O mercado de planos de saúde está em vasta expansão possibilitando a abertura do mercado de resseguros.
Já há algum tempo o mercado de planos de saúde vem vivendo um momento de sólida expansão em todo o Brasil, tanto que a consequente abertura do mercado de resseguro no país somente comprova essa expansão.
A abertura do mercado de resseguros proporcionou uma verdadeira revolução no mercado nacional de seguros, criando novas oportunidades para tanto para as resseguradoras de todo o mundo como para as seguradoras aqui instaladas.
O resseguro é a operação na qual o segurador transfere, parcialmente ou totalmente a outrem, um risco por ele assumido por meio da emissão de uma ou mais apólices.
No caso dos planos de saúde, o resseguro pode ser compreendido como sendo o instrumento que possibilita a uma determinada companhia de seguros transferir de forma parcial ou mesmo total a outra seguradora, um risco assumido em virtude da venda de um seguro.
No Brasil, quem regulamenta as operações de seguros é a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Já com relação ao resseguro, o órgão regulador competente é a Susep (Superintendência de Seguros Privados).
De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), diferentemente das demais operadoras de planos de saúde, só estão autorizadas a contratar resseguro as operadoras constituídas sob o espectro de sociedades seguradoras especializadas em saúde.
O resseguro na área de saúde tem como principal função o compartilhamento de riscos, especialmente daqueles riscos relacionados a perdas consideradas como bastante elevadas.
Outro fator preponderante no que diz respeito ao resseguro na área de saúde é o auxílio que este proporciona as seguradoras em suas dificuldades de capital, uma vez que, ao ceder aos resseguradores uma parte do risco a que estão expostas, as seguradoras, na verdade, reduzem o seu risco ao mesmo tempo em que assumem o risco de crédito da outra parte contratante.