saiba que tipo de adoçante está sendo usado em sua alimentação.
Para os diabéticos, evitar o uso de açúcar não é apenas recomendado, é absolutamente necessário. Em muitos casos, os substitutos dos açúcares são usados no lugar do próprio açúcar de mesa, permitindo que o diabético possa desfrutar de alguns de seus alimentos favoritos. Geralmente, a maioria dos substitutos presentes no mercado hoje em dia é considerada alimentos livres. Ou seja, não há necessidade de contá-las como parte de sua ingestão de carboidratos por dia, um aspecto importante para muitos pacientes.
Combinado com o aspecto livre de calorias e do fato de que todos os substitutos do açúcar atuais fornecem alguma forma de um sabor doce, isso soa como uma ótima maneira para o diabético para ainda ser capaz de desfrutar de um sabor açucarado, sem experimentar uma reação. É importante notar que alguns adoçantes, incluindo o sorbitol, manitol, e outros álcoois de açúcar, podem aumentar o açúcar no sangue, no entanto, deve ser considerado como parte da ingestão de hidratos de carbono.
É primordial que o diabético saiba que tipo de adoçante está sendo usado em todos os alimentos que ele ou ela come. Talvez, usar substitutos do açúcar em alimentos e bebidas preparados em casa seja o caminho mais seguro. Muitos alimentos processados contêm níveis mais elevados de hidratos de carbono e gordura para ajudar a melhorar o sabor. A presença desses aditivos pode, de fato, torná-los ainda pior para o diabético do que os alimentos processados que contenham vestígios de açúcar.
Em geral, atualmente todos os substitutos do açúcar no mercado são considerados seguros para uso por diabéticos. Cuidados devem ser tomados para notar quaisquer efeitos secundários não relacionados ao usar o produto. Algumas pessoas têm reações alérgicas ao adoçante artificial, apesar de não terem problemas com outros tipos de substitutos. Há também preocupações sobre os efeitos na saúde em longo prazo do consumo desses ingredientes, por isso, eles devem desempenhar um papel de menor importância em um plano de dieta saudável.
Cuidado com as feridas causadas pela diabetes
Os médicos não entendem completamente por que alguns pacientes com diabetes acabam desenvolvendo uma ferida específica. Esses machucados aparecem na forma
de uma úlcera, geralmente nos pés e membros inferiores. Isto pode ser causado parcialmente por neuropatia nos pés, o que pode causar formigamento, ardor, e eventualmente uma perda total de sensação em um ou em ambos os pés.
E também,embora esta seja uma teoria, é comum que a grande maioria das pessoas que sofre de feridas diabéticas tenha uma deficiência em magnésio. Fazer uso de suplementos ou comer alimentos ricos em magnésio pode oferecer alívio moderado.