Telefone

(11) 3661-3296

Whatsapp

(11) 93800 - 4343

O envelhecimento elevará o número de internações

Categorias

Recentes

Como Manter a Saúde em Dia Durante Todo o Ano
O início de um novo ano é o momento ideal para rever hábitos e adotar um estilo de vida mais saudável....
Dezembro Vermelho
Conscientização e Prevenção ao HIV/AIDS O que é o Dezembro Vermelho? O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional dedicada à conscientização...
Tudo Sobre Gestação
Entenda a Jornada Semana a Semana A gestação é um momento único na vida de muitas mulheres. Além de emocionante, ela...
Novembro Azul
Novembro Azul: Conscientização sobre o Câncer de Próstata e o Papel dos Planos de Saúde no Acompanhamento da Saúde Masculina Novembro...
PLANO DE SAÚDE
Manter a saúde em dia é um dos maiores investimentos que podemos fazer em nós mesmos e em nossas famílias. E...
Contratar um Plano de Saúde
Como Contratar um Plano de Saúde com um Corretor: Guia Completo Quando se trata de garantir proteção e tranquilidade para você...
A Importância do Plano de Saúde na Sociedade
Benefícios para Empresas e Funcionários Na sociedade contemporânea, a saúde é um dos pilares fundamentais para o bem-estar e a produtividade...

Faça Seu Plano de Saúde Aqui: Individual, Familiar, Empresarial e Odontológico

Estudo revela que o envelhecimento elevará em 30% o número de internações até 2030.

Um trabalho inédito no Brasil, realizado pela IESS – Instituto de Estudo de Saúde Suplementar, revelou dados importantes sobre os impactos do envelhecimento da população brasileira na saúde suplementar que sustentam a cadeia de planos de saúde no Brasil.

O trabalho foi publicado no caderno periódico de Textos para Discussão nº 57-2016, cujo principal objetivo é traçar projeções dos gastos com saúde, cujo tema é “Envelhecimento populacional e os desafios para o sistema de saúde do brasileiro”

Uma das informações chaves do estudo revela que o número de internações hospitalares de pessoas entre 59 anos ou mais, dobrará nos próximos 14 anos.

O envelhecimento populacional tem suscitado a preocupação dos países com o futuro dos sistemas de saúde, devido ao crescimento dos gastos e a sustentabilidade do setor relacionados ao aumento da idade e as doenças crônicas decorrentes do envelhecimento.

A última pesquisa realizada pelo IBGE em 2013, mostra quede 2009 a 2030 a população brasileira passará de 19,5 milhões para 23,1 milhões, um crescimento de 15,3%. Nesse período há crescimento considerável da faixa etária de idosos (59 anos ou mais). A partir dessa projeção é estimada a projeção do número de beneficiários da saúde suplementar e os seus possíveis impactos.

A pesquisa mostra ainda que, considerando apenas o envelhecimento da população, seriam gastos R$ 165,8 bilhões com despesas assistenciais para os beneficiários de planos de saúde em 2030. Quando consideradas outras variáveis, esse valor é ainda maior, sendo que, em 2030, seriam gastos R$ 396,4 bilhões considerando a variação dos custos médico hospitalares e do envelhecimento.

As projeções atualizadas com valores mais recentes para a estrutura de gasto médio por faixa etária, apontam para um maior aumento do gasto assistencial e da contribuição dos idosos para essa despesa no setor de saúde suplementar.

Por outro lado, o estudo não considera outras particularidades, como por exemplo o avanço das tecnologias e o aperfeiçoamento de técnicas e o surgimento de medicamentos mais eficazes no tratamento de doenças típicas do envelhecimento. Estes avanços e o próprio aprimoramento do sistema de saúde suplementar, poderiam impactar positivamente o setor, traçando um outro cenário para a sustentabilidade dos planos de saúde no Brasil.

Whatsapp

Fale por Whatsapp