Telefone

(11) 3661-3296

Whatsapp

(11) 93800 - 4343

Doença ocupacional: fique por dentro das principais delas

Categorias

Recentes

TODOS CONTRA A DENGUE
Causas da Dengue Sintomas da Dengue Prevenção da Dengue Como um Plano de Saúde Ajuda Gostou dessa matéria? Mande a um...
TUDO SOBRE PLANO DE SAÚDE
ENTENDA A IMPORTÂNCIA QUE UM PLANO DE SAÚDE TEM Os planos de saúde desempenham um papel fundamental no cenário de cuidados...
FRAUDES NOS PLANOS DE SAÚDE
Conscientização de médicos e beneficiários sobre o uso do plano de saúde e a punição se fazem necessárias para coibir as...
Hipertensão
O que é e como controlar a doença? De perfil silencioso, esta doença é muito comum no Brasil. Saiba mais Você...
FEBRE MACULOSA
O QUE É FEBRE MACULOSA? A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é transmitida através...
IMPORTÂNCIA EM TER UM PLANO DE SAÚDE
PORQUE TER UM PLANO DE SAÚDE? Ter um Plano de Saúde se tornou cada vez mais importante nos dias atuais. Isso...
PLANO DE SAÚDE NA EMPRESA
A Empresa que Trabalha disponibiliza Plano de Saúde? Existem diversas razões pelas quais uma empresa pode optar por oferecer um plano...

Faça Seu Plano de Saúde Aqui: Individual, Familiar, Empresarial e Odontológico

Atualmente, há uma grande contradição no modo em que vivemos. Ao mesmo passo em que a expectativa e a qualidade de vida da população aumentaram consideravelmente, também cresceram os números de pessoas afetadas por uma série de problemas de saúde, incluindo aqueles que chamamos de doença ocupacional.

Esse tipo de enfermidade corresponde aos problemas adquiridos no exercício de uma profissão e normalmente estão intimamente ligados às particularidades daquela função. Por isso, compreendê-las é fundamental para aprendermos a evitá-las de forma efetiva dentro das empresas.

Mas, afinal, quais são as principais doenças ocupacionais? A seguir, abordaremos de maneira mais aprofundada essa definição e listaremos uma série de enfermidades muito comuns nos ambientes empresariais, explicando quais são as suas causas e sintomas mais corriqueiros. Boa leitura!

O que é uma doença ocupacional?

O conceito de doenças ocupacionais foi estabelecido em um dos artigos da lei nº 8.213/91, mais especificamente o de número 20. Esse artigo determina que algumas doenças, quando desenvolvidas em ambientes profissionais, passam a ser consideradas acidentes de trabalho e se tornam responsabilidade do empregador.

As doenças ocupacionais são aquelas causadas diretamente pela função exercida por um funcionário. Devido a isso, diferem-se um pouco do conceito de doença do trabalho, que é mais amplo e também abrange as características dos ambientes nos quais os colaboradores estão inseridos.

Em outras palavras, podemos dizer que as doenças ocupacionais e as doenças do trabalho estão interligadas e muitas vezes dizem respeito aos mesmos problemas de saúde. No entanto, os seus conceitos divergem um pouco em pontos específicos e não podem ser utilizados com o mesmo sentido em todos os casos.

Quais são as doenças ocupacionais mais comuns?

Agora que já conhecemos o conceito de doença ocupacional e a sua definição, além do decreto que abrange a sua legalidade e suas especificidades, que tal conferirmos algumas das enfermidades mais comuns que são originadas no ambiente de trabalho? Confira, nos próximos tópicos.

Lesão por esforço repetitivo (LER)

Uma das maiores causas de afastamento do exercício em algumas profissões, a lesão por esforço repetitivo — também chamada de DORT, ou distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho — acomete profissionais das mais diversas esferas e funções. Como o nome sugere, ela é causada por movimentos repetitivos necessários para a execução de determinadas atividades.

Os principais sintomas são dor em determinadas áreas, formigamento, perda de movimentos e dificuldade para realizar a atividade designada. O tratamento mais comum inclui o uso de medicações, mas esse tipo de problema pode ser evitado com medidas de ergonomia e períodos mais frequentes de pausas e alongamentos.

Asma ocupacional

A asma é uma condição em que as vias aéreas, tubos responsáveis pelo transporte de oxigênio para os pulmões, ficam obstruídas e inflamadas. Isso faz com que mucos sejam produzidos e a respiração se torne difícil. Além disso, dores no peito e tosses são outros sintomas comuns.

Essa doença pode ter várias causas, sendo a alergia uma das principais. Por isso, ela está comumente associada ao ambiente de trabalho, especialmente nos casos em que o funcionário interage com compostos químicos ou certas substâncias capazes de desencadear reações asmáticas. Para o tratamento, podem ser utilizados medicamentos para expandir as vias aéreas.

Surdez temporária ou definitiva

A surdez é caracterizada pela perda, seja ela momentânea ou definitiva, da capacidade de ouvir. Os principais sintomas são zumbidos no ouvido, dificuldades em manter conversas com colegas e familiares e o consequente isolamento social, causado pelas dificuldades de interação com as pessoas ao redor.

Esse tipo de problema está normalmente relacionado com ambientes profissionais em que o barulho é muito intenso, especialmente aqueles locais com maquinários e com outros sons de alta amplitude.

Para prevenir essa doença, é fundamental utilizar corretamente equipamentos de proteção individual (EPI), como protetores e abafadores auditivos.

Antracose pulmonar

A antracose pulmonar é um problema pouco conhecido, mas muito comum em ambientes de trabalho, especialmente em indústrias. Ela é causada por lesões ocasionadas aos pulmões, uni ou bilateralmente, e está normalmente ligada à inalação de partículas potencialmente maléficas para o organismo.

Nesses casos, o afastamento do profissional é fortemente recomendado para evitar que o problema se agrave. A utilização de máscaras ou de outros equipamentos de proteção garante a prevenção dessa doença, que pode trazer consequências graves para a saúde.

Transtornos psicossociais

O estresse é, sem dúvidas, um dos principais males do século em que vivemos. Muitas pessoas estão constantemente estressadas, o que causa danos muito graves ao organismo — tanto para a saúde física, quanto para a mental.

Ambientes de trabalho altamente estressantes são responsáveis diretos pelo surgimento de problemas psicossociais, como a ansiedade e a depressão — e o número de pessoas afetadas por essas doenças não para de aumentar. A manutenção de um ambiente de trabalho tranquilo e saudável é essencial para combatê-las.

Como podemos evitar esse tipo de problema nas empresas?

Há algumas medidas que podem ser tomadas para evitar o surgimento dessas doenças dentro das empresas e garantir a saúde, a qualidade de vida e, consequentemente, a produtividade dos colaboradores no ambiente profissional e em suas vidas pessoais.

A primeira e mais importante delas é o fornecimento de um bom plano de saúde empresarial para os funcionários, com uma cobertura adequada e que cuide das principais demandas da saúde de um indivíduo. Isso garante mais idas ao médico, fator essencial para garantir a prevenção de problemas relacionados ou não ao trabalho.

Além disso, um bom plano de saúde garante que os dependentes do colaborador também tenham acesso a um serviço de saúde de qualidade. Esse benefício evita o estresse causado por casos de doença na família e ajuda o profissional a ficar mais tranquilo e focado no trabalho.

Outras medidas preventivas de doenças ocupacionais envolvem a inclusão da ginástica laboral no ambiente de trabalho, a promoção de atividades fora da empresa e uma atenção especial à ergonomia do ambiente, por exemplo.

Como pudemos ver, uma doença ocupacional é toda enfermidade originada em um ambiente profissional e causada por particularidades da função exercida pelo colaborador. Conhecê-las é fundamental para que possamos evitá-las, combatê-las e fornecer um ambiente de trabalho mais tranquilo e seguro para a saúde dos trabalhadores.

Quer saber ainda mais sobre o assunto? Confira, então, a nossa lista com algumas das principais doenças desenvolvidas no ambiente de trabalho!