A chegada da pandemia do coronavírus, no início do ano de 2020, levantou questões sobre vários aspectos da nossa vida e, é claro, não seria diferente no mundo corporativo. Neste sentido, após mais de um ano de mudanças na forma com a qual lidamos com o trabalho, refletir a respeito do papel do RH tem sido cada vez mais comum.
Quais são os principais desafios dos departamentos de recursos humanos em tempos de trabalho remoto? Como fica a questão da saúde e bem-estar dos colaboradores? A forma de admitir e reter funcionários mudou? Para conhecer a resposta a essas e outras questões sobre o RH na pandemia, continue a leitura!
Home office não é mais tendência, é realidade
Antes do cenário que estamos vivendo, o trabalho remoto era considerado uma alternativa na maioria das empresas e aplicado de forma reduzida. Porém, com o alastramento mundial da Covid-19, uma das primeiras grandes mudanças foi o aumento significativo da prática do home-office, teletrabalho ou trabalho remoto. Ao longo dos meses, esse método se mostrou necessário para estimular e respeitar o isolamento social.
Entretanto, o home office representa desafios para a área de RH, que precisa buscar meios para manter a organização e responsabilidades dos colaboradores remotamente. Mesmo em casa, é preciso garantir o cumprimento não só da jornada de trabalho, mas também de outras disposições da CLT, como horários de descanso, dentre outros.
Em meio a essa realidade, as empresas precisaram se adaptar, revendo processos, adotando reuniões on-line e acompanhamentos remotos, buscando quebrar as barreiras impostas pelo distanciamento. Um dos grandes desafios do RH é garantir que a implementação desse modelo de trabalho, assim como a sua gestão, seja bem-sucedida.
Alguns passos que ajudam na implementação de um regime home-office eficiente:
- Foco maior no resultado e menos controle;
- Liderança guiada pela confiança;
- Realização de reuniões constantes;
- Transparência em todos os processos e decisões.
Os cuidados com a saúde geral e mental dos empregados
A importância dos cuidados com a saúde física e mental ganhou um grande espaço durante a pandemia. Essa pauta levou e continua levando muitos questionamentos para a área de recursos humanos.
O RH é responsável por desenvolver abordagens humanizadas com os colaboradores neste momento de incertezas. São exemplos campanhas de incentivos para uma rotina saudável, e também a criação e manutenção de canais que permitam um bom relacionamento entre colaboradores. Contudo, problemas desconhecidos e inesperados podem ocorrer a qualquer momento. Por isso, vale também disponibilizar informações a respeito do plano de saúde oferecido pela empresa. Assim os colaboradores terão mais facilidade em procurar ajuda profissional.
Recente pesquisa da Fundação Dom Cabral dá conta que, embora a produtividade tenha aumentado no período de home office, a qualidade de vida tem sofrido algumas perdas. A pesquisa mostrou que perder o convívio social é o maior dos medos para cerca de 21 % dos entrevistados. Outro grande receio é o aumento da carga de trabalho no modelo remoto (15,5%), seguida por uma piora de comportamento devida à ausência de convívio (13,5%).
Informações como esta ajudam o RH a desenvolver ações voltada à saúde mental de todos os membros do time e consequentemente beneficiar os bons resultados da empresa, mesmo com o isolamento social.
Lideranças e espírito de equipe
Liderar equipes no cenário de pandemia é, sem dúvidas, um grande desafio para qualquer gestor. O papel do RH é de suma importância e envolve também manter os líderes sempre bem informados sobre a pandemia, auxiliando nas tomadas de decisão.
A comunicação entre líderes, líderes e colaboradores e colaboradores entre si também ganha com a participação do RH. Afinal de contas, toda a equipe precisa estar informada sobre as o que acontece na empresa
Mesmo remotamente, é essencial criar um senso de comunidade entre todos os colaboradores. Assim, um ambiente virtual, normalmente criado por meio de ferramentas de mensagens e chamadas de vídeo, é uma boa opção de comunicação online.
Outros desafios da liderança durante a pandemia é dar visibilidade ao trabalho individual dos colaboradores e estar disponível para os funcionários. Porém, os líderes não devem se esquecer do autocuidado: eles também precisam respeitar a jornada de trabalho, incluindo períodos de descanso, bem como cuidar da saúde mental.
O retorno ao escritório
Apesar de a pandemia ainda não ter terminado, muitos escritórios já têm estratégias e esquemas próprios de retorno ao local de trabalho. Em muitos casos, esse acontecimento causa muita ansiedade e expectativas dos colaboradores. Por isso é importante que a retomada aconteça de forma gradual e planejada de acordo com as fases determinadas em cada cidade ou estado.
Relativo às funções do RH, o plano de retorno ao escritório normalmente é dividido em 5 fases, sempre de acordo com os protocolos de segurança contra Covid-19: abertura do escritório; revezamento de equipes (ocupação de 50%), Funcionários vão em dias diferentes para não gerar lotação no escritório); horário flexível (para garantir que o trajeto ao escritório, principalmente por quem faz uso de transporte público, seja segura); aumento gradual da ocupação do escritório (ocupação de 50%) e retorno completo ao escritório (ocupação de 100%).
Recrutamento e demissão online
Mesmo com o cenário do trabalho remoto, as empresas continuam produzindo e surgem necessidades de recrutamento de novos usuários e demissões/desligamentos. Como a área de RH deve conduzir esses processos durante a pandemia?
O processo de recrutamento passou por mudanças, já que a maior parte das entrevistas tende a ser realizada de forma remota: o contato presencial com o candidato para a vaga se perdeu nesse contexto de distanciamento social.
Esse exemplo mostra a importância do setor de recursos humanos cada vez mais apostar em ferramentas de processos de recrutamento e seleção inovadores, já que a comunicação entre empresa e candidato deve ser, mais que nunca, conduzida de forma clara e objetiva, passando segurança.
Até mesmo na hora de demitir, a comunicação e as tecnologias devem permitir um processo tranquilo, mesmo que a distância. É importante que, para o momento da demissão, o RH já tenha toda a documentação preparada. A equipe de TI também seja orientada para encerrar os acessos do colaborador à rede.
Ao gestor responsável pela demissão, cabe agir com respeito e não dispensar o olho no olho, mesmo que por chamada de vídeo. É muito importante informar o colaborador quais serão os próximos passos da empresa em relação a ele, considerando, por exemplo, retirada de equipamentos quando for o caso. Siga-nos nas redes sociais e esteja sempre bem informado sobre as melhores práticas para sua empresa.