Você pretende contratar um plano de saúde, mas não tem ideia de qual é o melhor deles? Não se preocupe, pois esta é uma dúvida bastante comum entre os consumidores que estão escolhendo um convênio médico.
Quem está em busca do melhor plano de saúde precisa ter
em mente que aquilo que é considerado melhor por uma pessoa ou entidade nem sempre é o melhor para todo mundo. No caso da assistência médica, o que realmente importa é o que cada operadora oferece e se o serviço está de acordo com o seu perfil e suas expectativas.
Alguns tipos de plano de saúde, por exemplo, cobrem apenas consultas e exames locais. Em outros, você pode contar também com internação hospitalar, consultas de rotina e até atendimento médico em estados diferentes do que o contratante reside. O ideal, portanto, é fazer uma pesquisa detalhada sobre o que o convênio oferece, antes de optar pelo que for melhor para você.
Para quem ainda deseja uma referência sobre o melhor plano de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga uma lista anual com as melhores empresas do mercado. A avaliação de desempenho das operadoras é realizada com base no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS, calculado a partir de indicadores definidos pela própria ANS.
Esses indicadores, por sua vez, são agregados em quatro dimensões, sendo que cada uma possui um peso diferente na formação do IDSS: 40% para a Atenção à Saúde, 20% para a dimensão Econômico-financeira, 20% para as condições de Estrutura e Operação e 20% para a Satisfação do Beneficiário.
Os 3 melhores planos de saúde do Brasil em 2013 (ano-base 2012) são:
– Unimed BH
– Unimed Regional Maringá Cooperativa de Trabalho Médico
– Petrobras
É válido destacar que de acordo com a Agência, esta avaliação de desempenho (IDSS) é anual e retroativa, o que significa que os resultados atualmente apresentados são relativos à avaliação do ano de 2012. Na pesquisa, foram avaliadas todas as operadoras com registro ativo na ANS que operaram planos de saúde nos doze meses de 2012.