De acordo com pesquisa feita nos Estados Unidos e baseada na população americana, revelou que 75% das pessoas que sofrem da doença celíaca, desconhecem que tem o problema. O Estudo foi feito pela Clínica Mayo, com sede no Estado de Minnesota e publicado no The American Journal Of Gastroenterology
A doença celíaca é uma doença autoimune, ou seja, as próprias células de defesa do sistema imunológico agridem e atacam as células do organismo, causando um processo inflamatório.
Na doença, o processo inflamatório é provocado pelo glúten, principal proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e no malte. A ingestão de alimentos com este tipo de proteína pelos celíacos se torna tóxica e provoca lesão no intestino delgado, impedindo a adequada absorção dos alimentos. O processo inflamatório causado pelo glúten, afeta a parede interna do intestino delgado, e causa à atrofia das vilosidades intestinais, o que gera uma diminuição da absorção dos nutrientes.
Sintomas
Não existe cura para a doença celíaca. O melhor tratamento é eliminar os alimentos que contenham glúten, responsável por desencadear a inflamação.
Estudos comprovam que a doença pode permanecer com sintomas mínimos e ocasionais durante longos períodos da vida.
Os sintomas podem variar de manifestação alguma até uma importante resposta imunológica e de desnutrição pela deficiência na absorção de nutrientes.
Nos pacientes com poucos sintomas podem apresentar anemia e osteoporose, comprometendo o bem estar e a qualidade de vida.
Nos casos mais atípicos da doença é possível sintomas extra-intestinais como artrite, infertilidade, alterações hepáticas, neurológicas e psiquiátricas de variados graus e
intensidade.
A doença celíaca pode se manifestar em qualquer idade, considerando que esta associada a um processo inflamatório e intoxicatório permanente em função da ingestão de glúten.
Conheça os principais sintomas:
-Alterações na pele
-Unhas quebradiças e queda de pêlos
-Anemia por deficiência na absorção de Vitamina B12
-Alteração do ciclo menstrual
-Diminuição da fertilidade
-Inchaço dos membros inferiores
-Osteoporose
-Fezes fétidas
-Inchaço abdominal por gases, cólicas, náuseas e vômitos
-Perda de peso
-Baixa estatura
-Fraqueza geral
-Modificação do humor
Causas
A causa da doença celíaca é a intolerância direta ao glúten. Sabe-se que há um componente genético bem definido, por isso ela pode acometer várias pessoas de uma mesma família. Estudos indicam que vários parentes de primeiro grau devem ser investigados, pois podem apresentar a doença mesmo sem apresentarem sintomas.
Diagnóstico
É preciso estar atendo aos sintomas acima descritos, a combinação de vários destes pode indicar a existência da doença. O diagnóstico deve ser feito por um medido por meio de exames laboratoriais que embora altamente precisos e confiáveis, são algumas vezes insuficientes para um diagnóstico. Assim, o diagnóstico preciso deverá ser confirmado por biópsia do intestino delgado.
Alimentos proibidos
-Trigo e seus derivados
-Aveia e seus derivados
-Centeio e seus derivados
-Cevada e seus
derivados
-Malte (sub-produto da cevada)
Alimentos permitidos
-Farinhas: mandioca, arroz, milho, fubá, féculas
-Cereais: arroz, milho
-Gorduras: óleos,
margarinas
-Frutas: todas, ao natural e sucos
-Laticínio: leite, manteiga, queijos e derivados
-Hortaliças e leguminosas
-Carnes e ovos