Você sabe o que é Felicidade Interna Bruta? Embora seja um conceito relativamente novo e extremamente relacionado à humanização em diversos setores de nossa sociedade, a FIB se tornou essencial para garantir o equilíbrio nos ambientes de trabalho, fazendo com que os ofícios sejam realizados com mais leveza e qualidade.
Investir em um bom ambiente para que os funcionários possam realizar suas funções é um dos pilares para que empresas sejam reconhecidas como referências em seus segmentos e possam alcançar todo o seu potencial em produtividade e qualidade de serviços prestados. Por isso, a felicidade dos colaboradores é algo que faz com que todos sejam beneficiados.
Gostaria de saber mais sobre esse tema e descobrir a sua importância para as empresas? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas sobre a felicidade no ambiente de trabalho!
Afinal, o que é Felicidade Interna Bruta?
Também conhecido como FIB, o conceito de Felicidade Interna Bruta nada mais é do que um medidor de desenvolvimento utilizado por organizações ao redor do planeta, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Outro nome dado a esse índice é Gross National Happiness, identificado pela sigla GNH.
Esse índice calcula, como o próprio nome já indica, a felicidade dos habitantes de diversas nações para observar o comportamento dessa sociedade e classificá-la. A ideia surgiu no governo do Butão, um dos países com melhores níveis de felicidade em todo o planeta.
Para obter os dados, são feitas pesquisas que levam em consideração uma grande variedade de aspectos, como a economia, o nível de educação das crianças daquele local e as condições de saúde do povo. Muitas vezes, dados obtidos por fontes como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB) são cruzados para se chegar ao FIB.
Embora seja um conceito bastante abrangente e utilizado para elencar países e nações, o FIB também pode ser aplicado no dia a dia das empresas. Nesse contexto, são utilizados alguns pilares bastante parecidos com o índice original, a fim de medir a felicidade dos funcionários de uma organização. Eles incluem:
- saúde financeira;
- saúde física;
- saúde mental;
- aspectos das relações pessoais;
- tempo de lazer;
- qualidade de vida;
- níveis de estresse;
- satisfação no ambiente de trabalho;
- condições de vida fora do trabalho.
Embora muitos outros pontos possam ser levados em consideração na hora de fazer a medição, esses são considerados alguns dos mais importantes. A seguir, conheceremos algumas das vantagens de trazer esse conceito para dentro das empresas.
Por que uma empresa deve se preocupar com a felicidade de seus colaboradores?
Agora que você já conhece os conceitos de Felicidade Interna Bruta e sabe como isso é fundamental para a sociedade num geral, que tal conhecer os benefícios que investir nesse índice traz para o dia a dia de sua empresa? Confira!
Felicidade Interna Bruta: Maior engajamento
Quando felizes, os funcionários passam a realmente ‘’vestir a camisa’’ de uma empresa. Com isso, defendem seus interesses com unhas e dentes e se tornam muito mais engajados, participando cada vez mais dos projetos e conhecendo melhor os processos internos da organização.
Felicidade Interna Bruta: Redução de custos
A redução de custos variados também se torna uma realidade com uma equipe mais feliz. Afinal, pessoas mais satisfeitas trabalham com muito mais atenção, o que reduz os erros e faz com que o produto final e os serviços oferecidos tenham muito mais qualidade. Logo, mais lucros e menos perdas no geral.
Felicidade Interna Bruta: Menos doenças ocupacionais
A felicidade também é uma das responsáveis diretas pela redução de problemas de saúde no ambiente corporativo. Isso ocorre porque os níveis de estresse são consideravelmente reduzidos, o que faz com que os colaboradores estejam muito mais saudáveis.
Felicidade Interna Bruta: Maior efetividade nas vendas
Em caso de negócios que lidam diretamente com o cliente final, as vendas também se tornam mais efetivas quando os funcionários estão mais contentes. A felicidade é contagiante e é passada para a clientela, que se torna muito mais propensa a comprar e adquirir os serviços daquela marca.
Felicidade Interna Bruta: Maior produtividade
Além da melhor efetividade na área das vendas, podemos também afirmar que a produtividade geral dos negócios cresce consideravelmente quando os funcionários estão felizes com a empresa. Livres de doenças, estresse e problemas no ambiente de trabalho, eles produzem muito mais e melhor.
Melhoria do ambiente corporativo
Ainda falando sobre o ambiente de trabalho, observamos mudanças positivas no clima organizacional quando a equipe está satisfeita. Realizar os trabalhos de maneira satisfatória traz impactos positivos para o ambiente, que se torna mais leve, tranquilo e com muito mais interatividade entre as partes.
Como uma empresa pode aumentar o índice FIB de seus funcionários?
Cuidar de nossos funcionários, que são o maior bem de uma empresa, é algo realmente transformador. Mas, afinal, como podemos fazer isso na prática? A seguir, citaremos algumas dicas práticas e efetivas para implementar o FIB nas corporações.
Invista na cultura do feedback
Algumas estratégias podem contribuir positivamente para a melhoria do clima organizacional e também para que os colaboradores se tornem mais engajados e satisfeitos. Uma delas é o investimento na cultura do feedback, que consiste em ouvir a opinião da equipe e buscar implementar suas demandas no dia a dia da empresa.
Faça parte da equipe
Gestores que se colocam como uma parte da equipe estão mais propensos a liderar colaboradores que realmente estão felizes em seus empregos. Afinal, fazer parte do dia a dia dos trabalhadores faz com que as demandas sejam muito mais ouvidas e que as melhorias sejam implementadas para todos. Por isso, não se afaste de seus funcionários!
Trabalhe o ambiente profissional
Melhorar o clima do ambiente corporativo é fundamental para deixar todos mais felizes. Invista em medidas como a implementação de happy hours e a flexibilização de horários para que todos possam se sentir mais confortáveis naquele local e trabalhar com muito mais tranquilidade.
Forneça benefícios aos colaboradores
Por fim, uma das maneiras mais efetivas para deixar a equipe contente é investir em benefícios. Eles podem ser financeiros, por meio de bônus e incentivos, ou ligados ao bem-estar físico e mental dos colaboradores. Bons exemplos são planos de saúde e odontológicos e seguros variados, que fazem com que os funcionários se sintam mais confiantes e cuidem melhor de si mesmos e de suas famílias.
Gostou de conhecer mais sobre a Felicidade Interna Bruta? Agora que você já sabe a sua importância para as empresas e conhece métodos simples de implementá-la no dia a dia de sua organização, não perca mais tempo! Investir na alegria e na qualidade de vida de sua equipe é uma atitude com altíssimo retorno para todos os envolvidos.
Você é um gestor preocupado com a sua empresa e com seus funcionários? Então, siga nossas redes sociais e não perca nenhuma postagem, dica e novidade publicada em nossas páginas. Estamos no Facebook e Instagram. Até a próxima!