A saúde no trabalho é um tema que vem sendo cada vez mais debatido no âmbito da gestão empresarial e da gestão de pessoas. Entender o papel que a empresa ocupa na proteção e qualidade de vida dos colaboradores é o primeiro passo para a identificação das ações específicas que podem ser adotadas dentro das organizações empresariais.
Neste guia, você vai entender a importância da saúde no trabalho e o papel da empresa na promoção do cuidado ao trabalhador. Além disso, vai descobrir quais são os benefícios absorvidos pelas empresas que investem em saúde no trabalho.
Também vamos mostrar como é possível promover a saúde no ambiente de corporativo e quais são os prejuízos que o seu negócio pode sofrer se negligenciar estas ações.
Ao final da leitura, você vai entender qual é o papel dos planos de saúde nesse contexto, acompanhando dicas que vão ajudá-lo a escolher o plano ideal de acordo com o perfil e necessidades dos seus colaboradores. Boa leitura.
Importância da saúde no trabalho
Muitos gestores não sabem, mas a saúde dos seus colaboradores impacta diretamente nos resultados alcançados pela sua empresa.
Diversos estudos na área de Recursos Humanos já apontaram que os colaboradores satisfeitos, com saúde e qualidade de vida, desempenham melhor as suas atividades, atingindo índices de produtividade mais elevados e contribuindo para o crescimento do negócio.
Por isso, ao investir na saúde do capital humano, a empresa está adotando ações estratégicas que visam aumentar o engajamento e estreitar o relacionamento entre o funcionário a organização. Com isso, a marca fica mais forte diante da concorrência, aumenta os seus lucros e fortalece a sua imagem no mercado.
Sob a perspectiva do trabalhador, o cuidado da empresa com a sua saúde é uma demonstração de valor que denota a preocupação com as pessoas, e não apenas com o negócio.
É natural que as pessoas queiram ser enxergadas como atores importantes dentro da organização da qual fazem parte, afinal, elas são essenciais para que as coisas aconteçam. Por isso, ao cuidar da saúde dos seus colaboradores, a empresa está dizendo a eles que deseja que eles se sintam bem no seu ambiente de trabalho e cresçam como pessoas e profissionais.
Vantagens de investir em saúde no trabalho
Elencamos, a seguir, as principais vantagens de investir em ações de saúde no trabalho para a empresa e para o colaborador. Confira!
Aumento da produtividade
Inúmeros problemas de saúde podem impactar na produtividade do trabalhador. Além disso, eles podem estar associados a atrasos, faltas e turnover.
Doenças como a depressão e outras patologias silenciosas e que apresentam sintomas de difícil identificação podem afetar a motivação, o foco, o rendimento e, consequentemente, o bem-estar psicológico e físico dos trabalhadores.
Dessa maneira, estimular a proteção e o cuidado com a saúde dos trabalhadores, incentivando a adoção de ações preventivas e consultas médicas de revisão, não traz apenas vantagens, mas também colabora para a produtividade e o desempenho dentro da empresa e a melhora na performance dos funcionários.
Geralmente, problemas de saúde estão relacionados à falta de produtividade no trabalho, por isso é necessário considerar o cuidado com o capital humano dentro de uma estratégia que foca no desempenho e crescimento do negócio.
Redução do absenteísmo
Um dos grandes desafios das empresas está em identificar soluções de como reduzir o absenteísmo.
Absenteísmo é uma expressão utilizada para para se referir ao número de faltas ou atrasos dos colaboradores de uma empresa. Até certo ponto, é normal que ocorram ausências, entretanto, existe um nível tolerável que, quando ultrapassado, merece atenção dos gestores.
Um dos grandes desafios das empresas é controlar e reduzir o absenteísmo. Porém, quais estratégias podem ser adotadas? A melhor forma de lidar com a situação é compreendendo as causas do problema.
Geralmente, a principal causa está relacionada aos problemas de saúde e insatisfação com o trabalho. Por isso, é preciso investir em engajamento e oferecer mecanismos de proteção e prevenção à saúde física e mental do colaborador.
A saúde tem um impacto direto sobre o índice de absenteísmo. Sendo assim, você deve considerar a criação de alternativas para que o empregado seja cuidado constantemente. Isso pode ser feito por meio do desenvolvimento de programas internos, oferta de planos de saúde e seguro-saúde e outros mecanismos, a respeito dos quais falaremos mais adiante.
Normalmente, grandes empresas disponibilizam aos seus funcionários um médico do trabalho de plantão, enquanto as pequenas investem em vantagens como a oferta de planos de saúde familiares, ações de conscientização, entre outros.
Melhora no clima organizacional
Outro aspecto interessante na saúde do trabalho é que ele contribui para a melhora nos índices de clima organizacional. Ele representa um indicador de satisfação dos colaboradores de uma empresa em relação às políticas, ao modelo de gestão, comunicação, cultura da empresa e valorização do profissional.
Um clima organizacional saudável ajuda na melhora da qualidade de vida no trabalho, no aumento da produtividade, satisfação, participação e comprometimento do colaborador.
Além disso, o clima organizacional é um fator que também gera uma influência direta na produtividade. Dessa forma, percebemos que ações estratégias e os resultados a serem alcançados estão interligados entre si: saúde no trabalho, motivação, produtividade e clima organizacional.
Melhora nos resultados gerais da empresa
Por fim, outra vantagem que a saúde no trabalho traz para a empresa — e que é o resultado de tudo o que foi apresentado até aqui — é a melhora nos resultados gerais da organização.
Com um time alinhado, motivado e que produz, é natural que a empresa entregue aos seus clientes um serviço e produtos com maior qualidade, contribuindo para o aumento da lucratividade e ampliando as oportunidades de crescimento junto ao seu mercado de atuação.
Como promover a saúde na sua empresa
Existem várias formas de estabelecer uma política de promoção à saúde na sua empresa. Elencamos a seguir algumas ideias simples e muito eficazes no aumento da qualidade de vida dos colaboradores e retenção de talentos. Descubra!
Promova ginástica laboral
Realizar atividades físicas com frequência é um dos segredos para manter a saúde. Por isso, ao falar sobre saúde ocupacional, a regra não é diferente. Por isso, é necessário que a empresa estimule os seus colaboradores à prática de exercícios físicos.
Além de criar uma rotina de exercícios de ginástica laboral, você pode promover eventos esportivos com os funcionários, firmar parcerias com academias de musculação, dança, luta, entre outras.
A ideia é estimular os profissionais a realizarem exercícios físicos, visando a proteção da saúde e a promoção do bem-estar e qualidade de vida.
Desenvolva ações preventivas de doenças
Outra ótima ideia para a promoção da saúde na empresa é a criação de programas e ações preventivas, como a realização de palestras e entrega de materiais informativos.
Você pode trazer para o grupo dicas sobre alimentação saudável, informações sobre hipertensão, criar campanhas internas antitabagismo, dar dicas de alongamento, entre outros.
Para descobrir quais são os temas mais interessantes dentro do perfil dos seus colaboradores, você pode fazer uma pesquisa interna levantando os hábitos de vida e eventuais temas que geram mais interesse.
Vale deixar claro para a equipe que o foco da empresa é implementar ações que contribuam para o desenvolvimento e a qualidade de vida e que a participação nessas ações é facultativa. A imposição pode surtir efeitos contrários aos desejados.
Ofereça plano de saúde e odontológico
Sem dúvida a oferta de planos de saúde é um grande diferencial em uma empresa. Além de representar uma excelente estratégia para a captação de talentos, ele contribui com as ações de cuidado com a saúde, prevenção de doenças e satisfação dos colaboradores.
O mercado oferece inúmeras opções de plano que podem ser adaptados à realidade de cada empresa: planos de saúde empresariais, planos por adesão e odontológicos são apenas alguns exemplos.
O cuidado que o empresário deve tomar ao contratar um plano de saúde diz respeito às regras e aos serviços que serão oferecidos. É preciso ter em mente que o convênio deve contemplar serviços que atendam às necessidades dos colaboradores, caso contrário, eles não terão o mesmo efeito no cuidado com a saúde da sua equipe.
Prejuízos de ignorar a saúde dos colaboradores
O principal problema enfrentado pelas empresas que não desenvolvem ações de cuidado com a proteção da saúde no trabalho é o resultado final dos seus produtos e serviços.
Com colaboradores sofrendo com doenças silenciosas, sem diagnóstico, baixa motivação para o trabalho e produtividade reduzida, é natural que a empresa sofra consequências graves, perdendo significativamente a qualidade no produto final, reduzindo sua capacidade de competitividade junto ao mercado e reduzindo seus resultados financeiros.
Como escolher plano de saúde para os colaboradores
A ineficiência da saúde pública no Brasil faz com que cresça continuamente o número de pessoas interessadas em contratar planos de saúde particulares. O maior volume de adesão aos novos planos ocorre justamente no ambiente corporativo em que há oferta do benefício aos funcionários de empresas.
Escolher o plano de saúde adequado para seus colaboradores é uma tarefa que demanda muita atenção, por isso é importante que você avalie o perfil dos funcionários e busque o apoio de uma empresa especializada.
Para começar, você deve considerar alguns aspectos essenciais e que podem servir como ponto de partida na contratação do plano de saúde:
É preciso entender as necessidades dos seus colaboradores
Antes de buscar o serviço de uma corretora de seguros, faça um levantamento do perfil dos seus funcionários, captando informações como gênero, faixa etária, hábitos de saúde e até mesmo histórico de doenças. Essas informações são muito importantes na hora de escolher os serviços de saúde contratados junto ao plano.
Considere que será um benefício a longo prazo
Ao decidir oferecer plano de saúde para os colaboradores, você deve ter em mente que será um benefício a longo prazo. Depois da contratação, você não poderá simplesmente cortar o benefício sem uma justificativa plausível. Por isso, planeje suas ações e seu financeiro para evitar problemas e incômodos futuros depois de inserir uma política dessa natureza na empresa.
Esteja atento aos detalhes
Antes de assinar o contrato do plano de saúde, esteja atento a todas as cláusulas e avalie com atenção se o documento está de acordo com o que foi negociado.
Opte por planos de saúde mais completos
Mesmo que os custos sejam mais altos, ao optar por planos de saúde mais completos você garantirá aos seus funcionários um serviço que realmente funciona e que atende de forma eficaz às suas necessidades.
Não adianta contratar um plano apenas para gerar a sensação de cuidado com o colaborador, você deve efetivamente entregar aquilo que prometeu, oferecendo um serviço de qualidade e que atenda de forma integral às demandas de saúde dos seus funcionários.
A Segurar Saúde é uma corretora que está no mercado há 15 anos, atuando de forma ativa no ramo de planos de saúde e seguros de pessoas, como seguro-saúde, de vida, viagem e previdência.
Uma corretora de confiança e referência no segmento de planos de saúde e planos odontológicos que pode ajudar a entregar as melhores soluções em saúde para a sua empresa.
Por que contar com uma ajuda especializada
Com a ajuda de uma corretora de seguros especializada e reconhecida no mercado, fica mais fácil para o gestor identificar o perfil dos seus colaboradores e alinhar as suas necessidades com os produtos à disposição no seu ramo de atuação.
Com ajuda de profissionais com expertise em planos de saúde você consegue encontrar os melhores preços associados às boas oportunidades, já que o seu objetivo deve ser o de entregar ao colaborador um serviço de saúde que realmente faça a diferença.
Como você pode ver neste guia, a saúde no trabalho é um tema atual e que merece atenção dos gestores empresariais de recursos humanos. Investir em boas estratégias e ações direcionadas para o cuidado com o capital humano significa crescimento do negócio e a construção de parcerias profissionais a longo prazo.
Você quer investir em estratégias de proteção e desenvolvimento da saúde no trabalho? Entre em contato com a Segurar Saúde e descubra como podemos ajudar o seu negócio.