Telefone

(11) 3661-3296

Whatsapp

(11) 93800 - 4343

Felicidade Interna Bruta: por que sua equipe deve estar feliz?

Categorias

Recentes

TODOS CONTRA A DENGUE
Causas da Dengue Sintomas da Dengue Prevenção da Dengue Como um Plano de Saúde Ajuda Gostou dessa matéria? Mande a um...
TUDO SOBRE PLANO DE SAÚDE
ENTENDA A IMPORTÂNCIA QUE UM PLANO DE SAÚDE TEM Os planos de saúde desempenham um papel fundamental no cenário de cuidados...
FRAUDES NOS PLANOS DE SAÚDE
Conscientização de médicos e beneficiários sobre o uso do plano de saúde e a punição se fazem necessárias para coibir as...
Hipertensão
O que é e como controlar a doença? De perfil silencioso, esta doença é muito comum no Brasil. Saiba mais Você...
FEBRE MACULOSA
O QUE É FEBRE MACULOSA? A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é transmitida através...
IMPORTÂNCIA EM TER UM PLANO DE SAÚDE
PORQUE TER UM PLANO DE SAÚDE? Ter um Plano de Saúde se tornou cada vez mais importante nos dias atuais. Isso...
PLANO DE SAÚDE NA EMPRESA
A Empresa que Trabalha disponibiliza Plano de Saúde? Existem diversas razões pelas quais uma empresa pode optar por oferecer um plano...
Gostaria de descobrir a importância sobre Felicidade Interna Bruta nas empresas? Continue a leitura e tire as suas dúvidas no texto do blog.

Faça Seu Plano de Saúde Aqui: Individual, Familiar, Empresarial e Odontológico

Você sabe o que é Felicidade Interna Bruta? Embora seja um conceito relativamente novo e extremamente relacionado à humanização em diversos setores de nossa sociedade, a FIB se tornou essencial para garantir o equilíbrio nos ambientes de trabalho, fazendo com que os ofícios sejam realizados com mais leveza e qualidade.

Investir em um bom ambiente para que os funcionários possam realizar suas funções é um dos pilares para que empresas sejam reconhecidas como referências em seus segmentos e possam alcançar todo o seu potencial em produtividade e qualidade de serviços prestados. Por isso, a felicidade dos colaboradores é algo que faz com que todos sejam beneficiados.

Gostaria de saber mais sobre esse tema e descobrir a sua importância para as empresas? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas sobre a felicidade no ambiente de trabalho!

Afinal, o que é Felicidade Interna Bruta?

Também conhecido como FIB, o conceito de Felicidade Interna Bruta nada mais é do que um medidor de desenvolvimento utilizado por organizações ao redor do planeta, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Outro nome dado a esse índice é Gross National Happiness, identificado pela sigla GNH.

Esse índice calcula, como o próprio nome já indica, a felicidade dos habitantes de diversas nações para observar o comportamento dessa sociedade e classificá-la. A ideia surgiu no governo do Butão, um dos países com melhores níveis de felicidade em todo o planeta.

Para obter os dados, são feitas pesquisas que levam em consideração uma grande variedade de aspectos, como a economia, o nível de educação das crianças daquele local e as condições de saúde do povo. Muitas vezes, dados obtidos por fontes como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB) são cruzados para se chegar ao FIB.

Embora seja um conceito bastante abrangente e utilizado para elencar países e nações, o FIB também pode ser aplicado no dia a dia das empresas. Nesse contexto, são utilizados alguns pilares bastante parecidos com o índice original, a fim de medir a felicidade dos funcionários de uma organização. Eles incluem:

  • saúde financeira;
  • saúde física;
  • saúde mental;
  • aspectos das relações pessoais;
  • tempo de lazer;
  • qualidade de vida;
  • níveis de estresse;
  • satisfação no ambiente de trabalho;
  • condições de vida fora do trabalho.

Embora muitos outros pontos possam ser levados em consideração na hora de fazer a medição, esses são considerados alguns dos mais importantes. A seguir, conheceremos algumas das vantagens de trazer esse conceito para dentro das empresas.

Por que uma empresa deve se preocupar com a felicidade de seus colaboradores?

Agora que você já conhece os conceitos de Felicidade Interna Bruta e sabe como isso é fundamental para a sociedade num geral, que tal conhecer os benefícios que investir nesse índice traz para o dia a dia de sua empresa? Confira!

Felicidade Interna Bruta: Maior engajamento

Quando felizes, os funcionários passam a realmente ‘’vestir a camisa’’ de uma empresa. Com isso, defendem seus interesses com unhas e dentes e se tornam muito mais engajados, participando cada vez mais dos projetos e conhecendo melhor os processos internos da organização.

Felicidade Interna Bruta: Redução de custos

A redução de custos variados também se torna uma realidade com uma equipe mais feliz. Afinal, pessoas mais satisfeitas trabalham com muito mais atenção, o que reduz os erros e faz com que o produto final e os serviços oferecidos tenham muito mais qualidade. Logo, mais lucros e menos perdas no geral.

Felicidade Interna Bruta: Menos doenças ocupacionais

A felicidade também é uma das responsáveis diretas pela redução de problemas de saúde no ambiente corporativo. Isso ocorre porque os níveis de estresse são consideravelmente reduzidos, o que faz com que os colaboradores estejam muito mais saudáveis.

Felicidade Interna Bruta: Maior efetividade nas vendas

Em caso de negócios que lidam diretamente com o cliente final, as vendas também se tornam mais efetivas quando os funcionários estão mais contentes. A felicidade é contagiante e é passada para a clientela, que se torna muito mais propensa a comprar e adquirir os serviços daquela marca.

Felicidade Interna Bruta: Maior produtividade

Além da melhor efetividade na área das vendas, podemos também afirmar que a produtividade geral dos negócios cresce consideravelmente quando os funcionários estão felizes com a empresa. Livres de doenças, estresse e problemas no ambiente de trabalho, eles produzem muito mais e melhor.

Melhoria do ambiente corporativo

Ainda falando sobre o ambiente de trabalho, observamos mudanças positivas no clima organizacional quando a equipe está satisfeita. Realizar os trabalhos de maneira satisfatória traz impactos positivos para o ambiente, que se torna mais leve, tranquilo e com muito mais interatividade entre as partes.

Como uma empresa pode aumentar o índice FIB de seus funcionários?

Cuidar de nossos funcionários, que são o maior bem de uma empresa, é algo realmente transformador. Mas, afinal, como podemos fazer isso na prática? A seguir, citaremos algumas dicas práticas e efetivas para implementar o FIB nas corporações.

Invista na cultura do feedback

Algumas estratégias podem contribuir positivamente para a melhoria do clima organizacional e também para que os colaboradores se tornem mais engajados e satisfeitos. Uma delas é o investimento na cultura do feedback, que consiste em ouvir a opinião da equipe e buscar implementar suas demandas no dia a dia da empresa.

Faça parte da equipe

Gestores que se colocam como uma parte da equipe estão mais propensos a liderar colaboradores que realmente estão felizes em seus empregos. Afinal, fazer parte do dia a dia dos trabalhadores faz com que as demandas sejam muito mais ouvidas e que as melhorias sejam implementadas para todos. Por isso, não se afaste de seus funcionários!

Trabalhe o ambiente profissional

Melhorar o clima do ambiente corporativo é fundamental para deixar todos mais felizes. Invista em medidas como a implementação de happy hours e a flexibilização de horários para que todos possam se sentir mais confortáveis naquele local e trabalhar com muito mais tranquilidade.

Forneça benefícios aos colaboradores

Por fim, uma das maneiras mais efetivas para deixar a equipe contente é investir em benefícios. Eles podem ser financeiros, por meio de bônus e incentivos, ou ligados ao bem-estar físico e mental dos colaboradores. Bons exemplos são planos de saúde e odontológicos e seguros variados, que fazem com que os funcionários se sintam mais confiantes e cuidem melhor de si mesmos e de suas famílias.

Gostou de conhecer mais sobre a Felicidade Interna Bruta? Agora que você já sabe a sua importância para as empresas e conhece métodos simples de implementá-la no dia a dia de sua organização, não perca mais tempo! Investir na alegria e na qualidade de vida de sua equipe é uma atitude com altíssimo retorno para todos os envolvidos.

Você é um gestor preocupado com a sua empresa e com seus funcionários? Então, siga nossas redes sociais e não perca nenhuma postagem, dica e novidade publicada em nossas páginas. Estamos no Facebook e Instagram. Até a próxima!