Melanoma Brasil O nome da campanha é “Eu senti na pele”, que traz como protagonistas personagens e pessoas reais que estão lutando contra a doença.
O mês de maio começa marcado por uma campanha que pretende alertar a população sobre os riscos do melanoma e disseminar conhecimento sobre o tema.
A campanha é uma iniciativa da Organização Melanoma Brasil e lançada hoje nas redes sociais. O nome da campanha é “Eu senti na pele”, que traz como protagonistas personagens estão lutando contra a doença. Serão principalmente pacientes voluntários que venceram ou que ainda lutam contra a doença, mostrando que o melanoma não escolhe sexo, cor nem idade.
A equipe da Segurar Saúde reconhece a importância da campanha e do acesso a informações sobre a doença, por isso apoia e abraça a ideia criada pela Organização Melanoma Brasil.
O que é o Melanoma?
O melanoma é tumor considerado maligno, originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais.
O melanoma é um dos tumores mais perigosos descritos pela medicina, pois tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive no cérebro e coração. Portanto, é um câncer com grande letalidade.
O melanoma cutâneo tem incidência bem inferior aos outros tipos de câncer de pele, mas sua incidência está aumentando no mundo inteiro. Há diversos tipos clínicos de melanoma, como o melanoma nodular, melanoma lentigioso acral, melanoma maligno disseminado e melanoma maligno lentigo.
Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 4% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 6 mil novos casos de melanoma por ano.