Telefone

(11) 3661-3296

Whatsapp

(11) 93800 - 4343

Saiba quais são as principais normas de segurança no trabalho

Categorias

Recentes

PLANO DE SAÚDE MEDSÊNIOR
TUDO QUE PRECISA SABER O Plano de Saúde da MedSenior é especializado em oferecer cobertura para idosos, o que traz uma...
TODOS CONTRA A DENGUE
Causas da Dengue Sintomas da Dengue Prevenção da Dengue Como um Plano de Saúde Ajuda Gostou dessa matéria? Mande a um...
TUDO SOBRE PLANO DE SAÚDE
ENTENDA A IMPORTÂNCIA QUE UM PLANO DE SAÚDE TEM Os planos de saúde desempenham um papel fundamental no cenário de cuidados...
FRAUDES NOS PLANOS DE SAÚDE
Conscientização de médicos e beneficiários sobre o uso do plano de saúde e a punição se fazem necessárias para coibir as...
Hipertensão
O que é e como controlar a doença? De perfil silencioso, esta doença é muito comum no Brasil. Saiba mais Você...
FEBRE MACULOSA
O QUE É FEBRE MACULOSA? A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é transmitida através...
IMPORTÂNCIA EM TER UM PLANO DE SAÚDE
PORQUE TER UM PLANO DE SAÚDE? Ter um Plano de Saúde se tornou cada vez mais importante nos dias atuais. Isso...

Faça Seu Plano de Saúde Aqui: Individual, Familiar, Empresarial e Odontológico

Garantir a qualidade de vida dos colaboradores é crucial para o gerenciamento de qualquer negócio, independentemente do seu porte. Além de prezar pela segurança dos funcionários, isso aumenta a produtividade — afinal, colaboradores felizes se tornam fiéis às empresas, dando tudo de si em seu trabalho.

Por isso, conhecer as normas de segurança no trabalho é fundamental. Essas medidas existem com o objetivo de garantir a segurança e a integridade física e mental dos funcionários, tornando o ambiente profissional o mais adequado possível para atender às suas necessidades e garantir a dignidade humana.

Não sabe quais normas são essas e como elas funcionam? Pois é justamente disso que trataremos neste post! Continue lendo para conhecer as principais regras e ficar por dentro do assunto:

NR 2 — Inspeção prévia

Como o seu próprio nome já indica, a Norma Regulamentadora nº 2 deve ser feita por todos os novos estabelecimentos, com o objetivo de obter a liberação de suas instalações pelos órgãos competentes e iniciar o funcionamento.

O seu principal objetivo é certificar que o local está apto a funcionar, observando pontos fundamentais para a segurança de todos aqueles que trabalharão em seu interior. Vários fatores serão avaliados aqui, e em seguida, será emitido o alvará de funcionamento.

NR 5 — CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) visa a prevenção de intercorrências no ambiente profissional que possam, por ventura, pôr em risco a integridade física das pessoas que estão no local.

Além de avaliar a estrutura física do prédio, essa norma observa pontos inerentes às funções do próprio trabalho. Assim, os estabelecimentos e negócios devem manter a CIPA sempre em dia, renovando-a de acordo com as normas vigentes no momento.

NR 7 — PCMSO

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) tem como principal objetivo a manutenção da saúde dos colaboradores de uma empresa. Ela dita os parâmetros que devem ser levados em consideração utilizando os conceitos da Saúde Ocupacional.

Seu objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar eventuais problemas de saúde causados em ambiente trabalhista. Assim como as normas anteriores, esta é obrigatória, e o seu não cumprimento pode acarretar em consequências sérias aos empreendedores.

NR 15 e 16 — Atividades e operações insalubres e perigosas

As Normas Regulamentadoras de número 15 e 16 são complementares e abrangem as atividades e operações insalubres e/ou perigosas, que envolvem fatores como frio, umidade, ruídos, radiações e a presença de líquidos inflamáveis.

Todos esses aspectos apresentam riscos à saúde e à vida dos colaboradores, devendo, portanto, ser levados muito a sério. Por isso, exigem um acréscimo no salário, vistorias regulares e o fornecimento de equipamentos de segurança obrigatórios aos funcionários.

NR 24 — Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho

A NR 24 é uma das normas de segurança no trabalho mais importantes, pois lida diretamente com os conceitos de qualidade de vida e saúde. Vários fatores, além do fornecimento de um plano de saúde e de um bom ambiente profissional, devem ser levados em consideração para garantir a integridade dos funcionários.

Elas estão ligadas tanto à segurança quanto à dignidade humana, que deve ser respeitada em todos os momentos. E, para tal, as instalações da empresa devem ser de qualidade, atendendo às necessidades fisiológicas e emocionais de todos os funcionários.

Bom, como podemos perceber, normas de segurança no trabalho existem com o propósito principal de garantir a saúde física e mental dos funcionários, além de sua segurança. Elas são, portanto, imprescindíveis à manutenção de um ambiente profissional digno, garantindo que tudo funcione bem dentro da empresa.

E aí, gostou deste artigo? Então, não perca tempo e curta a nossa página no Facebook e receba nossas principais novidades e conteúdos em primeira mão!