Sintoma que afeta uma grande parte da população mundial, a dor de cabeça se caracteriza por uma dor localizada na região da cabeça e pescoço. Ela pode ocorrer em ambos ou apenas um dos lados da cabeça, aparecer gradualmente ou de uma só vez, e estar localizadas fora do crânio, nos músculos, nervos ou seios da face.
Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça, cada qual relacionada a uma causa diferente e que pode variar de problemas simples do cotidiano a doenças mais graves e que oferecem risco à vida. Em geral, esse incômodo é classificado em dois tipos: cefaleias primárias e cafaleias segundárias.
As cefaleias primárias são as dores de cabeça que não foram causadas por doenças, e não podem ser consideradas um sintoma. Elas se manifestam a partir de alterações na atividade química cerebral, contração dos músculos e vasos sanguíneos, hiperatividade de estruturas sensíveis à dor, exposição a estímulos estressantes (como som alto ou luz forte) ou uma combinação desses fatores.
As cefaleias secundárias, por sua vez, são sintomas de uma boa variedade de doenças comuns — tais como gripe, sinusite, desidratação, problemas dentários e anemia. Problemas de saúde considerados graves também podem ser fonte de cefaleia secundária, incluindo tumores, aneurismas, hipertensão e meningite.
Confira cinco causas mais comuns da dor de cabeça:
– Estresse
– Insônia
– Pressão alta
– Problemas oculares
– Tensão pré-menstrual