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Headcount no RH: aprenda como acompanhar esse KPI!

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Alcançar uma performance de sucesso nos trabalhos de Recursos Humanos passa por conseguir aplicar estrategicamente os seus KPIs. Embora isso possa estar claro entre os integrantes do departamento, vale a pena entender a importância de indicadores, como o headcount no RH.

A tradução do termo “headcount” é contagem de cabeça, ou seja, trata-se do número de colaboradores empregados em uma empresa. No headcount, cada um da folha de pagamento entra na conta. É, de fato, um indicador simples e sem muitos mistérios, mas extremamente útil quando o relacionamos ao planejamento estratégico, aos objetivos e ao orçamento da empresa.

De maneira geral, é a partir dos dados do headcount que é possível fazer o controle dos gastos com cada colaborador, o que representa um impacto gigantesco no financeiro de uma empresa, além de entender as demandas e necessidades da equipe. Achou interessante? Continue a leitura para compreender como acompanhar esse KPI da melhor maneira.

Alinhe o Headcount no RH ao orçamento

Como qualquer outro indicador, o headcount deve partir dos objetivos da empresa: quais sãos os riscos e desafios da empresa e qual é a nossa estratégia de crescimento? Respondendo questões como essas, pode-se prever o orçamento para cada departamento da empresa. Dessa forma, o RH também tem seu orçamento definido.

Onde entra o headcount no orçamento? O número de colaboradores de uma empresa tem influência direta na folha de pagamento. O valor destinado para os processos de contratação, por exemplo, quando investidos em outras despesas, pode causar problemas na gestão financeira.

A previsão de gastos com a base de colaboradores deve estar alinhada aos custos planejados pela empresa. A partir do headcount, os responsáveis pela gestão de pessoas conseguem definir os gastos com encargos trabalhista e benefícios ao trabalhador (vale refeição, plano odontológicoplanos de saúde etc). Perceba que tudo isso está relacionado com as perspectivas de crescimento que a empresa tem para os próximos anos.

Elabore um organograma para a empresa

Se a ideia é analisar o trabalho realizado por cada colaborador e inseri-lo dentro do orçamento, é fundamental que, antes, o RH organize hierarquicamente as funções e os departamentos dentro da empresa.

É por meio de um organograma que a gestão de pessoas consegue dar mais transparência às atividades internas e melhorar a produtividade diária. Dessa forma, antes de analisar a demanda de cada cargo, é possível dar luz a toda a estrutura organizacional da empresa.

Analise as competências para cada cargo

A análise das competências exigidas em cada cargo tem duas funções importantes: não só acompanhar a execução do trabalho do colaborador, mas, também, melhorar o processo de admissão de novos profissionais. A análise pode ser feita por meio de uma breve pesquisa com os colaboradores da empresa.

Entender as exigências do cargo permite que o RH acompanhe se o colaborador está cumprindo as demandas ou  está sobrecarregado. Quanto ao processo de admissão, a empresa reduz custos com recrutamento/seleção e passa a selecionar bons profissionais, alinhados com os cargos oferecidos.

Use o headcount para projetar cenários

Os colaboradores de uma empresa são a base para qualquer estratégia de crescimento. Por isso, considerar a capacidade produtiva da equipe para definir os próximos passos é fundamental. Se a perspectiva é de diminuição do número de colaboradores, por exemplo, quais serão os critérios para essa ação? Qual será o impacto no orçamento dos custos de demissões?

O headcount no RH é mais um indicador, assim como turnover, absenteísmo, retenção de talentos e tantos outros. Quando utilizado em conjunto, ele oferece dados fundamentais para melhorar a produtividade das pessoas no ambiente de trabalho, alinhar a gestão de RH aos objetivos da empresa e, consequentemente, aumentar a sua lucratividade.

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