As doenças do ambiente de trabalho representam um problema bastante grave para a saúde e interferem diretamente na produtividade dos funcionários. A ausência de descanso e de períodos de lazer pode, pouco a pouco, minar a qualidade de vida e prejudicar os trabalhadores tanto fisicamente quanto psicologicamente.
Por isso, é essencial buscar o equilíbrio e tentar conciliar as obrigações com momentos para relaxar e ficar com a família e os amigos. Além disso, os empregadores e responsáveis por equipes devem fornecer um ambiente seguro e confortável para que seus colaboradores possam exercer suas tarefas e, ao mesmo tempo, mantenham a boa saúde.
Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Continue a leitura e confira as principais patologias desenvolvidas no ambiente de trabalho, caso ele não seja adequado ou quando há uma carga horária excessiva!
1. Surdez temporária ou definitiva
A surdez ou perda da audição pode ser causada por fatores como ruídos em volume excessivo, componentes químicos ou traumas. No caso da perda auditiva relacionada ao trabalho, o problema normalmente acomete os dois lados e pode ser temporário ou progressivo.
Os principais sintomas que indicam alterações no aparelho auditivo são:
- zumbidos nos ouvidos;
- dores de cabeça;
- tontura e vertigem;
- náusea;
- irritação;
- isolamento social por conta da dificuldade de interação com as pessoas.
Para prevenir esse tipo de enfermidade, é fundamental que as empresas forneçam ferramentas para a prevenção dos funcionários. Os trabalhadores precisam utilizar protetores auriculares para que a altura dos ruídos seja mantida dentro dos limites considerados seguros para a audição humana.
2. Dores nas costas e problemas na coluna
Assim como a surdez, os problemas na coluna podem ser gerados por inúmeras razões. As causas mais comuns estão relacionadas à má postura ao realizar atividades frequentes como se levantar ou digitar no computador e à carga excessiva de peso levantada ou carregada.
Os sintomas que indicam que algo está errado com a coluna são:
- dores na região da coluna;
- dificuldade para respirar;
- queimação na área das costas;
- ânsia de vômito;
- dificuldade em ficar em uma mesma posição por muito tempo.
Para evitar esse tipo de desconforto, é necessário oferecer alternativas para o carregamento de objetos pesados — carrinhos e rampas que facilitem a mobilidade do funcionário sem sobrecarregar o seu sistema musculoesquelético. Além disso, a conscientização sobre a importância da boa postura, mobílias confortáveis e a prática de alongamentos na empresa podem ajudar.
3. Doenças cardiovasculares
O sistema cardiovascular humano é composto pelo coração, sangue e vasos condutores — veias e artérias. Ele é responsável pela oxigenação dos tecidos, e fatores como o estresse, sedentarismo e a alimentação inadequada podem contribuir para o aparecimento das doenças cardiovasculares.
Os sintomas de problemas nesse sistema podem incluir:
- cansaço fácil;
- dificuldade para respirar;
- inchaços, especialmente nos membros inferiores;
- palpitações;
- coração acelerado;
- coloração azulada nos lábios e nas unhas;
- tontura;
- dores no peito;
- desmaios.
O primeiro passo para evitar que esse tipo de enfermidade surja devido à inadequação do ambiente de trabalho é cuidar do bem-estar dos funcionários. É imprescindível fornecer uma alimentação equilibrada e incentivar a prática diária de atividades físicas. Além disso, o local que o trabalhador executa suas atividades deve ser amigável e confortável para evitar o estresse excessivo no dia a dia.
4. Depressão e ansiedade
Outro problema muito comum relacionado aos ambientes de trabalho é o surgimento de doenças de cunho emocional como a depressão e a ansiedade. A pressão, os prazos e as relações cultivadas nesse local são responsáveis diretas pelo surgimento desse tipo de patologia.
Os sintomas mais comuns de problemas psicológicos são:
- nervosismo;
- choro fácil;
- dificuldade para interagir com as pessoas;
- isolamento social;
- dores de cabeça;
- dores no estômago;
- suor excessivo;
- medo.
Para evitar esse tipo de ocorrência entre os funcionários, é essencial investir em um ambiente de trabalho acolhedor e confortável. Além disso, o lazer e a diversão são pontos fundamentais para garantir a qualidade de vida e proteger a mente dos colaboradores. A longo prazo, medidas que incentivem esses fatores melhoram até mesmo a produtividade geral da empresa.
5. Lesão por esforço repetitivo (LER)
Uma das doenças mais desenvolvidas no ambiente de trabalho, a lesão por esforço repetitivo — também conhecida pela sigla LER — é um processo inflamatório que acomete articulações e outras regiões que se movimentam. Como o próprio nome já diz, ela é desencadeada pela execução dos mesmos movimentos por um longo período.
Os principais sintomas da lesão por esforço repetitivo são:
- dor nas articulações;
- perda de movimentação;
- inchaço nos locais acometidos;
- formigamentos;
- desconforto.
Para evitar esse problema é fundamental que a empresa invista em ergonomia e garanta a segurança das articulações de seus funcionários. Para pessoas que digitam por muito tempo, por exemplo, há opções simples e baratas para garantir a integridade dessas estruturas sem qualquer prejuízo à produtividade.
6. Desgaste da visão
Por fim, temos o desgaste da visão, que também é muito comum em pessoas que trabalham na frente de computadores por um longo período, embora também possa atingir qualquer outro tipo de trabalhador que utilize os olhos em demasia. Os danos causados aos olhos podem ser permanentes ou temporários.
Entre os sintomas que indicam que algo está errado com a visão de uma pessoa estão:
- dificuldade para enxergar;
- presença de pontos pretos na visão;
- visão borrada;
- dores de cabeça;
- náusea;
- tontura;
- irritabilidade.
Para garantir a saúde ocular de seus funcionários, invista em iluminação adequada e confortável em todo o ambiente de trabalho. Além disso, incentive pequenas pausas para descansar a vista, especialmente para colaboradores que trabalhem de frente para luzes.
Como podemos perceber, muitas doenças do ambiente de trabalho podem ser facilmente prevenidas com uma abordagem diferente por parte dos responsáveis pelas equipes da empresa. Com algumas alterações e o fornecimento de um plano de saúde de qualidade aos trabalhadores é possível prevenir tais problemas e garantir o bem-estar de todos os envolvidos.
Conhece alguma outra doença do ambiente de trabalho que não foi citada nessa lista? Sabe uma dica infalível para evitar que esses problemas surjam na saúde dos funcionários? Então, conte para a gente nos comentários!