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Qualidade de vida no trabalho: por que é importante oferecer?

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Em meados do século XVIII, ocorreu na Inglaterra um processo de transformações socioeconômicas conhecido atualmente como Revolução Industrial. Os avanços que acompanharam esse período são inegáveis, mas a qualidade de vida no trabalho não era um dos focos dos empreendedores e empresários daquela época.

Felizmente, as coisas mudaram e hoje em dia essa questão é vista como extremamente importante. Afinal de contas, é impossível não levar os funcionários em consideração na hora de tomar decisões cruciais para a vida e o futuro de qualquer negócio.

Mas afinal, o que pode ser considerado como qualidade de vida no trabalho? Como podemos colocar esses conceitos em prática e tornar o dia a dia dos funcionários mais agradável? E, por fim, quais são os benefícios trazidos com essa prática? Continue a leitura e tire suas principais dúvidas sobre o tema!

O que é qualidade de vida no trabalho?

Sentimentos como a insatisfação ou o tédio são muito comuns e costumam afetar os funcionários de uma empresa de tempos em tempos, independentemente de seus cargos. No entanto, quando se torna um padrão, esse tipo de pensamento pode ser muito prejudicial para qualquer negócio.

A rentabilidade de uma empresa está diretamente ligada à satisfação de sua equipe de funcionários e aquele gestor que não tira um tempo para medi-la ou melhorá-la, em algum momento, sofrerá as consequências dessa negligência.

A qualidade de vida é considerada como uma métrica das condições de vida de um indivíduo em um determinado ambiente, observando se tais condições são suficientes para fornecer todos os direitos básicos aos humanos, trazendo dignidade e felicidade para aquelas pessoas.

Por isso, a qualidade de vida no trabalho (conhecida também pela sigla QVT) está relacionada às vantagens obtidas por pessoas em um emprego. Se há alguns séculos os valores humanos eram deixados de lado, hoje isso mudou.

Os funcionários de hoje em dia priorizam ambientes agradáveis, onde eles conseguirão cuidar de suas vidas pessoais, ter momentos de lazer e viver vidas completas e felizes. A longo prazo, isso traz muitas vantagens e aumenta consideravelmente a produtividade e a credibilidade de uma empresa no mercado.

Como conceder mais qualidade de vida aos funcionários?

Não sabe por onde começar a cuidar da qualidade de vida de seus funcionários e melhorar o ambiente profissional de sua empresa? Confira, a seguir, algumas dicas práticas e facilmente aplicáveis:

  • saiba escutar seus colaboradores;
  • trate-os de igual para igual;
  • seja justo e empático;
  • forneça horários flexíveis;
  • cuide do local de trabalho, trazendo infraestrutura;
  • conceda pausas;
  • incentive o relacionamento amigável dentro da empresa;
  • forneça um plano de saúde;
  • cuide da segurança de sua equipe;
  • invista em treinamento e qualificação;
  • mostre interesse.

Com pequenas dicas como essas, é possível melhorar consideravelmente a qualidade de vida de sua equipe!

Quais são os benefícios trazidos pela qualidade de vida no trabalho?

Agora que você já conhece os conceitos de qualidade de vida no trabalho e sabe algumas dicas simples para colocá-la em prática, que tal conferir as vantagens trazidas para a empresa com essas práticas?

Mais segurança e saúde

O estresse é, atualmente, visto como uma epidemia mundial e é um dos problemas de saúde mais relevantes da atualidade. Nossa sociedade vive rotinas caóticas que, infelizmente, influenciam negativamente no estado geral da saúde da população.

Por isso, fornecer qualidade de vida em um ambiente de trabalho é cuidar diretamente da saúde e do bem-estar de seus funcionários, deixando-os mais focados, menos propensos a acidentes e, consequentemente, mais seguros.

Melhora do clima organizacional

A redução dos conflitos em ambiente profissional ajuda a prevenir problemas que podem contribuir negativamente para a qualidade de vida de todos os presentes, além daqueles que fazem parte da vida pessoal dos funcionários.

Por isso, é essencial investir em um ambiente amigável e controlado, com funcionários que se preocupam uns com os outros e trabalham bem juntos. Isso faz com que o trabalho flua muito melhor e reduz o estresse e outros problemas dessa natureza.

Melhora da produtividade

Um dos principais benefícios trazidos pela melhora da qualidade de vida no trabalho é, sem dúvida, o aumento da produtividade dos funcionários e da lucratividade de uma empresa. Por isso, gestores que demonstram se importar e auxiliam seus colaboradores a equilibrar as vidas profissional e pessoal saem ganhando de vários modos diferentes.

Mostrar interesse nos problemas da equipe e tentar resolvê-los em conjunto faz com que os funcionários se tornem mais motivados, focados e felizes, o que fortalece a sua lealdade para a empresa e faz com que ele produza muito mais e melhor.

Redução do absenteísmo

A vida pessoal dos funcionários deve sempre ser vista com tanta importância quanto a de seus chefes. Afinal, eles também são seres humanos que merecem tempo para descanso, para o desenvolvimento de suas relações pessoais e para o lazer.

Por isso, empresas que trabalham com horários flexíveis e têm políticas que visam o bem-estar familiar dos funcionários (como licenças para idas ao médico, por exemplo) conseguem reduzir as faltas ao trabalho, pois permitem que a equipe possa cuidar de suas vidas pessoais.

Mais satisfação

A redução do conflito entre as obrigações da vida profissional e as da vida pessoal ajuda a diminuir a sobrecarga emocional e física nos funcionários. Quando têm mais tempo para cuidar de suas famílias e de seu desenvolvimento pessoal, os trabalhadores fazem mais do que faltar menos: eles ficam mais felizes ao irem trabalhar.

O equilíbrio entre os diversos papéis desempenhados por um indivíduo ajuda a minimizar fatores como o estresse e o cansaço no ambiente de trabalho, permitindo não só que a produtividade aumente, mas também que as pessoas fiquem mais felizes ao entrarem e saírem da empresa todos os dias.

Retenção de talentos

Um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores, de pequeno ou grande porte, é a retenção de talentos. Manter profissionais qualificados e bem colocados em um só emprego pode ser muito difícil, já que propostas boas não faltam a esse tipo de funcionário.

Por isso, é importante focar em qualidade de vida para ser um diferencial que garantirá a permanência daquele jovem e promissor profissional em sua equipe. Hoje em dia, cada vez mais trabalhadores buscam vagas baseados nos benefícios que elas podem trazer para sua saúde ou vida pessoal.

Viu como investir em qualidade de vida no trabalho pode ser uma ótima maneira de melhorar os seus negócios como um todo? Por isso, não deixe de considerar pontos como a inserção de um plano de saúde para os funcionários e mostre a eles que você se importa!

Ficou com alguma dúvida? Não deixe de entrar em contato conosco! Nossa equipe está sempre à disposição para conversar e tentar auxiliá-lo na resolução de seus problemas.

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