Todos os anos, várias novas tendências aparecem no mercado. Elas englobam o setor educacional, alimentício, de comportamento, entre outros, e ditam como as coisas funcionarão naquele período, além de quais são os pontos aos quais os profissionais da área precisam estar atentos. Mas e então, quais são as tendências de RH para 2019?
Embora muitas pessoas acreditem que os Recursos Humanos não evoluam ano a ano, isso é uma grande falácia. O setor está em constante adaptação e evolução, sendo uma das áreas mais dinâmicas devido ao seu contato direto e exclusivo com seres humanos, suas nuances e todas as particularidades que nos tornam únicos.
Dito isso, é fundamental que os profissionais de RH estejam sempre conectados com as novas tendências para evitar ficar para trás e saibam exatamente a importância de cada uma delas em seu setor. A seguir, veremos as principais e conversaremos sobre as suas aplicações. Vamos lá? Boa leitura!
Qual a importância das tendências de RH para 2019?
A área de Recursos Humanos lida direta e unicamente com o ser humano em um de seus estados mais sensíveis: o de funcionário de uma empresa. Nesse contexto, o indivíduo é submetido às regras daquela instituição, necessitando se adaptar a uma realidade completamente nova, e fica sujeito aos riscos oferecidos por aquele ofício para a sua saúde e qualidade de vida.
Nesse contexto, cabe ao RH tornar esse processo o mais seguro e confortável possível, fornecendo aos colaboradores todo o aparato necessário para fazer com que o seu trabalho seja satisfatório e não cause danos para a saúde dos indivíduos envolvidos. Em outras palavras, os Recursos Humanos necessitam fazer a humanização dos processos trabalhistas.
Com isso, fica fácil perceber a necessidade desse profissional de estar sempre atento com as mais novas tendências e demandas do setor. Afinal, tais atualizações surgem devido às necessidades de seus funcionários e servem para mostrar aquilo que deve ser seguido ao longo do ano (e a partir daquele momento) de modo a trazer mais qualidade de vida para o ambiente de trabalho.
Quais as principais tendências para 2019?
Agora que conhecemos a importância dessas tendências em nosso ambiente de trabalho, vejamos as principais delas para nos prepararmos para 2019?
Tendências de RH: Automação dos processos
A utilização da tecnologia é algo que estava em alta em 2018 e deve vir ainda mais forte em 2019. Investir nessa modernização é bom para a empresa como um todo, pois possibilita que os processos sejam feitos com mais eficácia, segurança e rapidez.
A busca por novas tecnologias (como a machine learning e inteligência artificial) deve ser constante no setor, a fim de melhorar e facilitar a vida de todos os envolvidos, desde o próprio setor de RH até o cliente e consumidor final dos serviços de sua empresa.
Desenvolvimento de employer branding
A sua empresa é, querendo ou não, um produto próprio. Todas as marcas têm um nome a zelar e uma espécie de personalidade, que fazem delas praticamente um indivíduo. Por isso, é fundamental que o funcionário de sua empresa também siga essa linha.
O employer branding é uma tendência que está focada na contratação de indivíduos que combinem com aquele ambiente de trabalho e também no fortalecimento de sua empresa como uma instituição que contrata os melhores funcionários.
Foco em qualidade de vida no trabalho
A qualidade de vida no trabalho também é algo que vem sendo abordado há certo tempo, mas ganha força total no ano de 2019. Agora, chegou a hora de efetivamente realizar alterações que visem uma experiência mais agradável para os trabalhadores daquela empresa.
Um bom exemplo de como fazer isso é promover a socialização dos colaboradores, transformando a empresa em um ambiente mais descontraído e relaxante. Atitudes como essa tendem a melhorar a produtividade geral e reduzir alguns problemas sérios, como o estresse.
Investimento em saúde e segurança do colaborador
Por fim, não podemos deixar de citar a importância do investimento em saúde como uma das tendências mais relevantes de 2019 para o setor de RH. Afinal, isso tem tudo a ver com qualidade de vida no trabalho, já que todas essas áreas fazem parte simultaneamente do dia a dia dos colaboradores.
Investir em ginástica laboral, oferecer todos os equipamentos de segurança, trabalhar na infraestrutura, educar a equipe sobre o seu uso e também trazer um bom plano de saúde empresarial para o contexto são estratégias essenciais para garantir o diferencial competitivo de sua empresa (e ajudando também na retenção de talentos) e deixar os seus funcionários seguros e felizes.
Tendências de RH: Como as equipes podem se adaptar às novas realidades?
A adaptação às tendências de RH para 2019 pode parecer um tanto quanto complicada, certo? No entanto, não há necessidade para preocupação! A chave para tornar esse processo mais simples é engajar toda a equipe e promover a participação de todos os envolvidos.
Um bom meio de realizar tal engajamento é com palestras explicativas, que mostrarão a toda a equipe quais serão as mudanças e explicarão também a razão pela qual as alterações ocorrerão, sempre focando nas necessidades de mais bem-estar e qualidade de vida no trabalho.
Além disso, a criação de dinâmicas que incentivem a expressão da opinião dos colaboradores é um bom método não só de colocar as tendências em prática, mas também de mostrar a eles que serão ouvidos e atendidos sempre que possível.
Por fim, a melhor maneira de colocar tudo isso em prática é realmente caprichar no uso da tecnologia no ambiente de trabalho e fazer da preocupação com a saúde de todos um hábito. Todas as mudanças, por sua vez, devem ser feitas progressivamente por razões adaptativas. Por isso, nada de alterações de um dia para o outro!
Como podemos ver as tendências de RH para 2019 são muito focadas na qualidade de vida dos colaboradores e também no aprimoramento de processos, melhorando também o dia a dia do próprio profissional de recursos humanos. Siga essa linha em todas as suas decisões para esse ano e observe como a sua empresa se desenvolverá ao longo dos dias!
Conhece alguma tendência que não foi citada em nosso texto? Gostaria de tirar alguma dúvida? Deixe um comentário logo abaixo!