A transformação organizacional envolve a adoção de estratégias formuladas para alcançar objetivos claros e definidos. Normalmente, muda-se boa parte da maneira como a empresa opera para potencializar os seus resultados e melhorar a sua reputação no mercado. A transformação tende a trazer benefícios para sua empresa e na qualidade de vida dos funcionários. Continue a leitura para entender melhor esse processo!
Desafios da transformação organizacional
A transformação organizacional é constituída por uma série de desafios. Muitos deles são particulares, como limites orçamentários, restrições do RH e problemas de relacionamento. Mas também podemos estabelecer desafios mais gerais. Veja quais são eles!
Gestão eficaz de pessoas
Uma gestão de mudanças envolve essencialmente uma boa gestão de pessoas. Afinal, são elas que precisam mudar percepções e atitudes para gerar grandes mudanças no corpo maior, que é a empresa.
A gestão de pessoas depende de várias atividades, como engajamento dos funcionários, alinhamento da liderança e motivação das equipes.
Benefícios para sua Empresa: Mudanças culturais
Toda empresa tem uma cultura. Ela é constituída pelos seus valores e relações entre as pessoas no ambiente de trabalho. As grandes mudanças devem partir de questionamentos básicos a respeito dessa cultura: “Por que fazemos isso dessa maneira?”.
Benefícios para sua Empresa: Treinamento do time
A capacitação dos funcionários é um dos princípios que devem gerir as mudanças da empresa. Isso diminui a possibilidade de desentendimentos entre setores, retrabalhos e ruídos na comunicação.
Benefícios para sua Empresa: Importância de uma boa liderança
Os líderes desempenham papel central na condução das mudanças que a empresa objetiva. Isso se deve porque a adaptação às novas práticas é um processo duro, que exige mentes prontas para incentivar e cobrar resultados nos momentos certos.
Os líderes também devem mudar junto com a empresa, questionar conceitos preestabelecidos e transpor novos comportamentos no cotidiano. É necessário habilidade para formar times com integrantes diversos, com bagagens diferentes, no intuito de gerar debates ricos que tragam soluções criativas.
De modo geral, o bom líder sabe que a mudança deve ser um estado permanente dentro da empresa e que diferentes perspectivas sobre o mesmo projeto enriquecem as estratégias definidas.
Fatores que levam ao sucesso da transformação organizacional
Alguns fatores são determinantes na transformação organizacional. Acompanhe!
Visão e valores
O que caracteriza e distingue a atuação da empresa no seu nicho? Onde ela quer chegar? Definir e rever a visão e os valores priorizados pelo negócio é outro aspecto fundamental na transformação organizacional.
É indispensável que todos da empresa que estão envolvidos no processo de mudança compreendam e incorporem esses conceitos.
Comunicação e transparência
É necessário foco dos líderes para comunicar as mudanças com clareza e objetividade. É dessa forma que as equipes vão se sentir constantemente como parte do processo de mudança. Do contrário, a falta de transparência pode prejudicar o relacionamento entre as hierarquias e afetar a produtividade da organização de modo geral.
Benefícios da mudança organizacional na empresa
Finalmente, os benefícios da transformação organizacional são frutos de todo trabalho em conjunto feito pelas equipes. Veja!
Benefícios para sua Empresa: Equipe de trabalho motivada e unida
O ambiente de trabalho se torna mais leve e bom de trabalhar quando a renovação é uma das prioridades. A equipe cria laços e evita o surgimento de problemas pessoais dentro da empresa, o que tende a ser refletido em alta produtividade.
Benefícios para sua Empresa: Cumprimento de prazos
A constante extensão de prazos revela problemas organizacionais graves nos processos internos da empresa. Entretanto, com equipes motivadas e cientes das metas da organização, prazos cumpridos e eliminação de retrabalhos tornam-se realidades.
Benefícios para sua Empresa: Por onde começar a mudança
Uma grande mudança organizacional que envolve setores da empresa não acontece no curto prazo. Por isso, hábitos e processos internos enraizados precisam ser primeiramente encarados a partir de um planejamento consistente, ou seja, uma análise conjuntural feita por um time comprometido com o sucesso do negócio.
É necessário definir as pessoas envolvidas na mudança organizacional e as relações de força de confronto, cooperação e coexistência que circundam os objetivos da empresa. Ainda vale destacar as estratégias relacionadas à gestão de pessoas que vão ajudar a potencializar o clima organizacional e alcançar as mudanças determinadas.
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