Caracterizado pela falta de melanina na pele, o vitiligo é uma doença cutânea que promove a perda gradativa da pigmentação da pele, geralmente com o surgimento http://buyessay-onlinein.com/ de manchas em todo o corpo. Não é possível prever e determinar a extensão da doença ou o quanto a pessoa perderá a cor da pele. Vitiligo pode afetar
qualquer parte do corpo, até mesmo o cabelo, o interior da boca e os olhos.
A doença pode afetar pessoas de todos os tipos de pele, mas costuma ser mais perceptível em pessoas com pele mais escura. A condição não é contagiosa e nem representa um risco para a vida de quem a possui, mas pode afetar seriamente a autoestima do paciente e representa muitas vezes uma espécie de gatilho para o surgimento de spy call for java phone problemas psicológicos e emocionais, como a depressão. Há tratamento que são capazes de desacelerar a doença e até mesmo melhorar a aparência da pessoa. Muito embora possa existir possibilidades de cura, esta não depende exclusivamente do método terapêutico e do tratamento, mas sim da resposta do organismo aos métodos.
Tipos de Vitiligo
A doença pode se apresentar com car\cterísticas diferentes, poderíamos dividir writing paper to use sua ação em dois principais grupos:
1- Vitiligo localizado
Neste grupo, as manchas podem surgir em, pelo menos, três partes do corpo, com evolução rápida (cerca de semanas ou alguns poucos meses) seguida de estabilização. A partir daí também não surgem novas manchas, ou seja, as manchas ficam localizada em determinadas regiões apenas.
As caracteristicas do vitiligo localizado podem ser classificadas como segmentar, focal ou de mucosas. O tipo segmentar é caracterizado por manchas do formato de faixas e unilaterais, ou seja, de um lado só do corpo. A focal é o tipo em que aparecem manchas em duas ou três partes do corpo, como mãos, axilas, pés e pálpebras, e a de mucosas aparece somente em lábios e na região genital. O tipo focal de vitiligo é o mais comum de todos.
2- Vitiligo generalizado
O vitiligo generalizado pode ser caracterizado como o avanço e a evolução do tipo focal, muito embora essa progressão não seja tão comum. Neste caso as manchas são simétricas, acometendo os mesmos locais e em ambos os lados do corpo. O vitiligo generalizado pode evoluir rápida ou lentamente e pode, ainda, estabilizar depois de determinado tempo.
Existem quatro tipos distintos de vitiligo generalizado (vulgar, misto, universal e acrofacial). O mais comum deles é o tipo vulgar, em que surgem manchas simétricas em diversas áreas do corpo. O tipo misto consiste em uma mistura dos tipos vulgar e segmentar. Já o vitiligo universal, que é muito raro, acomete mais de 70% do corpo. Por último, o vitiligo do tipo acrofacial só leva ao surgimento de manchas no rosto, nas mãos e nos pés.
Causas para o Vitiligo
As causas que cell phone spy determinam o aparecimento do vitiligo ainda são desconhecidas. O que se sabe até agora é que a doença ocorre quando as células formadoras de melanina (melanócitos) morrem ou deixam de produzir melanina – o pigmento que dá garante a cor da pele, do cabelo windows phone app spy e dos olhos. Os médicos ainda não sabem explicar por que os melanócitos param de cumprir sua função, mas acredita-se que vitiligo possa ser uma doença autoimune, em que o próprio sistema imunológico da pessoa ataca e destrói os melanócitos.
Outros Fatores
Alguns estudos e evidências médicas sugerem ainda que o vitiligo possa estar relacionado à herança genética ou a fatores externos, como exposição excessiva ao sol, a situações de estresse e a produtos químicos, estas condições desencadeiam uma espécie de reação do sistema de proteção da pele.
O vitiligo é uma doença que pode acometer qualquer pessoa, embora seja mais comum em pessoas com a cor de pele mais escura. A doença também pode aparecer durante qualquer fase da vida, mas o seu surgimento é muito mais comum até os 20 anos de idade.
Principais áreas afetadas
Sabendo que o principal sinal para o aparecimento da doença de vitiligo é a perda da pigmentação da pele, geralmente com o surgimento de manchas por todo o corpo. Outros sinais de vitiligo incluem:
– Perda de pigmentação do cabelo, cílios, sobrancelhas ou barba
– Perda da cor nos tecidos que revestem o interior de sua boca e nariz (membranas mucosas)
– Perda ou alteração da cor da camada interna do globo ocular (retina)
– Manchas descoradas em torno das axilas, umbigo, órgãos genitais e reto.
– A doença pode variar também de intensidade:
Existem poucos estudos para definir de fato a ação e as causas da doença, sabe-se que é difícil prever como a doença vai progredir. Às vezes, as manchas param espontaneamente e sem tratamento. Em alguns casos, no entanto, a perda de pigmento da pele se espalha por todo o corpo. Isso, no entanto, depende única e exclusivamente do paciente. Não há como prever como o vitiligo evoluirá. Uma vez tendo perdido a cor da pele, é muito raro e difícil que ela volte à cor que tinha antes.
Existe tratamento para o Vitiligo?
A doença pode provocar no paciente um profundo desequilibrio emocional e psicológico, exatamente por fragilizar a auto estima e a aparência.
Embora ainda tenha causas pouco conhecidas, existem alguns tratamentos disponíveis para ajudar a restaurar a cor ou o tom de pele. No entanto, os resultados variam e são imprevisíveis. Alguns tratamentos podem causar efeitos colaterais. Por isso, o médico poderá indicar um simples método para disfarçar a aparência, como o uso de bronzeadores e maquiagem. Em alguns casos isso pode bastar, outros exigirão tratamento mais rigoroso. Os planos de saúde no Brasil oferecem cobertura para a doença.
É muito difícil interromper ou paralisar o processo do vitiligo – alguns organismos respondem bem ao tratamento e conseguem não só paralisar a doença, como regredi-la e fazê-la desaparecer completamente. Além disso, alguns medicamentos podem ajudar a melhorar a aparência da pele, como cremes que controlam a doença e que, se usados logo no início, podem até ajudar a restaurar a cor original da pele. Não se desanime, no entanto, se não notar progressos na cor da pele logo no começo do tratamento. Podem demorar meses até que ele mostre sua eficácia. Cremes de corticosteroides costumam ser eficazes e são, geralmente, fáceis de manusear. As únicas contraindicações são os efeitos colaterais que eles podem causar, como o afinamento da pele e o aparecimento de estrias. Cremes a base research project powerpoint presentation de vitamina D também podem ser recomendados pelo médico.