O termo “motivação” pode despertar várias interpretações diferentes, não é mesmo? No entanto, a mais comum delas diz respeito ao impulso do ser humano para realizar uma tarefa de maneira eficaz e com bastante qualidade. Por isso, é muito importante que gestores e administradores saibam como motivar funcionários desmotivados no ambiente corporativo.
No entanto, nem sempre é fácil compreender quais são as consequências da falta de motivação ou qual é a sua importância para uma empresa e sua equipe como um todo. Por isso, discutir esse tema é algo fundamental para que estejamos bem informados e saibamos exatamente o que deve ser feito.
Pensando nisso, preparamos um artigo com informações importantes sobre os problemas que surgem devido à falta de motivação dos funcionários e também com dicas para reduzir esse tipo de ocorrência em uma empresa e fazer com que todos trabalhem com produtividade. Vamos lá? Boa leitura!
O que, afinal, é a motivação?
Como mencionado, a motivação pode ser traduzida como o ímpeto para realizar alguma atividade específica. Ela é o fogo, aquela vontade que temos de fazer uma tarefa e entregá-la da melhor maneira possível.
A motivação pode existir para os mais diversos fins. Podemos, por exemplo, nos sentir motivados para entregar um trabalho ou finalizar o estudo de determinada disciplina. No entanto, a motivação também é aquilo que nos leva a trabalhar nossos relacionamentos a fim de deixá-los melhores e até mesmo a força que faz com que possamos ir à academia todas as manhãs.
Quais são os problemas trazidos pela desmotivação em uma empresa?
Pensando nisso, é fácil imaginar que funcionários pouco motivados possam representar um certo tipo de problema. Afinal, eles se sentem pouco dispostos a fazer suas atividades e as fazem ‘’no automático’’. Mas, afinal, quais são os malefícios trazidos por esse quadro? Veja, a seguir, alguns dos principais:
Baixa produtividade
A queda na produtividade geral da equipe é um dos maiores problemas que uma empresa pode enfrentar. Afinal, a produção (seja ela referente a qualquer tipo de serviço) é aquilo que move os negócios e faz com que o seu produto seja reconhecido, além de ser um dos maiores fatores responsáveis pelo lucro. Por isso, já dá para imaginar o problemão, não é mesmo?
Maior número de erros
Profissionais distraídos e que estejam com a cabeça em outro lugar também tendem a cometer mais erros. Eles podem vir em frações de segundos, e a distração é, portanto, um verdadeiro inimigo da motivação e de um trabalho realmente bem-feito.
Falta de criatividade e ideias novas
Muitas vezes, uma equipe criativa e engajada é exatamente aquilo de que o gestor precisa. Afinal, os funcionários são algumas das pessoas mais indicadas a oferecer dicas e feedbacks, já que fazem parte de uma porção do trabalho que dificilmente outros indivíduos compreenderão da mesma maneira. A falta de motivação, no entanto, mina a criatividade e o engajamento, limitando a participação dos colaboradores.
Insatisfação dos clientes
Por fim, outra consequência gravíssima da falta de motivação é a insatisfação da clientela com os serviços de sua empresa. Seja por um atendimento menos caloroso ou pela aquisição de produtos de qualidade inferior, uma coisa é inegável: funcionários desmotivados fazem com que os clientes também se sintam assim com uma determinada empresa.
Como motivar funcionários desmotivados de maneira eficaz?
Preocupante, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas maneiras básicas de fazer com que esse problema seja consideravelmente reduzido. A seguir, você verá formas de motivar os seus funcionários de modo profundo e realmente eficaz. Observe:
Oferecer condições de trabalho adequadas
O primeiro passo para melhorar a qualidade de vida da equipe e, consequentemente, a sua motivação é investir em melhorias para o ambiente de trabalho. Elas podem ser tanto estruturais (acomodações mais confortáveis, conforto térmico e visual, entre outros) quanto no clima do ambiente, como veremos mais à frente.
Oferecer planos de saúde
Os planos de saúde estão entre os benefícios mais requisitados na hora de buscar uma nova vaga. Por isso, oferecê-los aos seus funcionários é indispensável. Além de trazer mais motivação por meio da confiança, os convênios possibilitam um maior cuidado com a saúde, diminuindo a ocorrência de doenças e fazendo com que a produtividade (e a motivação) aumente.
Realizar programas de incentivo e de treinamento
Outro ponto muito importante é a realização de programas de incentivo e de treinamento. Uma maior qualificação e a demonstração desse interesse pela equipe fazem com que todos se sintam muito mais motivados e dispostos a vestir a camisa daquela empresa.
Trabalhar o clima organizacional
O clima organizacional se refere ao ambiente de trabalho e sua qualidade geral. Por exemplo: em uma empresa com bom clima organizacional, os funcionários se dão bem, interagem entre si e têm um tempo para estreitar os laços com os seus colegas de equipe. Assim, o trabalho flui muito melhor, e a motivação aumenta graças à criação de um senso de comunidade no local.
Implementar a cultura do feedback
A implementação da cultura do feedback é outro passo muito interessante e que deve ser levado em consideração. Ela consiste na compreensão de que críticas construtivas devem ser levadas a sério e oferecidas por qualquer membro da empresa, independentemente de sua posição hierárquica. Isso melhora não só os fundamentos da empresa, como faz com que a equipe se sinta mais próxima e motivada.
Fazer parte do time
Por fim, uma característica de qualquer bom líder é saber ser parte da equipe. Mostrar aos seus colaboradores que você é humano e faz parte do time é algo que aumenta a motivação de maneira considerável. Afinal, eles saberão que podem contar com você para o que der e vier!
Agora que já vimos como motivar funcionários desmotivados em uma empresa, fica muito mais fácil manter a equipe engajada e produtiva, certo? Com algumas mudanças básicas, é possível fazer com que todos trabalhem com mais qualidade de vida e produzam muito mais e melhor. Vale a pena investir nesse tipo de cuidado!
Gostou deste artigo? Quer se manter bem informado sobre maneiras de contribuir para a qualidade de vida de sua equipe e, consequentemente, para a melhoria dos serviços de sua empresa? Então, siga-nos em nossas redes sociais! Você pode nos encontrar tanto no Facebook quanto no Instagram. Até a próxima!