Telefone

(11) 3661-3296

Whatsapp

(11) 93800 - 4343

Entenda o que é relatório de sinistralidade

Categorias

Recentes

Prevenção e a Importância do Plano de Saúde nessa Estação
Doenças que Surgem no Outono – Plano de Saúde O outono marca a transição do calor intenso do verão para temperaturas...
Como Manter a Saúde em Dia Durante Todo o Ano
O início de um novo ano é o momento ideal para rever hábitos e adotar um estilo de vida mais saudável....
Dezembro Vermelho
Conscientização e Prevenção ao HIV/AIDS O que é o Dezembro Vermelho? O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional dedicada à conscientização...
Tudo Sobre Gestação
Entenda a Jornada Semana a Semana A gestação é um momento único na vida de muitas mulheres. Além de emocionante, ela...
Novembro Azul
Novembro Azul: Conscientização sobre o Câncer de Próstata e o Papel dos Planos de Saúde no Acompanhamento da Saúde Masculina Novembro...
PLANO DE SAÚDE
Manter a saúde em dia é um dos maiores investimentos que podemos fazer em nós mesmos e em nossas famílias. E...
Contratar um Plano de Saúde
Como Contratar um Plano de Saúde com um Corretor: Guia Completo Quando se trata de garantir proteção e tranquilidade para você...
Você sabe o que é Sinistralidade no plano de saúde? Nesse texto explicamos com clareza esse reajuste que ocorre em algum planos de saúde.

Faça Seu Plano de Saúde Aqui: Individual, Familiar, Empresarial e Odontológico

Você sabe o que é sinistralidade? Se você não faz a mínima ideia do que é esse conceito, não se preocupe! Em poucas palavras, esse tipo de relatório nada mais é do que um documento criado para atuar nos casos em que algum tipo de acidente ocorre. Ele é um termo utilizado nas mais diversas situações, mas que é especialmente importante para seguros e planos de saúde.

Conhecer as particularidades dos convênios contratados é importante não só para garantir a integridade e cumprimento do contrato por ambas as partes, mas também para fazer com que os serviços sejam utilizados da melhor maneira possível pelo contratante.

A seguir, conversaremos sobre as principais características do relatório de sinistralidade, mostrando de forma clara e objetiva como ele funciona e quais são as suas particularidades. Boa leitura!

O que é o relatório de sinistralidade?

Como mencionado, a sinistralidade é um termo bastante recorrente e utilizado quando ocorre um acidente. Por isso, o indivíduo precisará dar uma atenção especial quando o plano de saúde está envolvido.

Basicamente, esse tipo de relatório é apresentado nos planos coletivos, já que grande parte dos corretores se preocupa em ter contato com esse tipo de documentação técnica.

Eles podem servir como base para que haja negociação de reajustes pela operadora. Por isso, todo o cuidado é considerado pouco. Nos planos empresariais, a taxa de sinistralidade é verificada por meio de comparação entre grupos idênticos, ou seja, nas empresas com até 10 funcionários, nas companhias entre 10 e 30 beneficiários, e assim por diante.

Como ele funciona nos planos de saúde empresariais?

No caso dos planos de saúde, a sinistralidade funciona de uma maneira um pouco diferente. Ela é o cálculo feito para a correção do valor da mensalidade e pode ou não estar diretamente relacionada à ocorrência de acidentes de trabalho ou o potencial risco de que eles aconteçam.

De modo geral, a sinistralidade está diretamente relacionada com os custos da operadora do plano de saúde. Ela é calculada a partir do uso do plano pelos contratantes, ou seja, são analisadas as principais demandas dos clientes e o número de funcionários de uma empresa.

A porcentagem do sinistro de um seguro ou plano de saúde deve estar explícita no contrato, assim com a sua fórmula de cálculo. Dessa forma, é possível saber exatamente o que esperar a partir do próximo reajuste.

Quais são os impactos causados nesse tipo de plano?

O principal impacto dos sinistros nos planos de saúde empresariais é o valor da mensalidade geral. Esse tipo de problema afeta tanto empresas com muitos funcionários quanto as de menor porte, fazendo com que o pagamento aumente consideravelmente de um ano para outro.

Isso ocorre principalmente porque, nesses planos, é utilizado também um fator conhecido como inflação médica. Esse cálculo inclui os gastos das operadoras no ano vigente, devido aos repasses efetuados aos profissionais que atuam junto ao plano.

O que é levado em consideração na hora de criar os relatórios?

Agora que já sabe o que é o relatório de sinistralidade, você pode se perguntar: ‘’Mas afinal, o que é levado em conta na hora de elaborar esse documento?’’. Pensando nisso, vamos clarear a sua mente e elucidar as principais questões sobre esse tema tão importante.

Os principais passos a serem levados em consideração incluem:

  • averiguação de dados: é fundamental entender os dados sobre as causas do problema;
  • necessidade do paciente: consultas, exames e internações;
  • contas médicas: conferir com cautela o que e quanto foi gasto com cada paciente;
  • auditorias: as operadoras contam com uma equipe médica (dentistas também) e auditores especialistas, que vão auditar e verificar com calma quais foram os procedimentos usados;
  • perícia médica: quando existe algum tipo de dúvida, pede-se à perícia para que a operadora possa se certificar de que não houve nenhum tipo de erro médico ou, até mesmo, fraude.

Em muitos casos, existe a necessidade de confirmar se realmente não aconteceu nenhum tipo de irregularidade. Além disso, há também a questão de o evento não ser coberto pelo plano de saúde.

Por isso, para evitar problemas posteriores, as operadoras são assessoradas para que efetuem os pagamentos solicitados ou que ajudem no pagamento de parte dele.

O que ocorre após a emissão do relatório de sinistralidade?

Após a confecção do relatório de sinistralidade e a certeza de que o este poderá ser encerrado, efetua-se o pagamento, já que todas as análises indicam que o pagamento da indenização ao beneficiário seja indicado.

Já no caso das sinistralidades nos planos de saúde, o que ocorre é o reajuste da mensalidade dos planos empresariais a partir dos relatórios elaborados e do cálculo previamente estipulado no contrato.

Quais são as precauções possíveis para reduzir as sinistralidades?

Em um plano de saúde coletivo, reduzir o valor da mensalidade é uma das prioridades. Assim, os funcionários se sentem mais satisfeitos e podem usufruir de seus planos com a devida tranquilidade.

No entanto, como o uso recorrente dos planos é um dos principais fatores incidentes na sinistralidade, ficamos diante de um impasse: como, então, reduzir esses altos custos nos reajustes anuais?

A resposta, apesar de parecer paradoxal, é bastante simples: é preciso fazer com que os funcionários utilizem menos os serviços do plano.

Isso, é claro, não quer dizer que os gestores devam incentivar seus colaboradores a não ir ao médico. Consultas periódicas de check-up são, inclusive, uma das práticas mais recomendadas para garantir que a saúde da equipe esteja sempre em dia.

No entanto, a aplicação de algumas práticas pode fazer com que as idas ao médico se tornem menos necessárias no dia a dia dos funcionários. As principais delas são:

  • cuide da alimentação de seus funcionários;
  • forneça os EPIs necessários para garantir a segurança de todos;
  • fique sempre atento às normas de segurança no trabalho;
  • garanta um bom ambiente profissional;
  • invista em ginástica laboral e tome os devidos cuidados com a ergonomia.

Ações simples como essas podem reduzir drasticamente a incidência de problemas de saúde em sua equipe. Com isso, ela se torna não só mais produtiva e motivada, mas também menos apta a contribuir para o aumento do sinistro em planos de saúde corporativos!

Gostou de saber o que é sinistralidade e descobrir como reduzir os problemas com o sinistro do seguro e dos planos de saúde empresariais? Agora que você já está por dentro dessas particularidades, não deixe de implementar as nossas dicas no dia a dia de sua empresa!

Para saber ainda mais sobre o assunto, confira nosso post sobre os planos de saúde empresariais e saiba algumas das principais vantagens de investir nesse benefício para os seus funcionários!

Whatsapp

Fale por Whatsapp