Os tempos mudaram. Hoje em dia, a tecnologia está presente em praticamente todos os lugares e faz parte do nosso cotidiano. Com isso, as relações profissionais também mudaram, bem como as demandas para o mercado de trabalho. Então, o que é necessário para um profissional do futuro?
O profissional do futuro é aquele que se adéqua as necessidades que o mercado impõe e está sempre atento às tendências e inovações, sem abrir mão de trabalhar as suas habilidades interpessoais. Ou seja, ele harmoniza bem conhecimento técnico e o bom relacionamento com os colegas.
Saber identificar essas habilidades nos candidatos é fundamental para quem trabalha na área de Recursos Humanos. Portanto, continue a leitura e descubra quais são as características do profissional do futuro!
1. Profissional do Futuro: Habilidade de trabalhar em equipe
Dificilmente um profissional atuará completamente sozinho em um setor e, mesmo quando isso ocorrer, será necessário manter um bom relacionamento com os colegas de outras áreas. Por isso, saber se relacionar com outras pessoas e ter boas capacidades de trabalho em equipe é fundamental para profissionais do futuro.
2. Profissional do Futuro: Boa capacidade de comunicação
Além de saber acatar a opinião dos colegas e trabalhar em conjunto com eles, conseguir se comunicar adequadamente, argumentar sem brigar e negociar novas estratégias é muito importante. Isso também é extremamente valioso para quem lida diretamente com o cliente, onde o jogo de cintura é fundamental.
3. Profissional do Futuro: Inteligência emocional
A inteligência emocional é uma das mais importantes capacidades para o profissional do século XXI. Essa característica está relacionada à habilidade de lidar bem com as emoções e gerenciá-las a favor de si mesmo e do próximo. Pessoas inteligentes emocionalmente são aquelas que se conhecem muito bem e sabem guiar situações sem perder o controle.
4. Pensamento crítico
Outra característica fundamental e que deve ser procurada em um profissional do futuro é a existência do pensamento crítico. Pensar ‘’fora da caixinha’’ e elaborar opiniões próprias é algo indispensável para qualquer colaborador. Afinal, ele entrará diariamente em contato com pessoas diferentes que possuem, consequentemente, pensamentos diversos e precisará pensar rápido em soluções para problemas.
5. Empatia
Por fim, a empatia é uma característica que não pode ficar de fora da personalidade de bons profissionais. Observar se os candidatos são empáticos e se sensibilizam com a dor do outro é um ótimo indicativo de que eles fornecerão um ótimo atendimento ao cliente e também lidarão muito melhor com os desafios do trabalho, atuando em equipe e auxiliando os seus colegas no que for necessário.
Como pudemos observar, o profissional do futuro não é apenas aquele que lida bem com a tecnologia e suas inovações, mas também o que sabe se relacionar com outros seres humanos com inteligência e muito respeito. Busque tais habilidades em seus candidatos e as contratações serão um verdadeiro sucesso!
Para saber ainda mais sobre a gestão de pessoas, confira nosso artigo especial com dicas para motivar os funcionários desmotivados de uma empresa. Afinal, cuidar de nossos colaboradores é um dos pilares de negócios que são referência em seus respectivos segmentos. Boa leitura!