Telefone

(11) 3661-3296

Whatsapp

(11) 93800 - 4343

Saúde Mental

Categorias

Recentes

TODOS CONTRA A DENGUE
Causas da Dengue Sintomas da Dengue Prevenção da Dengue Como um Plano de Saúde Ajuda Gostou dessa matéria? Mande a um...
TUDO SOBRE PLANO DE SAÚDE
ENTENDA A IMPORTÂNCIA QUE UM PLANO DE SAÚDE TEM Os planos de saúde desempenham um papel fundamental no cenário de cuidados...
FRAUDES NOS PLANOS DE SAÚDE
Conscientização de médicos e beneficiários sobre o uso do plano de saúde e a punição se fazem necessárias para coibir as...
Hipertensão
O que é e como controlar a doença? De perfil silencioso, esta doença é muito comum no Brasil. Saiba mais Você...
FEBRE MACULOSA
O QUE É FEBRE MACULOSA? A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é transmitida através...
IMPORTÂNCIA EM TER UM PLANO DE SAÚDE
PORQUE TER UM PLANO DE SAÚDE? Ter um Plano de Saúde se tornou cada vez mais importante nos dias atuais. Isso...
PLANO DE SAÚDE NA EMPRESA
A Empresa que Trabalha disponibiliza Plano de Saúde? Existem diversas razões pelas quais uma empresa pode optar por oferecer um plano...

Faça Seu Plano de Saúde Aqui: Individual, Familiar, Empresarial e Odontológico

Estado de sofrimento mental e psicológico

Dezembro é particularmente um mês que nos traz grandes inquietações, reflexões e algumas angústias, sim, pois somos condicionados a reavaliar o ano que passou e a reprogramar o ano que se inicia. Esse costume, que tornou-se quase uma imposição, muitas vezes nos coloca em estado de sofrimento mental e psicológico, pois muitas vezes não atingimos os objetivos traçados e não conseguimos vislumbrar com clareza novos objetivos.

O agravamento e a permanência deste estado de sofrimento mental e psicológico, face a uma condição da vida, pode progredir e comprometer a saúde de nossa mente e prejudicar nosso equilíbrio emocional.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências e imposições da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Grande parte das pessoas, quando falam em “Saúde Mental” pensam primeiramente em “Doença Mental”. Mas é preciso compreender que o conceito de saúde mental implica muito mais do que a ausência de doenças mentais, mas um conjunto de condições que nos dão a sensação de bem-estar e felicidade.

A Organização Mundial da Saúde afirma que não existe uma definição “oficial” sobre saúde mental. Reforça que as condições que afetam e influenciam a saúde mental das pessoas, está diretamente relacionadas às particularidades culturais, econômicas, julgamentos subjetivos e diversas outras condições sociais, culturais e comportamentais.

Na perspectiva da psicologia a saúde mental é um termo utilizado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. Inclui a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades cotidianas e os esforços íntimos e pessoais para atingir a resiliência psicológica.

Doença Mental e a exclusão social

O termo doente mental nos remete ao estigma de pessoas totalmente desajustadas e violentas. Essa mentalidade foi reforçada a partir do século XVIII, onde a maneira mais cômoda para lidar com as pessoas categorizadas como doentes mentais, muitas vezes àquelas que se diferenciavam da vivência da maioria das pessoas, era o isolamento, a segregação e a exclusão social, inclusive com emprego de técnicas de tortura.

A prática do isolamento e aplicação de torturas era defendida pelo discurso, que se pretendia “científico”, que inclusive a própria medicina se apropriou, que baseia-se no modelo de “isolar para conhecer e tratar”.

A psiquiatria evoluiu muito, e hoje as pessoas consideradas doentes mentais e/ou com transtornos mentais, recebem na maioria dos casos tratamentos ambulatoriais que são comprovadamente eficazes para muitos distúrbios como esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar, entre outros, nos quais o tratamento utiliza técnicas psicoterápicas e medicamentos específicos.
Diretrizes assistenciais para saúde mental

A ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar apresentou no ano 2009 um relatório sobre as ações empreendidas pela ANS no campo da saúde mental. O relatório faz parte dos compromissos assumidos pelo setor desde 2006, quando passou a considerar a saúde mental uma das áreas prioritárias de atenção à saúde.

A Publicação do relatório tornou-se um importante referencial para as operadoras de planos de saúde. Traz estudos analíticos e pesquisas apoiadas pela ANS por meio de seus projetos.
Dentre os temas abordados, destaca-se as Diretrizes e Modelos Assistenciais em Saúde Suplementar.
A divulgação destas diretrizes foi uma estratégia indutora para reorganizar o modelo de assistência em saúde mental na saúde suplementar brasileira, buscando a perfeita adequação das políticas implementadas pelo Ministério da Saúde.

A publicação utilizou como base as recomendações da Lei 10.216/01 e a reforma psiquiátrica brasileira, trazendo uma importante contribuição para o respeito à cidadania e a reintegração social dos portadores de transtornos mentais.