Telefone

(11) 3661-3296

Whatsapp

(11) 93800 - 4343

Planejamento financeiro para 2022

Categorias

Recentes

TODOS CONTRA A DENGUE
Causas da Dengue Sintomas da Dengue Prevenção da Dengue Como um Plano de Saúde Ajuda Gostou dessa matéria? Mande a um...
TUDO SOBRE PLANO DE SAÚDE
ENTENDA A IMPORTÂNCIA QUE UM PLANO DE SAÚDE TEM Os planos de saúde desempenham um papel fundamental no cenário de cuidados...
FRAUDES NOS PLANOS DE SAÚDE
Conscientização de médicos e beneficiários sobre o uso do plano de saúde e a punição se fazem necessárias para coibir as...
Hipertensão
O que é e como controlar a doença? De perfil silencioso, esta doença é muito comum no Brasil. Saiba mais Você...
FEBRE MACULOSA
O QUE É FEBRE MACULOSA? A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é transmitida através...
IMPORTÂNCIA EM TER UM PLANO DE SAÚDE
PORQUE TER UM PLANO DE SAÚDE? Ter um Plano de Saúde se tornou cada vez mais importante nos dias atuais. Isso...
PLANO DE SAÚDE NA EMPRESA
A Empresa que Trabalha disponibiliza Plano de Saúde? Existem diversas razões pelas quais uma empresa pode optar por oferecer um plano...
Planejamento Financeiro

Faça Seu Plano de Saúde Aqui: Individual, Familiar, Empresarial e Odontológico

6 dicas para começar o ano novo com as contas em dia

A época de festas normalmente é acompanhada de um maior número de gastos, geralmente com celebrações assim como no início do ano, neste caso, com taxas de anuidades ou renovações diversas.  Ser uma pessoa financeiramente organizada é uma das suas promessas para 2022? Se for, este post vai ajudar você neste objetivo!

Como organizar as finanças em 2022?

Apesar de desafiador, o planejamento financeiro pode facilitar a vida, tanto em 2022 como para toda a vida. Driblar os obstáculos financeiros exige paciência, estudo e muita organização, mas vale a pena. Mas antes de tudo, cabem aqui algumas perguntas: quanto você ganha? Quanto vale sua hora de trabalho?

Aqui, estamos falando do seu salário líquido, sim, mas não apenas. Por exemplo, você tem um plano de saúde? Quanto custaria caso você precisasse pagar um plano para você? Você recebe vale refeição? Tem bonificações? É muito importante ter total controle de suas entradas para que você possa se planejar corretamente.

E quanto você precisa para viver? Quais são seus gastos fixos (luz, aluguel, seguro do carro etc.)? E quanto você costuma gastar com itens que não são essenciais?

Depois desses cálculos, o ideal é que o valor que você recebe mensalmente seja superior ao que você gasta. Muitas vezes, ao fazer essa análise orçamentária, as pessoas descobrem muito bem “para onde vai o dinheiro”. Sim, porque talvez você não perceba a diferença que aquele cafezinho na padaria ou aquele bombom depois do almoço fazem no fim do mês.

Considere também a mesma análise para o orçamento familiar. Talvez o que as crianças gastam na cantina possa ser reduzido levando comida de casa. Vale lembrar, porém, que essa equação funciona bem com alimentação, mas nem sempre fazer você mesmo é a saída mais inteligente.  Pode parecer mais barato a princípio, mas o tempo que você gasta e os recursos que usa podem ser um convite a contratar profissionais. Isso vale, por exemplo, para faxineiras, eletricistas, dentre outros.

Bom, depois de saber o quanto recebe e o quanto (e como) gasta, o próximo passo é decidir se você está no melhor caminho ou se precisa mudar alguma conduta ano que vem. Lembre-se que isso vale não apenas para o orçamento individual, mas também para o familiar. Agora, para te ajudar a colocar tudo isso em prática, separamos seis dicas que vão permitir a você  ter uma vida financeira mais saudável no ano novo:

1) Olhe pra trás e analise suas emoções

Antes de começar o planejamento financeiro para 2022, é importante analisar como você lidou com o dinheiro em 2021. Passamos por períodos difíceis devido à pandemia. Como você lidou com as pequenas recompensas para os dias mais pesados. Abusou das compras online? Baixou todos os aplicativos de delivery?  Em que medida todos esses gastos impactaram seu orçamento?

2) Negocie dívidas

Você tem dívidas em aberto? A quitação delas precisa ser a prioridade do seu planejamento financeiro para 2022. A época do final de ano é propícia para a negociação de dívidas. Consulte as empresas para qual deve e viabilize a melhor solução para o seu caso.

3) Planejamento a todo vapor

Em janeiro a avalanche de impostos, renovações, rematrículas e demais contas chega com tudo. O seu 13º salário e outros bônus recebidos no final do ano podem ser cruciais para organizar esses gastos sem dor de cabeça. Sendo assim, comece a pensar nos gastos de janeiro ainda em dezembro.

4) Qual a grande meta para 2022?

O que gostaria de fazer diferente em 2022? Um novo curso, guardar dinheiro para uma viagem dos sonhos? Nada melhor do que fazer uma lista de objetivos e definir prazos. Você pode, por exemplo, se comprometer a guardar uma quantia fixa do seu salário por mês.

5) Cartão de crédito = alerta!

Se utilizado de forma indevida, o cartão de crédito pode gerar um verdadeiro desastre na sua vida financeira. Dê preferência por compras à vista, sempre que possível. Para evitar juros por parcelas ou atrasos da fatura do cartão de crédito, faça sempre uma simulação para entender se aquela compra desejada realmente cabe no seu orçamento.

6) Reserva de emergência é a sua melhor amiga

A vida por si só é cheia de imprevistos, independentemente de qualquer planejamento. Por esse motivo, é indicado uma reserva de emergência, que pode ser uma quantia guardada mensalmente com o objetivo de te auxiliar em algum imprevisto de trabalho ou saúde, por exemplo.

Ah, o Natal!

Quando o fim de ano vai chegando, o desejo de presentear as pessoas queridas aumenta muito. Agora, com as regras de isolamento mais flexíveis, as reuniões familiares podem voltar a acontecer, claro, sempre com cautela, evitando grandes aglomerações. Mas, financeiramente falando, tudo isso significa uma única coisa: gastos. Você já sabe quanto está disposto e quanto vai poder gastar nesse período?

Procure estabelecer uma meta máxima de gastos e depois tudo aquilo que você deseja fazer. Por exemplo, depois de suas análises, você estabelece que o valor extra máximo a ser gasto com as comemorações será de R$600,00. O próximo passo será pensar o que você quer fazer: presentear quais pessoas? Fazer uma reunião em casa? Alguma pequena viagem para rever parentes e amigos? O passo seguinte você já sabe: ver se tudo o que quer fazer está dentro do valor que você estabeleceu como meta de gastos. Se sim, ótimo! Vá em frente. Se não, o ideal é rever os gastos e não aumentar o valor que pretende gastar.

A boa notícia? Apesar de já estarmos nos últimos meses do ano, o aprendizado de fazer um orçamento e controle de gastos é para a vida toda. Então, mesmo que nas primeiras tentativas o resultado não seja ainda o mais perfeito, vá aprimorando mês a mês.

E então, este post foi útil pra você? Então, que tal compartilhar com um amigo? E para ficar sempre por dentro de tudo o que interessa para sua saúde, acompanhe sempre nosso blog e siga-nos nas redes sociais.