A Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio de um relatório publicado em dezembro, confirmou o que muitos especialistas já vinham alertando, o consumo de bacon, salsichas e presunto, causa câncer.
O relatório alerta para todo e qualquer tipo de carne processada. De acordo com o documento, uma quantidade equivalente a 50 gramas de carne processada por dia, o correspondente a duas fatias de bacon, aumentariam em 18% as chances de desenvolver um câncer colorretal.
Em relação as carnes vermelhas, a OMS soltou um alerta mais brando, contrariando o que muitos especialistas e estudos dizem a respeito dela. De acordo com o relatório a carne vermelha, aparece como “provavelmente cancerígena”.
O estudo apresentado pela OMS mostra provas limitadas e não muito contundentes de que comer carne bovina, carne de porco ou cordeiro poderiam ou não causar câncer, entretanto, outros estudos e observações que dizem o contrário não poderiam ser descartadas.
Carnes processadas e Aditivos
A carne processada é especialmente perigosa em razão de seu processo de industrialização. É comum que o processamento das carnes, modifiquem suas características primárias, aumentando o seu prazo de validade por adição de conservantes e a adição de compostos para manipulação do sabor.
Um bom exemplo desse processo de manipulação são as carnes defumadas, curadas. Além destas características, as carnes processadas recebem ainda doses expressivas de aditivos como sal ou conservantes. De acordo com a OMS são exatamente estas modificações e aditivos artificiais que podem aumentar o risco de desenvolver câncer.
O relatório publicado pela OMS usou como referência estudos realizados pela sua Agência Internacional para Pesquisa do Câncer, categorizando os níveis de câncer para as carnes processadas aos mesmos do plutônio e bebidas alcoólicas
As chances de um indivíduo saudável desenvolver câncer colorretal (no intestino) por causa do consumo de carne processada ainda é considerada pequena, mas este risco aumenta com a quantidade de carne consumida.
Inúmeros especialistas e o próprio relatório da OMS falam em moderação. Não significa que você precise parar de comer qualquer tipo de carne vermelha ou processada, mas se você come muito e com frequência, há boas razões para pensar em diminuir. Comer bacon de vez em quando não vai causar muitos danos, uma dieta saudável é baseada na moderação.
Câncer Colorretal
O câncer colorretal, citado como o vilão para o consumo de carnes processadas, abrange tumores que acometem o cólon, um segmento do intestino grosso e o reto. O câncer colorretal é tratável e curável na maioria dos casos, isso quando detectado precocemente e ainda não se espalhou para outros órgãos do corpo.
A grande maioria dos tumores colorretais iniciam a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção destes pólipos antes que eles se tornem malignos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que só no ano de 2016 teremos 34.280 novos casos de câncer colorretal, sendo aproximadamente 16.660 homens e 17.620 mulheres. Somente no ano de 2014 foram contabilizadas 15.415 mortes; sendo 7.387 homens e 8.024 mulheres.