Entenda como será a cobertura desse tratamento pelo Plano de Saúde
A quimioterapia oral é uma alternativa valiosa no tratamento de câncer, uma vez que esta terapia é administrada por via oral, com medicamentos que podem assumir a forma de um comprimido, cápsula ou líquido. Em casos pontuais, o método é aplicado por via sublingual, em vez de ser engolido. Uma das vantagens do sublingual é que a medicação não será perdida se o paciente por ventura vomitar.
As operadoras aceitam esse tipo de tratamento específico, porém cada empresa estabelecerá sua própria lógica de distribuição, que pode incluir o convênio com farmácias, o reembolso aos pacientes ou a distribuição direta. É fundamental que a maneira correta seja conferida antecipadamente, porque em diversas situações a terapia não poderá ser interrompida, principalmente quando o risco de morte é inerente.
A quimioterapia oral utiliza substâncias químicas para destruir as células cancerosas, contudo os pacientes também podem ser submetidos ao modelo intravenoso e com injeções subcutâneas e intramusculares. O corpo clínico definirá qual será a melhor alternativa, pois eles vão analisar o tipo de tumor, a periculosidade do mesmo, se uma cirurgia é necessária, entre outras saídas.
Normalmente, a quimioterapia oral será feita em casa, sendo uma opção bastante segura para pessoas de qualquer idade. Entretanto, a primeira dose poderá ser tomada sob supervisão médica, desta maneira o médico responsável irá conferir de perto se o paciente teve alguma reação adversa imediata. Se não ocorrer nenhuma reação, o indivíduo terminará a terapia no aconchego do seu lar.
Assim que o seu plano de saúde liberar os medicamentos, tenha em mente que os mesmos precisam ser armazenados em locais controlados, fora do alcance das crianças e animais de estimação, até porque esses remédios são extremamente fortes. Também é fundamental tomar a medicação
conforme o indicado e procurar imediatamente seu médico ou pronto-socorro se aparecerem efeitos indesejados.
Para diversos tipos de cancros, a quimioterapia oral será o tratamento mais apropriado, já que não existem alternativas melhores, a não ser por via oral. Os tumores cerebrais e a leucemia são dois exemplos de cânceres que são remediados com esta alternativa em questão. Lembre-se: antes de iniciar o tratamento, confira com seu plano de saúde como o mesmo procede com a logística de entrega dos medicamentos.
Algumas vantagens de realizar o procedimento em casa:
• Não há necessidade de se deslocar até um hospital ou clínica;
• O paciente evitará exposição pública;
• Realizar o procedimento em casa é acalentador, entre outros.