Telefone

(11) 3661-3296

Whatsapp

(11) 93800 - 4343

Medicina de Precisão

Categorias

Recentes

TODOS CONTRA A DENGUE
Causas da Dengue Sintomas da Dengue Prevenção da Dengue Como um Plano de Saúde Ajuda Gostou dessa matéria? Mande a um...
TUDO SOBRE PLANO DE SAÚDE
ENTENDA A IMPORTÂNCIA QUE UM PLANO DE SAÚDE TEM Os planos de saúde desempenham um papel fundamental no cenário de cuidados...
FRAUDES NOS PLANOS DE SAÚDE
Conscientização de médicos e beneficiários sobre o uso do plano de saúde e a punição se fazem necessárias para coibir as...
Hipertensão
O que é e como controlar a doença? De perfil silencioso, esta doença é muito comum no Brasil. Saiba mais Você...
FEBRE MACULOSA
O QUE É FEBRE MACULOSA? A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é transmitida através...
IMPORTÂNCIA EM TER UM PLANO DE SAÚDE
PORQUE TER UM PLANO DE SAÚDE? Ter um Plano de Saúde se tornou cada vez mais importante nos dias atuais. Isso...
PLANO DE SAÚDE NA EMPRESA
A Empresa que Trabalha disponibiliza Plano de Saúde? Existem diversas razões pelas quais uma empresa pode optar por oferecer um plano...
Medicina

Faça Seu Plano de Saúde Aqui: Individual, Familiar, Empresarial e Odontológico

Entenda o que é e como funciona

A busca por novas possibilidades e tratamentos para a cura de doenças faz parte da história da medicina. Na era digital, vemos a transformação e modernização de tratamentos, entre eles, a medicina de precisão.  Você sabe o que significa?

Considerando a individualidade de cada paciente, a medicina de precisão personaliza o cuidado com a saúde usando como parâmetro o genoma humano. Por meio dela, é possível realizar cirurgias preventivas e evitar futuras doenças, como o câncer, por exemplo.

Continue a leitura para conhecer melhor a medicina de precisão e entender seu papel no Brasil.

Afinal, o que é a medicina de precisão?

A medicina de precisão é uma modalidade da medicina fundamentada na personalização de tratamentos para resultados e cuidados mais assertivos. Para tanto, vai além dos métodos tradicionais (ex. sintomas, exames e histórico de saúde do paciente), partindo para a investigação do genoma, ou seja, perfil genético. Trata-se, portanto, de um conjunto de técnicas que se valem de informações clínicas e biológicas (que podem ser de um indivíduo ou de subgrupos da população, para personalizar o cuidado em saúde.

A partir dos dados obtidos, o médico é capaz de desenvolver um tratamento personalizado para cada caso. Para entender melhor, claro, pense no seguinte cenário: se dois pacientes chegam ao hospital com os mesmo sintomas, muito provavelmente receberão a mesma receita de medicamentos, certo? Porém, considerando suas características genéticas, cada um deles pode responder de forma diferente aos remédios – seja pelo tempo de ação ou presença de efeitos colaterais.

A medicina de precisão surge para minimizar essas situações e identificar o melhor tipo de tratamento e prescrição medicamentosa para cada paciente, de forma individualizada. Seu objetivo é a escolha de remédios mais eficientes e que causem a menor variedade de efeitos colaterais possível.

Mas como funciona a medicina de precisão?

A medicina de precisão está ancorada na genética de cada paciente; as características individuais são relevantes para a prevenção e tratamento de enfermidades, desde as mais simples até as mais graves.

A coleta e análise dos dados do genoma, microbioma, lipidoma e metaboloma, por exemplo, busca obter algoritmos matemáticos que serão utilizados na preparação dos melhores tratamentos para cada paciente.

Para que serve a medicina de precisão?

A medicina de precisão chegou para otimizar os resultados de tratamentos diversos e minimizar possíveis efeitos colaterais. Em outras palavras, é possível afirmar que um dos grandes objetivos desta modalidade é a prevenção de enfermidades.

Isso ocorre pois, a medicina de precisão é capaz de detectar a vulnerabilidade do organismo a certas patologias antes mesmo de que se manifestem clinicamente. Dessa forma, é possível monitorar e até mesmo prevenir que a doença se manifeste. Em muitos casos, pacientes com possibilidade de desenvolvimento de câncer detectada podem optar, por exemplo, pela retirada do órgão vulnerável, se possível.

Em larga escala, a medicina de precisão também pode ajudar no desenvolvimento de soluções para subgrupos da população que não teriam bons resultados com tratamentos tidos como convencionais. Nesse cenário, a medicina de precisão entra para os reduzir custos e a demora na realização  de procedimentos.

E no Brasil, como funciona?

A medicina de precisão ainda não é muito comum no nosso país, mesmo assim, podemos pontuar alguns avanços promissores na área.

Buscando incentivar avanços na área de pesquisa, a Rede Nacional de Farmacogenética foi criada no ano de 2013. De acordo com seus criadores, a meta é gerar dados a respeito da ação dos fármacos no organismo humano (dados farmacocinéticos) para impulsionar a medicina de precisão.

Dois anos depois, em 2015, foi criada a Brazilian Iniciative on Precision Medicine (BIPMed), com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Envolvendo instituições de ensino e pesquisa públicas do estado de São Paulo, a iniciativa declara como objetivo a criação de uma plataforma com dados genéticos.

Outro marco importante foi a fundação da Associação Brasileira de Medicina Personalizada e de Precisão, já em 2017. Sem fins lucrativos, busca agrupar pessoas e instituições com interesse em desenvolver pesquisas sobre o tema.

Como esforço importante do governo também pode-se citar o Projeto Genomas Raros, em parceria com o Hospital Albert Einstein. Ele busca trabalhar em genomas de pacientes com doenças raras e risco hereditário de câncer, com foco em pessoas atendidas pelo SUS.

Quais são os benefícios da medicina de precisão?

Como já podemos perceber, a medicina de precisão usa da tecnologia para otimizar o cuidado com a saúde e podemos listar muitos outros benefícios dessa área, como:

  • coleta e unifica dados de material genético, aumentando as chances dos médicos indicarem tratamentos mais assertivos para cada paciente;
  • conta com o auxílio da inteligência artificial (IA), uma das técnicas mais usadas e mais promissoras para o estudo genético;
  • pode identificar a tendência de um paciente desenvolver uma doença e como o indivíduo reagirá a um tratamento;
  • otimiza o diagnóstico de doenças;
  • com uso da IA pode evitar a prescrição de tratamentos ineficazes;
  • permite criar grupos com características genéticas comuns;
  • aumenta a precisão de medicamentos, como a sua dose correta e momento certo de uso;
  • torna a prática médica mais eficiente e diminui custos de atenção médica.

Exames de sequenciamento genético não fazem parte do rol mínimo de coberturas da ANS. De toda forma, caso o seu médico solicite algum exame ou procedimento desse tipo, você pode entrar em contato com a administração da sua operadora de plano de saúde ou mesmo com a ANS e verificar quais são as possibilidades.

E para ficar sempre bem informado a respeito de questões de saúde, não deixe de acompanhar sempre nosso blog.