Saiba o que é presenteísmo e como evitá-lo na empresa
Funcionário que está sempre disperso, atrasando prazos de tarefas, saindo frequentemente do seu posto de trabalho para um cafezinho, conversando aleatoriedades com outros colegas, dentre outros comportamentos, é sinal de que o presenteísmo já chegou na sua empresa.
Mandar esse visitante indesejado ir embora não é tarefa simples, pois não se trata de mera preguiça do colaborador, abrange diversas causas que devem ser tratadas com cautela e diálogo frequente. É procurando entender o que acontece e dar condições para resolver a situação em conjunto que será mais fácil eliminar o problema.
A seguir
Explicaremos o conceito de presenteísmo, como ele pode afetar a produtividade dos seus funcionários e, por fim, daremos algumas dicas para ajudar a sua empresa a evitar esse impasse. Continue a ler!
Entenda o que é presenteísmo
Sabe quando alguém se refere a outra pessoa no trabalho dizendo que ela está ali “de corpo presente”? Brincadeira à parte, é isso que ocorre quando o funcionário está fisicamente no trabalho, mas sua mente e concentração necessárias para desempenhar suas funções profissionais estão ausentes naquele momento — eis o significado de presenteísmo. Ele não tem uma única causa, mas se manifesta com sintomas físicos, emocionais e comportamentais, como veremos abaixo.
Conheça os sinais de presenteísmo
Agora, saiba como reconhecer se essa condição afeta os colaboradores da sua empresa. Confira!
Colaboradores afastados constantemente
Faltas rotineiras sem justificativas plausíveis e excesso de atestado médico geram afastamentos constantes no trabalho, atrasando o prazo das atividades do funcionário ausentado, impactando os resultados financeiros da empresa e até sobrecarregando os colegas de equipe, que receberão tais demandas para não comprometer a entrega final do serviço. É necessário conversar com esses colaboradores para entender a situação e resolvê-la, além de avaliar os atestados entregues para se precaver de irregularidades.
Falta de atenção
Não ter zelo ao produzir o seu trabalho pode ser fruto da desorganização pessoal, de algum problema de saúde (mental ou emocional) ou de problemas pessoais. Os funcionários se dispersam facilmente, as tarefas são entregues com erros ou incompletas, as demandas e prazos dos projetos são atrasados ou esquecidos. Assim, a boa e velha conversa é necessária para entender o real problema e analisar como a situação será resolvida.
Pouca interatividade com os colegas
Um bom relacionamento interpessoal é essencial para criar um clima de parceria pacífica e saudável no ambiente de trabalho. Colaboradores muito tímidos e que não se entrosam com os demais, por vergonha ou até medo de pedir apoio em tarefas que necessitam de informações de outras pessoas, terão seu rendimento prejudicado. Outra situação de baixa interatividade é a dos funcionários que criam fofocas ou de alguma forma tratam mal os seus colegas, criando indisposições ao fazer tarefas em conjunto.
Funcionários improdutivos
A improdutividade é o principal fator que uma empresa deve se atentar quando os seus resultados não vão bem. Se os funcionários produzem pouco, a qualidade e a quantidade dos produtos/serviços entregues será menor. Para melhorar a produtividade dos funcionários é preciso observar, quanto à responsabilidade da empresa, se eles estão com prazos e recursos condizentes com a complexidade de suas atividades. Também, se estão bem de saúde e se trabalham em um ambiente profissional sadio.
Da responsabilidade deles, averígue se estão distraídos com situações irrelevantes ao trabalho, se cumprem os horários do expediente corretamente ou se estão com receio de pedir alguma ajuda na execução das tarefas. Em ambos os casos, o diálogo é o melhor modo de resolver isso.
Tome medidas para evitar o presenteísmo na sua empresa
Entenda quais ações podem ser feitas para prevenir essa condição entre seus colaboradores.
Estimule a vida saudável
É importante oferecer qualidade de vida no trabalho, para que os colaboradores exerçam o seu ofício com condições adequadas o suficiente para manter sua dignidade, preservar sua saúde e bem-estar. Há formas fáceis de fazer isso com pequenas ações dentro da empresa, como:
- inserir a ginástica laboral em alguns dias da semana;
- oferecer frutas como lanche;
- entregar squeezes ou copos para deixar à mostra e lembrá-los de não esquecer de beber água;
- promover palestras ensinando outras medidas para ter uma vida saudável fora do trabalho.
Distribua melhor as tarefas
Focar no que cada um tem de melhor é mais interessante, e produtivo, do que dar tarefas que exigem habilidades diferentes das quais o profissional domina no momento. Isso significa que você pode rever os requisitos das tarefas e distribuí-las de acordo com o que eles têm mais afinidade e rapidez em fazer. O rendimento melhora quando os desafios são proporcionais à expertise de cada um.
Ofereça Plano de Saúde
Um mal-estar físico ou mental atrapalha a execução correta das atividades, aumenta a probabilidade de surgirem doenças graves não tratadas por falta de diagnóstico médico e, ainda, por terem que custear consultas, exames e tratamento com o dinheiro do salário, pode também interferir na vida financeira dos funcionários. Oferecer um plano de saúde, com boa cobertura de especialidades e diversidade de locais de aceitação é uma boa maneira de ajudá-los a cuidarem da saúde.
Incentive o feedback periodicamente
Incentivar a prática do feedback é uma maneira do funcionário desabafar sobre suas dificuldades e comentar sobre as atividades que mais o realizam. Para os gestores, é uma oportunidade de acompanhar como ele encara os desafios que são dados, pedir melhorias em alguns pontos e, principalmente, elogiar o bom desempenho. Para ambos, a relação interpessoal se fortalece, gerando confiança, respeito e senso de contribuição para o crescimento bilateral.
Crie ações de reconhecimento
Fazer um trabalho bem-feito é obrigação, mas suprir as expectativas é engajamento. Muitas vezes, os funcionários fazem mais que o combinado, seja entregando suas tarefas antes do prazo expirar, trazendo soluções inovadoras que reduzirão custos para a empresa ou planejando projetos em conjunto com outros setores. Contudo, poucas são as empresas que percebem e valorizam esses esforços.
Tanto para os colaboradores que já têm esse perfil de extrema dedicação quanto para os que ainda precisam de incentivo, ações como premiação de destaques, bônus por metas de produtividade, dentre outras estratégias de reconhecimento público, deixarão eles mais motivados e empenhados em atingir suas metas. Em consequência, ficarão gratos por fazerem parte da empresa.
Como visto nos tópicos acima, o presenteísmo não é um problema isolado, mas sim a consequência de outros problemas mais complexos que os colaboradores passam dentro ou fora do ambiente de trabalho. Ficou evidente que a comunicação é a chave para resolver os sintomas resultantes dele e que é fundamental adotar medidas que evidenciem o quanto a empresa se importa com o seu trabalho e valoriza os resultados que eles trazem.
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