Em uma empresa, a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que tem como objetivo investigar o nível de satisfação e qualidade de vida dos seus colaboradores.
É por meio dela que o gestor identifica o quanto suas equipes estão satisfeitas, quais setores merecem maior atenção e quais estratégias devem ser adotadas de acordo com os dados obtidos.
Como a saúde organizacional está diretamente associada à saúde dos colaboradores, principalmente no que se refere à prevenção de doenças e à motivação, a pequisa de clima permite que o gestor crie as condições mais adequadas para o exercício das atividades de acordo com o perfil dos funcionários.
Quer saber mais sobre como essa ferramenta afeta a saúde ocupacional? Então, continue esta leitura!
O que é e para que serve a pesquisa de clima organizacional?
Antes de tudo, clima organizacional é o conjunto de expectativas e percepções das pessoas que compõem o quadro humano da empresa. De forma direta ou indireta, ele é percebido por todos e influencia de forma positiva ou negativa a organização.
A pesquisa de clima organizacional identifica informações importantes sobre a percepção que os colaboradores têm da empresa no que se refere à saúde, satisfação e, principalmente, motivação. Ela possibilita aos gestores medir o nível de felicidade das pessoas e como isso pode estar associado às doenças ocupacionais, absenteísmo, conflitos interpessoais na equipe, dentre outros elementos.
Além de detectar o grau de satisfação dos colaboradores em relação à organização, a pesquisa serve para identificar falhas na empresa e apontar soluções com maior facilidade.
Qual a relação da pesquisa de clima com o bem-estar dos funcionários?
Como já foi dito, a pesquisa de clima identifica os pontos críticos que merecem a atenção dos gestores, principalmente os de Recursos Humanos. São analisados quesitos relacionados a: salário, nível de cooperação e relacionamento entre as equipes, comunicação, estilo gerencial, condições físicas da empresa, dentre outros.
Por meio dessa coleta, são traçadas estratégias de melhorias na empresa de acordo com as informações obtidas na pesquisa. Medidas como implantação de programas de recompensas, implementação de metas individuais, incentivo à prática de atividades físicas, campanhas educacionais e preventivas, assim como parceiras com planos de saúde, são alguns exemplos de ações que podem ser realizadas após uma pesquisa de clima organizacional.
Quais são as etapas da pesquisa de clima organizacional?
Agora que você já sabe que a pesquisa de clima funciona como uma análise do ambiente interno, em que é possível identificar a percepção dos funcionários em relação à empresa e apontar falhas de gestão, veja quais são as etapas para implantar esta ferramenta.
Identificação dos objetivos
Nesta etapa, a empresa deve estabelecer os objetivos da pesquisa, ou seja, o motivo pelo qual a ferramenta será aplicada. Pode ser uma finalidade específica ou apenas o monitoramento do clima organizacional da empresa.
A partir dos objetivos a serem alcançados, é preciso determinar um objetivo geral. Essa definição é muito importante, pois é por meio dela que os gestores podem direcionar a análise.
Além dos objetivos, nesta fase é determinado se a coleta será feita pela internet ou em papel. Também é quando os gestores definem as segmentações e questões como logística, cronograma, dentre outros.
Criação do questionário
A etapa seguinte consiste na determinação da metodologia aplicada, ou seja, na elaboração das perguntas que serão feitas, do instrumento de validação e do tratamento estatístico das informações.
Como mencionado, os questionários utilizados devem estar alinhados ao objetivo geral da pesquisa. Isso se deve ao fato de que as respostas mostrarão o nível de satisfação dos funcionários.
Divulgação entre os colaboradores
Os colaboradores devem ser informados sobre todos os aspectos da pesquisa. É dever da empresa mantê-los a par dos objetivos da análise, processo de aplicação, a metodologia empregada, resultados esperados e estratégias que serão adotadas de acordo com os dados obtidos.
Vale ressaltar que, para obter um resultado fidedigno, é imprescindível que as respostas dos colaboradores sejam sinceras, espontâneas e, de preferência, anônimas. Por essa razão, recomenda-se que a pesquisa não seja obrigatória e que os participantes entendam que a ferramenta é benéfica para todos os envolvidos.
Coleta de dados
Nesta etapa é feita a coleta de dados, ou seja, a aplicação da pesquisa em si. Ela pode ser feita por meio de questionários de papel ou em formato digital, usando por exemplo formulários criados especificamente para este fim. A intenção é agilizar e facilitar não só a coleta, mas também a compilação das informações para chegar aos indicadores de satisfação ou insatisfação.
Caso a coleta seja feita via internet, é importante garantir que o formulário seja hospedado em ambiente seguro e que permita a confidencialidade do participante. Recomenda-se disponibilizar um espaço para comentários, sugestões e reclamações.
Se a pesquisa for feita via papel, o questionário precisa conter todas as informações de preenchimento e ser entregue a cada colaborador, que deve depositá-lo em uma urna.
Análise do resultado
Após a aplicação da pesquisa, vem a parte mais complexa. É quando será feita a análise e cálculo dos dados para a elaboração do relatório com base nos indicadores definidos.
O relatório deve ser entregue aos gestores para que tenham conhecimento dos resultados obtidos e criem as estratégias necessárias para solucionar os problemas identificados. O que ocorre, na verdade, é a criação de um plano de ação que visa o bem-estar do capital humano da empresa.
Vale ressaltar que o relatório deve ser divulgado entre os colaboradores, assim como as ações que serão implantadas para melhorar o clima organizacional com base nos resultados da pesquisa.
Como você pode ver, a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta poderosa para medir o bem-estar e a satisfação das pessoas que compõem o capital humano da empresa. Mais que isso, ela direciona o gestor na tarefa de proporcionar ao colaborador um ambiente de trabalho saudável e satisfatório.
Sendo aplicada periodicamente e de forma eficaz, a pesquisa de clima, com certeza, é um excelente meio de garantir um clima organizacional satisfatório. Isso melhora a motivação e produtividade das equipes, além de gerar outros impactos positivos para a empresa.
E então, o que achou deste conteúdo? Saiba como melhorar a saúde corporativa da sua empresa e torne-se especialista no assunto!