sofra de infertilidade.
Aproximadamente 10% de todos os casais do planeta vão enfrentar os problemas da infertilidade ao tentar conceber e a questão da infertilidade masculina poderá ser a causa de quase metade desses casos. Um casal é considerado infértil depois de ter tentado, sem sucesso, por um ano ou mais engravidar. Um diagnóstico masculino pode ser devastador, mas existem vários tratamentos e opções disponíveis para ajudá-los a conceber.
Há dezenas de razões para que um homem possa experimentar a infertilidade. Distúrbios hormonais, uma doença sexualmente transmissível (DST), infecções e trauma nos órgãos reprodutivos estão entre as causas mais comuns para o distúrbio. Disfunção sexual, uma obstrução, medicamentos, cancro testicular ou outras condições médicas, tais como a anemia de células falciformes, podem também levar a problemas de fertilidade.
Quando um casal está enfrentando problemas de infertilidade, um especialista em fertilidade irá verificar a saúde do homem em primeiro lugar. A infertilidade no homem é mais fácil para testar e diagnosticar; infertilidade nas mulheres é geralmente mais complicado. A primeira coisa que os médicos vão fazer é perguntar ao paciente sobre seu histórico médico e sexual, e, em seguida, o médico irá realizar um exame físico.
Se tudo estiver normal, o médico irá agendar a análise do sêmen, que irá verificar o esperma e suas várias propriedades diferentes. O mais óbvio é verificar o número normal de esperma em movimento, referida como concentração, morfologia e motilidade. Algumas condições podem causar a produção irregular de esperma, tornando-os não capazes de fertilizar um óvulo.
A análise do esperma também irá verificar a concentração do sêmen. Se o esperma é fisicamente normal, a infertilidade pode ser causada pelo fluido seminal ser demasiado grosso ou fino, impedindo que o esperma alcance o óvulo. O volume da ejaculação será medido também.
Geralmente, a infertilidade masculina é tratada em uma das três maneiras. A primeira maneira é através de terapia medicamentosa. Existem muitos medicamentos que podem aumentar a contagem de esperma , e combatem infecções que podem comprometer a saúde do espermatozoide. Algumas condições, tais como obstruções, podem ser resolvidos através de cirurgia.
A última maneira é através da reprodução assistida. O esperma pode ser obtido usando uma das várias técnicas disponíveis. O esperma pode ser depois tratado, por meio de uma lavagem ou centrifugadores, reduzindo do número de espermatozoides anormais.
Depois disso, o material será combinado com um óvulo por meio de fertilização in vitro ou injeção de esperma intracitoplasmática. A fertilização in vitro envolve a combinação de espermatozoides saudáveis e vários óvulos juntos em uma placa, deixando o esperma naturalmente fertilizar o óvulo.