Telefone

(11) 3661-3296

Whatsapp

(11) 93800 - 4343

Saúde sexual e Saúde Mental

Categorias

Recentes

TODOS CONTRA A DENGUE
Causas da Dengue Sintomas da Dengue Prevenção da Dengue Como um Plano de Saúde Ajuda Gostou dessa matéria? Mande a um...
TUDO SOBRE PLANO DE SAÚDE
ENTENDA A IMPORTÂNCIA QUE UM PLANO DE SAÚDE TEM Os planos de saúde desempenham um papel fundamental no cenário de cuidados...
FRAUDES NOS PLANOS DE SAÚDE
Conscientização de médicos e beneficiários sobre o uso do plano de saúde e a punição se fazem necessárias para coibir as...
Hipertensão
O que é e como controlar a doença? De perfil silencioso, esta doença é muito comum no Brasil. Saiba mais Você...
FEBRE MACULOSA
O QUE É FEBRE MACULOSA? A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é transmitida através...
IMPORTÂNCIA EM TER UM PLANO DE SAÚDE
PORQUE TER UM PLANO DE SAÚDE? Ter um Plano de Saúde se tornou cada vez mais importante nos dias atuais. Isso...
PLANO DE SAÚDE NA EMPRESA
A Empresa que Trabalha disponibiliza Plano de Saúde? Existem diversas razões pelas quais uma empresa pode optar por oferecer um plano...
Saúde Sexual

Faça Seu Plano de Saúde Aqui: Individual, Familiar, Empresarial e Odontológico

Como esses dois fatores contribuem para o bem-estar

Saúde sexual e saúde mental: esses dois termos frequentemente são parte de conversas, estudos, postagens etc.. Apesar disso, a relação direta entres ele nunca foi tão discutida como nos dias atuais. Para começar a reflexão sobre o assunto, vale a pena entender que,

A saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Este é o conceito que a Organização Mundial da Saúde tem a respeito da saúde mental. A saúde mental diz respeito à forma como as pessoas reagem aos acontecimentos da vida; como se relacionam com seus desejos, frustrações, ambições, ideias e, principalmente, emoções. Com a saúde mental em dia, os indivíduos têm melhores condições de  enfrentar os desafios diários. Bons exemplos são a disfunção erétil nos homens e os transtornos de excitação nas mulheres (antigamente conhecido como frigidez). Sabe-se que, muitos desses casos são manifestações físicas de questões psicossomáticas.

A mesma entidade entende a sexualidade como uma série de fatores relacionados à saúde reprodutiva (métodos contraceptivos,  infecções sexualmente transmissíveis – IST’s etc.). E não para por aí, pois está também profundamente ligada à possibilidade de ter experiências sexuais seguras e prazerosas. Além disso, esse conceito de saúde sexual visa o bem-estar físico, mental e social, além de ter como foco o exercício da sexualidade em cada individualidade.

Benefícios do sexo para a saúde

Entendida cada vez mais como uma questão de saúde, uma vida sexual de qualidade traz uma série de benefícios, por exemplo:

  • Melhora a memória e torna você mais inteligente: pesquisas afirmam que o sexo melhora as habilidades cognitivas, contribuindo para diminuir os riscos de desenvolver demência.
  • A ocitocina produzida nos orgasmos, conhecida como “hormônio do amor”, conecta e aproxima o casal e relacionamentos de qualidade só trazem benefícios para a saúde mental.
  • Outro hormônio produzido durante o sexo é a endorfina que promove sensação de bem estar, melhorando o humor.
  • As substâncias liberadas durante o orgasmo desencadeiam uma mistura de bem-estar e exaustão, permitindo que o sono chegue mais rápido e seja de melhor qualidade.

Pensando nas relações possíveis entre essas duas áreas, é possível compreender que a saúde sexual influencia na saúde mental, pois contribui para o bem-estar físico e psíquico. O contrário também é verdadeiro, já que a saúde mental em dia só tem a contribuir para uma vida sexual de melhor qualidade. 

É claro que, apesar de estarem ligadas, tanto uma sexualidade saudável quanto o bem-estar físico e mental dependem de diversos outros fatores. Isso vai incluir, por exemplo, acesso a informações confiáveis e a serviços de saúde.

As mudanças pós-pandemia

Vale ainda a pena mencionar que, a partir do período de isolamento social como forma de contenção da Covid-19, uma série de mudanças aconteceu no dia a dia das pessoas, não só nas práticas relativas a trabalho ou atividades domésticas, mas também no âmbito da sexualidade.  Os estudos nessa área ainda são bem iniciantes, mas com certeza vão aumentar tudo o que sabemos sobre sexualidade e saúde mental, especialmente no pós-pandemia.

Para ajudar a cuidar de ambos os aspectos, é sempre importante entrar em contato com um médico ou psicólogo. E isso vale para tanto pessoas cisgênero quanto para indivíduos transexuais.  Em caso de alguma dificuldade física que possa atrapalhar tanto a saúde mental quanto a sexual, até mesmo acompanhamento de fisioterapeuta pode ser indicado. Mas para tudo isso, é importante falar antes com um médico. Consultas com ginecologistas, urologistas e psiquiatras fazem parte do rol mínimo de procedimentos da ANS. Atendimentos com psicólogos e fisioterapeutas também têm cobertura com algumas restrições.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o com um amigo ou com o RH de sua empresa. E não deixe de seguir nosso blog que tem sempre as notícias mais interessantes sobre saúde.