Muitas pessoas que têm alergia alimentar não estão cientes do problema. Isso porque nem todas as reações alérgicas são graves ou facilmente perceptíveis, e é comum que um alérgico apresente diversos sinais de alerta, mas ainda não relacionou o consumo de determinado alimento ao desconforto.
Dores de cabeça, enxaqueca ou irritação, por exemplo, estão entre os sintomas relacionados à alergia aos alimentos ricos em aditivos e substâncias químicas. A ingestão de conservantes e corantes, também muito abundantes nos produtos alimentícios, também está associada a esses sintomas.
Outros sintomas comuns da alergia alimentar são o formigamento e coceira na região da boca. Esta condição é conhecida como síndrome de alergia oral, e ocorre em cerca de 20% das pessoas que comem frutas e vegetais crus. Alguns casos podem apresentar, ainda, erupções na pele e dermatite herpetiforme — que aparece como manchas vermelhas e bolhas.
A intolerância à lactose, caracterizada pela incapacidade de digerir o açúcar do leite, é uma das alergias alimentares mais comuns. Quem sofre desse transtorno pode apresentar problemas digestivos, diarreia, inchaço abdominal e indigestão sempre que consumir qualquer produto lácteo.
Outra alergia alimentar bastante comum é a doença celíaca, em que a pessoa apresenta reações adversas à ingestão de glúten — uma proteína encontrada no trigo e na aveia. Ao receber esses alimentos, o corpo do celíaco desencadeia a produção de anticorpos, provocando diversos danos nos tecidos do intestino.
A alergia alimentar pode, ainda, desencadear problemas respiratórios. O simples preparo de determinado alimento pode desencadear alergias quando alérgenos se espalham pelo ar, seja descascando ou cortando. Além disso, a intolerância a certos alimentos podem, por exemplo, desencadear crises em pessoas que sofrem de asma.
Outro problema causado pela alergia alimentar é a constante sensação de letargia. Isso acontece porque, quando uma pessoa é sensível a determinado gênero alimentício, a digestão desse item se torna mais lenta e gasta maior quantidade de energia, resultando em cansaço físico.