Atualmente, um dos maiores desafios das empresas é reduzir o absenteísmo, que é a ausência do colaborador no trabalho por dias ou horas. Tendo em vista que esse comportamento afeta diretamente a produtividade, aumenta os custos e influencia até mesmo a satisfação dos clientes, é preciso investir em ações que promovam o bem-estar das pessoas no ambiente profissional.
Apesar de alguns gestores acreditarem que essas ações exigem investimentos altos, investir no bem-estar corporativo envolve custos mínimos comparados ao prejuízo que equipes insatisfeitas podem trazer. Afinal, elas se tornam mais propensas a cometer erros, envolvem-se frequentemente em conflitos e elevam as taxas de absenteísmo da companhia.
Para ajudar a resolver esse problema, trouxemos quatro dicas para controlar o absenteísmo e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa. Não deixe de conferir!
1. Invista em práticas de ergonomia
Com o intuito de reduzir o absenteísmo na empresa, uma das primeiras medidas é adotar mudanças no estilo de vida dos funcionários. Dentre elas, a ergonomia é uma das principais, pois oferece ao colaborador as condições necessárias para que ele desempenhe as suas tarefas com saúde e segurança.
A ergonomia analisa o perfil dos colaboradores, o ambiente laboral e as atividades exercidas de modo a determinar as condições mais adequadas para a execução das tarefas do dia a dia. Além do aumento da satisfação e consequentemente da cadeia produtiva da empresa, há uma redução acentuada de doenças causadas por esforço repetitivo e afastamentos decorrentes dessas patologias.
2. Garanta uma comunicação eficiente
A comunicação é um fator de grande importância em uma empresa. Quando ela é ineficiente, pode ser motivo de conflitos em toda a equipe, além de causar ruídos como informações incompletas, fofocas e especulações de todos os tipos.
Se você quer evitar que esses problemas façam parte do ambiente organizacional, é preciso investir em uma comunicação eficiente tanto entre os colegas como entre os gestores e seus subordinados. Para que esse objetivo seja atingido e implementado com sucesso em todos os veículos da organização — e-mail, telefone, reuniões, TV corporativa e outros —, é preciso conhecer o perfil dos colaboradores e, assim, encontrar a ferramenta compatível com eles.
3. Mantenha um bom clima organizacional
Se a empresa não se empenha em oferecer aos seus funcionários um ambiente de trabalho saudável, é praticamente impossível reduzir o absenteísmo e manter a produtividade. Afinal, é imprescindível que as pessoas se sintam bem no local em que trabalham. Para isso, as equipes precisam se relacionar bem e a empresa deve implementar programas de qualidade de vida, construindo, assim, um bom ambiente laboral.
A aplicação de pesquisas de clima organizacional é uma maneira bastante eficaz de obter sucesso nesse quesito. Por meio dessa ferramenta, é possível identificar as necessidades dos colaboradores e elaborar planos de ação para resolver os problemas identificados.
4. Crie planos de carreira
Uma coisa é certa: a empresa que oferece um plano de carreira para os seus funcionários mantém equipes mais motivadas e, com isso, fatores associados à falta de motivação são automaticamente eliminados. É o caso do absenteísmo. Quando o colaborador deseja crescer na companhia, seu interesse pelo sucesso dela aumenta e situações como faltas e atrasos, associados principalmente à desmotivação, reduzem consideravelmente.
Se você deseja implementar medidas que visam tornar o ambiente de trabalho agradável e motivador para os colaboradores, reduzindo o absenteísmo e aumentando a satisfação das pessoas que fazem parte dele, as dicas que apresentamos são bastante indicadas.
Por meio delas, a organização vai não só reduzir o absenteísmo, mas também proporcionar ao colaborador um excelente local de trabalho, com benefícios e oportunidades. Para os clientes, trará os efeitos positivos de uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida de quem faz parte dela.
Gostou das nossas orientações para reduzir o absenteísmo? Aproveite a visita ao nosso blog e assine a nossa newsletter. Assim, você vai receber as nossas atualizações na sua caixa de entrada.