-estar dos seus colaboradores. E uma das maneiras de fazer isso é por meio de benefícios empresariais como: plano de saúde, plano odontológico, seguro-saúde, seguro de vida etc.

Entre eles destaca-se o plano odontológico empresarial, que além de ter baixo impacto na folha de pagamento, garante aos funcionários bem-estar e qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. Afinal, todo mundo concorda que um sorriso bonito e saudável tem grande impacto nos relacionamentos pessoais e profissionais, não é mesmo?

Quer saber mais sobre os benefícios de oferecer um plano odontológico para seus colaboradores? Então, continue lendo este texto e saiba por que ele pode ser uma vantagem competitiva para a sua empresa.

1. Por que os benefícios empresariais podem ser uma vantagem competitiva?

Os benefícios empresariais são serviços oferecidos aos funcionários de uma empresa, como auxílio-creche, vale-transporte, plano de saúde — inclusive odontológico —, vale-alimentação, seguro-saúde e outros. A intenção é investir em saúde corporativa, promovendo maior satisfação, um ambiente de trabalho saudável e um bom relacionamento entre empregados e empregadores.

É importante destacar que alguns são obrigatórios, ou seja, devem ser ofertados ao trabalhador independentemente da vontade do empregador. No entanto, existem também diversos outros benefícios que são facultativos, mas que podem ser utilizados como estratégia de negócios.

Hoje em dia, a falta de mão de obra qualificada é um grande problema e esse cenário tem feito com que muitas empresas invistam na saúde e no bem-estar dos seus colaboradores. Afinal, um funcionário motivado tende a produzir mais e a ter maior interesse em contribuir com o sucesso da empresa em que trabalha.

Por isso, os benefícios empresariais funcionam também como vantagem competitiva, pois são uma forma de reter e atrair talentos, já que todo mundo quer fazer parte de uma organização que se preocupa com seus trabalhadores, ou seja, eles são excelentes para a imagem da empresa.

2. Quais os principais benefícios empresariais que minha empresa pode oferecer?

Além dos benefícios assegurados pela legislação, os empresários podem ampliar o leque de vantagens para os trabalhadores oferecendo os serviços que listaremos adiante. Desse modo, eles aumentam a satisfação no ambiente de trabalho e a vantagem competitiva entre a concorrência.

2.1. Plano de Saúde

A preocupação com saúde é uma das mais comuns entre as pessoas, principalmente aquelas que têm família. Todo mundo quer ter garantido o acesso à assistência médica de qualidade. Por isso, quando a empresa oferece plano de saúde empresarial, está passando uma imagem positiva para quem está dentro e fora da organização.

As empresas podem oferecer diversos tipos de planos, com coberturas e carências maiores ou menores. Normalmente, o custo pelo serviço é deduzido direto na folha de pagamento, mas trata-se de um valor consideravelmente inferior ao plano particular, visto que a empresa paga maior parte da quantia.

Antes de contratar o plano, o consumidor deve informar se é portador de alguma doença. Esse procedimento é feito por meio de uma declaração de saúde, no entanto, a operadora pode indicar um médico para realizar a perícia de plano de saúde, que é feita sem nenhum custo para o beneficiário.

O convênio é uma opção tão vantajosa para empresas e seus colaboradores, que até mesmo os profissionais autônomos podem usufruir dos seus benefícios. Trata-se do plano de saúde para MEI, que é voltado para esses profissionais e mostra o quanto esse tipo de benefício é um diferencial hoje em dia.

2.2. Seguro-Saúde

O seguro-saúde é bastante semelhante ao plano de saúde. No entanto, conta com um diferencial: o beneficiário poderá utilizar os serviços médicos e hospitalares que quiser, sendo reembolsado depois pela seguradora.

Algumas empresas, considerando as necessidades dos seus funcionários, optam por essa modalidade de serviço, que também tem diversas coberturas, carências e a garantia de assistência médica ambulatorial de qualidade.

2.3. Seguro de Vida

O seguro de vida oferece segurança financeira à família do segurado em casos em que ele não consiga se sustentar. E, ao contrário do que muita gente pensa, não se restringe apenas às situações pós-morte.

Ele funciona como uma reserva financeira entre a empresa e o segurado, que é firmada mediante assinatura de um contrato. Esse documento — também conhecido como apólice —, estabelece as situações em que o segurado e seus dependentes vão receber o valor acordado e como será feito esse pagamento.

O mercado oferece diversos tipos de apólices, com coberturas e benefícios que vão variar de uma seguradora para a outra. Assim como os planos de saúde, o seguro de vida pode ser contratado de forma individual ou coletiva, ou seja, as empresas também podem oferecer esse benefício aos seus funcionários.

2.5. Plano Odontológico

Esse tipo de benefício oferece ao funcionário a comodidade de fazer tratamentos dentários em uma rede conveniada de forma bastante semelhante à assistência médica e hospitalar.

No entanto, o foco principal dessa modalidade é o atendimento preventivo, visto que incentiva a realização de consultas regulares que visam a manutenção da saúde bucal e, consequentemente, evitam problemas por falta de cuidados com essa região.

Vale ressaltar que, assim como o seguro-saúde, existe o seguro odontológico, que também é regulamentado e fiscalizado pela ANS e pode ser um excelente benefício para os funcionários.

3. Por que oferecer plano odontológico?

Antes de tudo, é importante saber que o plano empresarial odontológico está em constante crescimento. Pelo menos é o que aponta um levantamento feito pela ANS, em que pelos menos 22 milhões de pessoas são beneficiadas com esse tipo de serviço só no Brasil.

Sem contar que a preocupação das pessoas com a saúde bucal também aumentou. Inclusive, o levantamento mencionado registrou um aumento de 500% na contratação de planos odontológicos individuais em apenas oito anos. Isso mostra que vale a pena investir nesse tipo de convênio e que ele pode ser um diferencial na hora de escolher entre uma empresa e outra.

De forma consciente ou não, o funcionário sente que a empresa se preocupa com sua saúde e isso faz com que ele tenha mais prazer em fazer parte dela e em contribuir para o seu sucesso. Sem contar que, estando satisfeito, os riscos de trocar de emprego são menores, visto que ele tem suas necessidades e anseios atendidos.

Como os custos para admitir e demitir um colaborador são altos, é mais interessante para a empresa investir em benefícios como esses. Assim, além de elevar a retenção de pessoal qualificado, ela ainda aumenta a produtividade.

Além de funcionar como vantagem competitiva e refletir diretamente na satisfação e produtividade da organização, o plano odontológico empresarial também representa uma série de benefícios para a empresa, como você pode ver a seguir:

  • trata-se de um investimento de baixo custo para a empresa;
  • promove a saúde das pessoas;
  • reduz o absenteísmo e afastamentos;
  • deduzem no Imposto de Renda;
  • fideliza a equipe;
  • mostra a preocupação da empresa com os familiares.

4. O que é um plano odontológico completo?

Os planos odontológicos podem ter diversas coberturas, carências e ter uma rede conveniada variada. É mais interessante para a empresa buscar uma opção que ofereça aos colaboradores o pacote mais completo possível. Assim, eles podem usufruir os serviços preventivos e de emergência sem ser prejudicado quando ele mais precisa.

A cobertura, por exemplo, precisa estar de acordo com as exigências da ANS. Isso significa que o plano deve oferecer no mínimo os serviços básicos exigidos no rol de procedimentos e eventos em saúde, fixados pela Agência Suplementar. Esse é o primeiro requisito que todo plano de saúde médico e odontológico deve ofertar.

Alguns exemplos desses procedimentos são: restaurações, consultas, profilaxia, tratamentos de canal e clareamento. Isso quer dizer que eles devem estar inclusos no valor das mensalidades do plano. Enfim, o plano odontológico completo é aquele que tem cobertura para todos os procedimentos odontológicos, respeitando o que a ANS regulamenta.

5. Como escolher o plano odontológico para meus colaboradores?

Até aqui você notou que oferecer um plano odontológico empresarial traz benefícios para todos. A empresa ganha vantagem diante da concorrência, destacando-se como um bom lugar para trabalhar e os funcionários usufruem das vantagens de ter sua saúde valorizada no ambiente de trabalho.

Contudo, é necessário saber qual plano contratar. Afinal, assim como todo serviço, alguns podem deixar a desejar. Para evitar cair em armadilhas, selecionamos algumas dicas para garantir a contratação de uma boa empresa de plano odontológico, como você pode ver a seguir.

5.1. Verifique o registro da empresa na ANS

É imprescindível que a empresa ou operadora especializada esteja devidamente registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pois ela precisa ser autorizada para funcionar.

Para conferir, basta acessar o site da ANS e, com o número de registro da empresa, verificar a situação dela perante à Agência reguladora. Inclusive, ela tem uma espécie de ranking em que é possível ver a situação da operadora em relação a questões como: cumprimento das cláusulas contratuais, qualidade dos serviços prestados e atendimento ao consumidor, entre outras coisas.

5.2. Pesquise sobre a cobertura do plano

A cobertura é um ponto determinante na hora de escolher o plano de saúde odontológico. Veja se ela cobre os procedimentos básicos listados pela Agência Reguladora — são mais de 80, incluindo desde tratamentos preventivos a restaurações, tratamentos de canal, exames radiológicos e atendimentos de emergência.

Informe-se também sobre os serviços extras, como procedimentos estéticos, próteses, implantes, clareamentos e aparelhos ortodônticos. Esses serviços não costumam fazer parte da cobertura de planos odontológicos, mas alguns podem oferecê-los mediante pagamento. Esse pode ser um diferencial importante dependendo das suas necessidades.

5.3.Pergunte sobre os prazos de carência

Para não evitar problemas, tire todas as dúvidas sobre carências antes de contratar o plano odontológicos dos seus colaboradores. Vale ressaltar que durante o período de carência o beneficiário paga as mensalidade, mas não utiliza os serviços contratados por um prazo que vai depender de cada seguradora.

Em alguns casos, é possível negociar carências menores ou até mesmo condições em que o beneficiário não precisa cumprir nenhum prazo para começar a usar o plano. Desse modo, além de oferecer assistência odontológica para seus funcionários, você entrega um diferencial: zero carência.

5.4. Verifique como funciona a inclusão de dependentes

Também no plano odontológico o beneficiário tem direito de ter dependentes. Por essa razão, verifique essa questão antes de escolher. Pensando que entre os funcionários muitos deles têm família grandes, é importante contratar de uma empresa que oferece esse benefício.

Geralmente, os convênios aceitam dependentes diretos, como filhos e cônjuges. No entanto, você pode ver a possibilidade de incluir outras pessoas da família, como pais, tios, sobrinhos etc.

5.5. Avalie a coparticipação

A co-participação de plano de saúde odontológico funciona de forma semelhante aos outros tipos de planos. Nesses casos, além da mensalidade o cliente paga um valor na hora de realizar consultas e exames. Por essa razão, a quantia mensal do convênio costuma ser menor, sendo vantajoso principalmente para quem não precisa de assistência médica e hospitalar com muita frequência.

Nesse caso, é importante analisar a realidade e as necessidades dos colaboradores da empresa antes de decidir optar ou não pela co-participação. Desse modo, você não corre o risco de prejudicar uns e favorecer outros.

5.6. Consulte a opinião dos clientes

Além de consultar a reputação da empresa por meio da ANS — que tem um índice de reclamações no qual é possível verificar se a operadora é citada e as alegações contra ela —, nada melhor que saber a opinião dos próprios clientes sobre os serviços prestados pela operadora.

Seja por meio da internet ou não, é possível descobrir muitas coisas. Consulte a opinião de outras empresas que já oferecem esse tipo de plano para seus colaboradores, converse também com amigos e familiares e aproveite as redes sociais para ficar por dentro do que as pessoas estão falando sobre as operadoras e os planos odontológicos presentes no mercado.

Como você pode perceber, o plano odontológico empresarial tem muitas vantagens para empregados e empregadores. Porém, é necessário ficar atento para não cair em armadilhas e oferecer aos colaboradores serviços sem qualidade ou que não cobrem os procedimentos necessários para uma manter a saúde bucal em dia.

O que achou deste conteúdo? Tirou suas dúvidas sobre o plano odontológico empresarial? Se você gostou, aproveite para assinar nossa newsletter. Desse jeito, você vai receber nossas atualizações em sua caixa de entrada!