Telefone

(11) 3661-3296

Whatsapp

(11) 93800 - 4343

Saúde sexual e Saúde Mental

Categorias

Recentes

Tudo Sobre Gestação
Entenda a Jornada Semana a Semana A gestação é um momento único na vida de muitas mulheres. Além de emocionante, ela...
Novembro Azul
Novembro Azul: Conscientização sobre o Câncer de Próstata e o Papel dos Planos de Saúde no Acompanhamento da Saúde Masculina Novembro...
PLANO DE SAÚDE
Manter a saúde em dia é um dos maiores investimentos que podemos fazer em nós mesmos e em nossas famílias. E...
Contratar um Plano de Saúde
Como Contratar um Plano de Saúde com um Corretor: Guia Completo Quando se trata de garantir proteção e tranquilidade para você...
A Importância do Plano de Saúde na Sociedade
Benefícios para Empresas e Funcionários Na sociedade contemporânea, a saúde é um dos pilares fundamentais para o bem-estar e a produtividade...
A Importância de um Plano de Saúde
Benefícios para Sua Vida Ter um plano de saúde é mais do que uma questão de conveniência, é uma escolha que...
GARRAFAS PLÁSTICAS DE ÁGUA
Por que não devemos usar por muito tempo as garrafas plásticas de água? Entenda os riscos para a saúde e como...
Saúde Sexual

Faça Seu Plano de Saúde Aqui: Individual, Familiar, Empresarial e Odontológico

Como esses dois fatores contribuem para o bem-estar

Saúde sexual e saúde mental: esses dois termos frequentemente são parte de conversas, estudos, postagens etc.. Apesar disso, a relação direta entres ele nunca foi tão discutida como nos dias atuais. Para começar a reflexão sobre o assunto, vale a pena entender que,

A saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Este é o conceito que a Organização Mundial da Saúde tem a respeito da saúde mental. A saúde mental diz respeito à forma como as pessoas reagem aos acontecimentos da vida; como se relacionam com seus desejos, frustrações, ambições, ideias e, principalmente, emoções. Com a saúde mental em dia, os indivíduos têm melhores condições de  enfrentar os desafios diários. Bons exemplos são a disfunção erétil nos homens e os transtornos de excitação nas mulheres (antigamente conhecido como frigidez). Sabe-se que, muitos desses casos são manifestações físicas de questões psicossomáticas.

A mesma entidade entende a sexualidade como uma série de fatores relacionados à saúde reprodutiva (métodos contraceptivos,  infecções sexualmente transmissíveis – IST’s etc.). E não para por aí, pois está também profundamente ligada à possibilidade de ter experiências sexuais seguras e prazerosas. Além disso, esse conceito de saúde sexual visa o bem-estar físico, mental e social, além de ter como foco o exercício da sexualidade em cada individualidade.

Benefícios do sexo para a saúde

Entendida cada vez mais como uma questão de saúde, uma vida sexual de qualidade traz uma série de benefícios, por exemplo:

  • Melhora a memória e torna você mais inteligente: pesquisas afirmam que o sexo melhora as habilidades cognitivas, contribuindo para diminuir os riscos de desenvolver demência.
  • A ocitocina produzida nos orgasmos, conhecida como “hormônio do amor”, conecta e aproxima o casal e relacionamentos de qualidade só trazem benefícios para a saúde mental.
  • Outro hormônio produzido durante o sexo é a endorfina que promove sensação de bem estar, melhorando o humor.
  • As substâncias liberadas durante o orgasmo desencadeiam uma mistura de bem-estar e exaustão, permitindo que o sono chegue mais rápido e seja de melhor qualidade.

Pensando nas relações possíveis entre essas duas áreas, é possível compreender que a saúde sexual influencia na saúde mental, pois contribui para o bem-estar físico e psíquico. O contrário também é verdadeiro, já que a saúde mental em dia só tem a contribuir para uma vida sexual de melhor qualidade. 

É claro que, apesar de estarem ligadas, tanto uma sexualidade saudável quanto o bem-estar físico e mental dependem de diversos outros fatores. Isso vai incluir, por exemplo, acesso a informações confiáveis e a serviços de saúde.

As mudanças pós-pandemia

Vale ainda a pena mencionar que, a partir do período de isolamento social como forma de contenção da Covid-19, uma série de mudanças aconteceu no dia a dia das pessoas, não só nas práticas relativas a trabalho ou atividades domésticas, mas também no âmbito da sexualidade.  Os estudos nessa área ainda são bem iniciantes, mas com certeza vão aumentar tudo o que sabemos sobre sexualidade e saúde mental, especialmente no pós-pandemia.

Para ajudar a cuidar de ambos os aspectos, é sempre importante entrar em contato com um médico ou psicólogo. E isso vale para tanto pessoas cisgênero quanto para indivíduos transexuais.  Em caso de alguma dificuldade física que possa atrapalhar tanto a saúde mental quanto a sexual, até mesmo acompanhamento de fisioterapeuta pode ser indicado. Mas para tudo isso, é importante falar antes com um médico. Consultas com ginecologistas, urologistas e psiquiatras fazem parte do rol mínimo de procedimentos da ANS. Atendimentos com psicólogos e fisioterapeutas também têm cobertura com algumas restrições.

Se este artigo foi útil para você, compartilhe-o com um amigo ou com o RH de sua empresa. E não deixe de seguir nosso blog que tem sempre as notícias mais interessantes sobre saúde.

Whatsapp

Fale por Whatsapp