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Pesquisa atesta a qualidade dos planos de saúde pela satisfação dos usuários

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.Adreson Vita Sá 91% dos entrevistados concordam que os planos oferecem atendimento de melhor qualidade.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), com base em dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), revelou que os planos de saúde médico-hospitalares encerraram o mês de junho com 50,5 milhões de vínculos, esse número representa um aumento de 1% na variação de 12 meses, e estabilidade (0%), em comparação ao trimestre anterior.

Este índice revela o que a ANS já vem sinalizando, o mercado de planos de saúde não estão sofrendo os impactos da crise financeira. A análise talvez seja precoce, porém, os usuários de planos de saúde estão mais satisfeitos com os serviços oferecidos. O IESS publicou também, no dia 06/08, uma pesquisa realizada pelo Datafolha onde constata que 85% dos beneficiários de planos de saúde, das oito regiões metropolitanas do País, estão satisfeitos com os serviços e pretendem continuar com seus planos atuais.

A pesquisa mostra ainda que o terceiro maior desejo dos brasileiros das áreas pesquisadas é contar com a cobertura e a proteção de um plano de saúde, o desejo fica atrás somente da casa própria e da educação.

De acordo com o superintendente-executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, a fidelidade dos beneficiários é um importante indicativo de qualidade dos serviços prestados pelas operadoras. “O setor de saúde suplementar é bastante competitivo e pulverizado. Se o beneficiário quer manter o plano

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atual, uma das razões, certamente, é que ele está sendo bem atendido por seu plano”, avalia.

A pesquisa Datafolha ouviu, em fevereiro, 3,32 mil pessoas, entre beneficiários e não beneficiários, em oito regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e Manaus). A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa 90% dos usuários consideram “muito bom ou bom” o atendimento dado durante os exames, 86% aprovam o atendimento das consultas e 87% o atendimento dado durante as internações.

Os índices positivos foram maiores na Região Metropolitana de Porto Alegre, 95% para o atendimento de exames e de consultas médicas, e 97% para o atendimento dado durante as internações.

Um outro aspecto importante divulgado pela pesquisa é sobre a segurança em se ter um plano de saúde, neste quesito 96% dos entrevistados “concordam totalmente ou em parte” que “quem conta com um plano de saúde tem mais segurança, no caso de doença ou acidente”, o mesmo índice de para as frases de que o plano “é essencial” e “é essencial para quem tem filhos pequenos”. Dentro os entrevistados, 92% concordam que quem tem plano “é atendido quando precisa” e 91% também concordam que os planos oferecem “atendimento de melhor qualidade”.

Sobre os principais motivos para se ter ou desejar um plano, a pesquisa revela que, entre aqueles que não contam com o benefício, 47% destacam a qualidade do atendimento oferecida pelos planos de saúde; 39% considera que a saúde pública é precária e o cidadão não quer depender do SUS; e 18% afirma buscar por segurança, para sentir-se tranquilo em caso de doença.

O IESS ressalta que os resultados revelados na pesquisa é um forte indicativo para o crescimento da saúde suplementar no Brasil nos próximos anos. “Menos de 25% da população brasileira contava com esse benefício no fim do ano passado. Os resultados comprovam que os planos são essenciais e o brasileiro esta cada vez mais valorizando esse benefício”. Prova disso é que 80% dos entrevistados manifestaram “concordar plenamente” com a afirmação de que “o plano de saúde é essencial”.

Um outro aspecto no aumento dos números de novos beneficiários e os resultados na avaliação positiva, são os crescentes incentivos na saúde suplementar. A ANS, agência que regula os planos de saúde no Brasil, vem desempenhando políticas e ações de incentivos a qualidade e novos incentivos para programas de qualidade e ampliação dos serviços e redes de serviços.

Os principais resultados da pesquisa estão disponíveis para consulta em www.iess.org.br

 

 

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