No dia 08 de maio foi celebrado o dia mundial de luta contra o câncer de ovário, a data foi comemorada pela primeira vez em 2012. A iniciativa partiu de 26 Organizações Não Governamentais, de 17 países diferentes, que uniram-se para disseminar informação às suas comunidades sobre os fatores de risco e sintomas da doença. O grande objetivo é conscientizar mulheres sobre a importância de procurar o médico, rapidamente, caso algum sintoma seja identificado.
A iniciativa da campanha, visa de fato oferecer informações e ajudar mulheres que vivem com a doença, além de amigos e familiares de pacientes. O grande objetivo é também criar uma comunidade de apoio e troca de informações e esclarecimentos.
Pesquisas indicam que, por ano, aproximadamente 250 mil novos diagnósticos de câncer de ovário ao redor do mundo e, desses, 140 mil são fatais, levando mulheres ao óbito principalmente em decorrência da detecção tardia. No Brasil esse número é de aproximadamente
6.200 mil novos casos por ano.
Estatísticas revelam ainda que apenas 45% das mulheres com câncer de ovário tem chances de sobreviver por 5 anos após o diagnóstico, enquanto, para pacientes de câncer de mama, esse número sobe para 89%.
O cenário é crítico e foi exatamente por conta dele que surgiu o Dia Mundial do Câncer de Ovário.
No Brasil, a campanha é liderada pelo Instituto Oncoguia e conta com a participação de outras ongs como AMUCC em Florianópolis e Viva Maria em Salvador.
A cor escolhida em 2012, para simbolizar a luta contra o câncer de ovário é a verde-agua
De acordo publicação feita pela Instituto Oncoguia, a ideia foi exatamente reunir diversas ONGs por todo o mundo e disseminar informação sobre a doença, dando ao câncer de ovário, finalmente, o destaque necessário.
Conforme o próprio Instituto, quando as pessoas se reúnem em uma mesma causa, resultados positivos são certeiros. Assim, é preciso dar visibilidade a essa doença séria e silenciosa que é o câncer de ovário e dessa forma, salvar a vida de muitas mulheres.
O que são os ovários
As glândulas reprodutivas das mulheres são conhecidas por ovários. São as responsáveis pela produção dos os óvulos, que são transportados pelas tubas uterinas (trompas de Falópio) para o útero, onde são fertilizados começando o desenvolvimento do feto. Os ovários são também a principal fonte dos hormônios femininos (estrogênio e progesterona). Os ovários estão localizados na pelve, um de cada lado do útero.
O câncer de ovário é considerado o tipo de câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado, a maioria dos tumores malignos de ovário só se manifesta em estágio avançado. É o câncer ginecológico mais letal, embora seja menos frequente que o câncer de colo do útero.
Este tipo de câncer pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas acomete principalmente as mulheres acima de 40 anos, são tumores de crescimento lento com sintomas que levam algum tempo para se manifestarem
Não existem testes para detecção precoce do câncer de ovário, uma doença que é caracterizada em todo o mundo pela falta de conhecimento sobre os seus sintomas e pelo diagnóstico de fase tardia.
Principais sintomas do câncer de ovário
Os sintomas do câncer de ovário podem ser confundidos com outros problemas menos graves, tais como as enfermidades gastrintestinais.
– Aumento do volume abdominal / inchaço contínuo (não é o inchaço casual)
– Dificuldade de comer / sensação de plenitude
– Dor abdominal ou pélvica
– Necessidade urgente e frequente de urinar
De acordo com pesquisa cerca de 15% dos casos de câncer de ovário têm antecedentes familiares. Isso significa que eles possuem laços de sangue estreitos (mãe, irmã, filha, avó, neta, tia ou sobrinha), quer seja no lado materno ou paterno da família, com alguém que tenha tido câncer de mama antes dos 50 anos de idade ou câncer de ovário em qualquer idade.
Iniciativas da Rede Privada
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), responsável por regular empresas que comercializam planos de saúde no Brasil, publicou no ano de 2014 novos critérios e coberturas para pacientes com câncer.
Os beneficiários de planos de saúde individuais e coletivos terão direito a mais 87 procedimentos, incluindo 37 medicamentos orais para o tratamento domiciliar de diferentes tipos de câncer, dentre eles o câncer de ovário, terão ainda acesso a 50 novos exames, consultas e cirurgias.
Saiba mais sobre os planos de saúde que oferecem condições, serviços e atendimentos para o tratamento contra o câncer de ovário, fale com um de nossos corretores.
Se quiser saber mais sobre o câncer de ovário e ter informações sobre a campanha mundial, acesse a página oficial em: http://ovariancancerday.org/pt/pledge/