O biofeedback, técnica da Medicina Comportamental que surgiu nos anos 60, vem sendo adotado por profissionais de diferentes áreas e ajudando as pessoas a compreenderem como ter mais controle sobre seu próprio organismo.
Essa técnica é frequentemente indicada para pacientes que sofrem de estresse, dores crônicas e outros problemas de saúde diagnosticados. Ela também é usada na área esportiva para auxiliar na recuperação muscular de atletas e nas empresas para promover a saúde corporativa e aumentar a produtividade.
A seguir, entenda melhor o que é biofeedback, suas vantagens e como aplicar essa técnica junto com os colaboradores da empresa.
O que é biofeedback?
O biofeedback é uma técnica que monitora reações involuntárias do corpo por meio de equipamentos específicos e permite que uma pessoa consiga controlar essas reações em situações adversas.
As reações involuntárias são aquelas mantidas pelo sistema nervoso autônomo, como as batidas do coração, a pressão sanguínea, os impulsos emocionais e as contrações musculares. São reações do corpo que acontecem sem que pensemos nelas.
Essa técnica não utiliza fármacos, é minimamente invasiva para o organismo e financeiramente acessível. O biofeedback envolve diferentes tipos de equipamentos para avaliar cada reação e visa a “autogestão” do paciente, isto é, fazer com que o organismo aprenda a controlar os movimentos involuntários.
As reações são medidas, por exemplo, via Eletroencefalografia (mede as ondas cerebrais do paciente) e Eletromiografia de superfície (monitora a eletricidade nas regiões do tecido muscular).
Por que o biofeedback é vantajoso para uma empresa?
Investir nos diferentes métodos do biofeedback contribui para que as atividades do ambiente de trabalho não comprometam a saúde do funcionário e vice-versa. Veja mais a seguir:
Diminuição do estresse
O estresse é um fator comum em um clima organizacional degradado e improdutivo. Esse estado gera uma contração involuntária dos músculos do corpo e dificulta a realização normal de funções simples. O biofeedback pode ajudar por meio de eletrodos nos músculos tensionados no tratamento chamado Eletromiografia, que permite ao paciente estimular um relaxamento do corpo.
Maior capacidade de lidar com desafios
O dia a dia de trabalho exige rapidez cognitiva e proatividade de gestores e funcionários. Contudo, é normal que reuniões e embates sejam desgastantes e afetem a autoestima com o tempo. Os tratamentos com o biofeedback ajudam as pessoas a melhorarem gradualmente o sentimento de resiliência e capacidade de lidar com prazos, situações de estresse e desafios.
Satisfação dos funcionários
Manter o equilíbrio em meio às atividades laborais do dia a dia gera, por si só, uma sensação de satisfação. É o momento em que o funcionário percebe que está na empresa certa e dentro da função mais alinhada. É claro que a satisfação dos funcionários envolve outros fatores, mas a saúde individual influencia na avaliação desse indicador.
Como implementar o biofeedback?
Seja qual for o ramo de atuação da empresa, é possível contribuir para a implementação do biofeedback. Confira:
Terapia
O biofeedback é realizado por uma equipe de terapeutas especializada em monitorar, controlar e fazer a leitura das máquinas usadas no tratamento. Portanto, a empresa que pretende aliar essa técnica ao seu programa de saúde para os funcionários deve recorrer a uma seguradora de saúde.
Incentivo à prática de atividades físicas
A prática de atividades físicas traz retornos importantes para o equilíbrio psicofisiológico das pessoas no ambiente de trabalho. Nesse sentido, a empresa pode incentivar a formação de grupos de corrida entre os funcionários, pausas para meditação e alongamentos.
Cultura organizacional positiva
Uma contribuição estrutural para o bem-estar dos funcionários é uma cultura organizacional positiva, baseada em princípios de empatia, produtividade e resiliência emocional. Trata-se de um ambiente propício aos efeitos obtidos com a técnica do biofeedback.
Ações como o biofeedback transparecem o cuidado que os gestores têm com o bem mais valioso da organização: os seus profissionais. Portanto, investir na saúde do time de colaboradores é investir no crescimento sustentável da empresa como um todo.
Agora que você já sabe o que é biofeedback, outra discussão fundamental para o bem-estar dos funcionários é o clima organizacional. Aproveite para conferir o nosso conteúdo sobre como a pesquisa de clima organizacional melhora a saúde no trabalho.