Telefone

(11) 3661-3296

Whatsapp

(11) 93800 - 4343

Sorriso em dia Higiene Bucal

Categorias

Recentes

TODOS CONTRA A DENGUE
Causas da Dengue Sintomas da Dengue Prevenção da Dengue Como um Plano de Saúde Ajuda Gostou dessa matéria? Mande a um...
TUDO SOBRE PLANO DE SAÚDE
ENTENDA A IMPORTÂNCIA QUE UM PLANO DE SAÚDE TEM Os planos de saúde desempenham um papel fundamental no cenário de cuidados...
FRAUDES NOS PLANOS DE SAÚDE
Conscientização de médicos e beneficiários sobre o uso do plano de saúde e a punição se fazem necessárias para coibir as...
Hipertensão
O que é e como controlar a doença? De perfil silencioso, esta doença é muito comum no Brasil. Saiba mais Você...
FEBRE MACULOSA
O QUE É FEBRE MACULOSA? A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é transmitida através...
IMPORTÂNCIA EM TER UM PLANO DE SAÚDE
PORQUE TER UM PLANO DE SAÚDE? Ter um Plano de Saúde se tornou cada vez mais importante nos dias atuais. Isso...
PLANO DE SAÚDE NA EMPRESA
A Empresa que Trabalha disponibiliza Plano de Saúde? Existem diversas razões pelas quais uma empresa pode optar por oferecer um plano...
Higiene Bucal

Faça Seu Plano de Saúde Aqui: Individual, Familiar, Empresarial e Odontológico

Tudo sobre os tratamentos de restauração e implante dentário

Você sabe como esses procedimentos funcionam e para quais casos são indicados? Conheça as técnicas e materiais mais utilizados.

Sabemos que além de bons hábitos de higiene bucal, o acompanhamento regular com um profissional é importante para manter um sorriso bonito e a saúde bucal em dia. Porém, às vezes o paciente precisa de tratamentos mais específicos para otimizar a estética bucal ou recuperar algum dente comprometido.

Quando os dentes pedem reparos, dois tratamentos costumam entrar em cena, causando muitas dúvidas: a restauração e o implante dentário. Você sabe a diferença entre eles? Saiba mais sobre os dois procedimentos e entenda para quais situações cada um deles é indicado.

Quais as diferenças entre restauração e implante dentário?

A restauração é um procedimento indicado para combater quadros causados por males como cáries, doenças na gengiva e traumas dentais. Ela tem a finalidade de preencher espaços dos dentes afetados ou desgastados de alguma forma. O tratamento de restauração é indicado para manter os dentes saudáveis, seja atuando na eliminação de cáries ou recuperando dentes fraturados.
Já o implante dentário é um tratamento mais definitivo, que atua na substituição de dentes perdidos, ou seja, que perderam sua função vital. O paciente que perdeu um, vários ou, até mesmo, todos os dentes tem o implante como solução.

O resultado do implante dentário impacta positivamente na melhora de mastigação, estética do sorriso e, automaticamente, na autoestima do paciente. Lembrando, é claro, que apenas um cirurgião dentista é apto a analisar cada caso e indicar o tratamento mais adequado.
Agora que você já sabe o que difere um procedimento do outro, veja mais detalhes sobre cada um deles.

Quais são os tipos de restaurações?

A restauração dentária apresenta pontos positivos para a saúde buca, além de benefícios estéticos. O tratamento pode ser realizado usando diferentes procedimentos, além de contar com diferentes materiais. Saiba mais sobre cada uma delas:

Restauração de resina

Com um material plástico, a resina está disponível em uma grande variedade de cores, permitindo que o reparo fique com uma aparência mais natural. Porém, apesar da vantagem estética e bom custo-
benefício, a resina se desgasta com mais facilidade, pode lascar e não é recomendada para dentes com grande área comprometida. Nesse procedimento, a resina é preparada e colocada no local de preenchimento, sendo moldada pelo dentista.

Restauração de porcelana

Os procedimentos realizados com esse material também são conhecidos como incrustações ou facetas. A restauração de porcelana é a mais indicada para casos estéticos, pois é feita sob medida, combina com a cor natural dos dentes e ainda é resistente a manchas. Contudo, tem um valor mais alto quando comparado ao das restaurações em resina.

Lentes de contato

Falando em restauração de porcelana, vale citar a lente de contato dental, que virou uma verdadeira febre entre as celebridades brasileiras. O objetivo desse procedimento é corrigir pequenas falhas na estrutura ou posição do dente por meio das lâminas de porcelana.

Restauração de amálgama

Muito comum até o início dos anos 2000 esse tipo de restauração caracteriza-se pelo uso de material prateado formado por liga metálica. Apesar de oferecer resistência e menor custo, quando comparado a outros materiais, não é tão favorável do ponto de vista estético e nem da saúde já que contém também mercúrio em sua composição. Por esse motivo, seu uso é cada vez menos comum e algumas formas de utilização já são proibidas.

Quais são os implantes disponíveis?

O implante é um procedimento indicado para casos de perda de dentes, e oferece benefícios estéticos e também funcionais. Isso porque permite que a mastigação seja ajustada e, em alguns casos, pode até ser a solução para um problema de fala ou mal posicionamento de arcada dentária.
A especialidade que realiza esse tipo de tratamento se chama implantodontia. Os dentes são fixados por meio de uso de pinos, que servem de base para a instalação do dente substituto. Conheça um pouco mais sobre os tipos de implantes disponíveis.

Implante unitário

Nesse procedimento a raiz do dente é substituída por um pino de titânio e o dente perdido por um dente artificial de porcelana, material resistente e com ótimo resultado estético, já que pode ser moldado conforme a necessidade e com cor personalizada, sendo fiel aos dentes do paciente. O implante dentário é o método mais indicado para casos com perda de poucos dentes. O sucesso do procedimento é mais garantido quando o mesmo é realizado pouco tempo após o paciente perder o dente permanente.

Implante com Prótese Protocolo

Indicado para casos com muitos dentes comprometidos. Fixa, a prótese necessita de 4 a 8 implantes, pois utiliza uma prótese de resina que é parafusada sobre os implantes.

Implante com Prótese Overdenture

Possui um processo similar ao implante com Prótese Protocolo, com a diferença de que necessita de 2 a 6 implantes, em média. O resultado final é uma dentadura fixa e segura para o paciente. Uma das características é ser removível, o que favorece a limpeza e higiene bucal.

Implante dois por três

Também conhecido como ponte fixa. O método utiliza pinos como base de uma base metálica fixa que recebe a estrutura de dois ou três dentes de porcelana. Esse implante é indicado para substituir dentes perdidos na frente ou em caso de ausência de três dentes vizinhos.

Implante zigomático

Recomendado para casos de atrofia maxilar, o implante zigomático pode ser considerado o mais complexo. Diferente dos outros métodos, ele utiliza fixação no osso zigomático (maçã do rosto).

A ANS cobre restauração e implante dentário?

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) tem uma lista de procedimentos odontológicos mínimos que devem ser oferecidos pelos planos de saúde odontológicos. Neles constam restaurações de resina e amálgama. O implante não é um item obrigatório, mas, assim como outros tipos de restauração, pode ser cobertos por alguns planos que oferecem além do que a ANS exige. É sempre importante verificar a cobertura do plano antes de contratá-lo.
E se você tem uma empresa, já oferece esse benefício aos seus colaboradores? Clique aqui para entender porque é importante oferecer um plano odontológico e não apenas um plano de saúde.