Telefone

(11) 3661-3296

Whatsapp

(11) 93800 - 4343

Acidente Vascular Cerebral

Categorias

Recentes

Prevenção e a Importância do Plano de Saúde nessa Estação
Doenças que Surgem no Outono – Plano de Saúde O outono marca a transição do calor intenso do verão para temperaturas...
Como Manter a Saúde em Dia Durante Todo o Ano
O início de um novo ano é o momento ideal para rever hábitos e adotar um estilo de vida mais saudável....
Dezembro Vermelho
Conscientização e Prevenção ao HIV/AIDS O que é o Dezembro Vermelho? O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional dedicada à conscientização...
Tudo Sobre Gestação
Entenda a Jornada Semana a Semana A gestação é um momento único na vida de muitas mulheres. Além de emocionante, ela...
Novembro Azul
Novembro Azul: Conscientização sobre o Câncer de Próstata e o Papel dos Planos de Saúde no Acompanhamento da Saúde Masculina Novembro...
PLANO DE SAÚDE
Manter a saúde em dia é um dos maiores investimentos que podemos fazer em nós mesmos e em nossas famílias. E...
Contratar um Plano de Saúde
Como Contratar um Plano de Saúde com um Corretor: Guia Completo Quando se trata de garantir proteção e tranquilidade para você...

Faça Seu Plano de Saúde Aqui: Individual, Familiar, Empresarial e Odontológico

.daniel Justi Acidente Vascular Cerebral

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é responsável por 80% dos casos de derrame. A doença é a principal causa de morte e incapacidades no Brasil. Uma estatística chocante revela que a cada 6 segundos uma pessoa no mundo morre decorrente de um AVC.

AVC ISQUÊMICO

Também conhecido por derrame ou isquemia cerebral, ocorre quando um vaso sanguíneo que leva nutrição ao cérebro é bloqueado por um trombo (um tipo de coágulo), interrompendo o fluxo normal de sangue no cérebro.

O AVC Isquêmico quando não mata pode deixar sequelas, estas podem ser leves e passageiras ou então graves e incapacitantes. As sequelas mais frequentes são paralisias em partes do corpo, problemas de visão, memória e fala.

A ausência de sangue no cerébro decorrente de um AVC Isquêmico pode levar à morte neural em poucas horas. Por isso é fundamental o encaminhamento mais rápido possível ao hospital.

AVC HEMORRÁGICO

O Acidente Vascular Cerebral hemorrágico é caracterizado pelo rompimento de um vaso sanguíneo cerebral o que provoca um sangramento numa parte do cérebro.
A diferença entre os dois tipos de AVC é que o isquêmico decorre da obstrução de uma artéria, e não há rompimento do vaso sanguíneo. No hemorrágico há um rompimento do vaso e a homorragia pode atingir tecidos cerebrais.

O AVC hemorrágico não e tão comum quanto o isquêmico, no entanto, pode ser mais fatal.

Sintomas

Os sintomas do para os dois tipos de AVC são muito semelhantes e aparecem já nos primeirtos minutos e podem ser:

– Dores de Cabeça
– Perda da força ou paralisia em um dos lados do corpo
– Dificuldade para engolir
– Dificuldade na fala e na compreensão
– Alterações visuais
– Boca torta
– Tonturas
– Sonolência ou coma

Causas

As causas também são muito semelhantes e esta diretamente relacionada à alteração no fluxo de sangue no cérebro e a pressão arterial e suas causas podem ser:

– Arritmia cardíaca
– Doenças das válvulas cardíacas
– Endocardite
– Insifuciência cardíaca
– Infarto agudo do miocárdio
– Aterosclerose
– Distúrbios de coagulação sanguínea
– Inflamação nos vasos sanguíneos
– Distúrbios de coagulação do sangue, como a hemofilia
– Ferimentos na cabeça ou no pescoço que podem causar danos à vasos sanguìneos

Algumas das causas do AVC hemorrágico podem estar também relacionadas à pressão alta desontrolada, aneurisma, aterosclerose ou distúrbios de coagulação sanguínea.

ATAQUE ISQUÊMICO TRANSITÓRIO

Antes de um Acidente Vascular Cerebral nosso corpo pode dar alguns sinais de quando algo está para acontever, existe uma condição de alerta chamada ataque insquêmico transitório (ATI), esse alerta transitório exige a mesma urgência no atendimento.

Segundo os neurologistas, até 20% dos casos de AVC são precedidos por um ataque insquêmico transitório, por isso, ele pode ser um alerta e um aviso “pré-derrame”.

Os sintomas do ataque isquêmico transitório são muito parecidos com o AVC, mas podem durar até 24 horas, exatamente por isso que muita gente não dá importância aos alertas. A maioria dos pacientes só procuram ajuda quando o derrame já acorreu, nestes casos, pode ser tarde demais por causa do risco de sequelas. Fique atento aos sinai, reconhecer um ataque isquêmico transitório é importante para ir imediatamente ao médico.

De acordo com o ministério da saúde apenas 5% dos pacientes chegam antes de 3 horas após a ocorrência de um AVC. Veja abaixo que quanto mais rápido é o atendimento maior é a probabilidade de recuperação.

1ª hora: de cada 2 pessoas 1 se recupara

1h30: de cada 4 pessoas 1 se recupera

3h: de cada 7 pessoas e se recupera

4h a 5h: de cada 14 pessoas apenas 1 se recupera

FATORES – ESTILO DE VIDA

Ao contrário de alguns fatores de risco relacionados a genética e a idade, os principais fatores para o surgimento de um acidente vascular cerebrar esta diretamente relacionado ao estílo de vida adotado. Comer de forma saudável, atividade física e não fumar, são três fatores essenciais para evitar o AVC e estes cada um é soberado para mudar.

Controle da pressão arterial, não fumar, controle do colesterol, dieta saudável, atividade física regular, controle da glicemia (açucar no sangue) e controle do peso, são ítens quantificados por uma medida de saúde desenvolvida pela Associação Americana do Coração como fatores essenciais para o surgimento do AVC.

Dentre este fatores a pressão do sangue foi a mais importante em prever a ocorrência de um derrame. As pessoas com pressão arterial ideal têm risco 60% menor de ter um derrame.
Um outro fator importante e o fumo. Pessoas que nunca fumaram ou que deixaram de fumar têm risco 40% menor de sofrer um derrame.

Evitar um derrame a maior parte das vezes é uma responsabilidade pessoal restrita apenas a um pequeno esforço pessoal e de baixíssimo custo.

 

Whatsapp

Fale por Whatsapp