A medicina sempre esteve presente no desenvolvimento da humanidade. Os tratamentos nessa área remontam da antiguidade, inclusive entre as civilizações pré-históricas, nestas já foram encontrados vestígios de que já praticavam a medicina, baseada nas crendices e religiões. Isso mostra que há impresso no ser humano o desejo permanente de buscar a cura do corpo e prolongar a vida.
Os avanços na área da nutrição foram essenciais para o prolongamento da vida do ser humano e para a promoção de sua saúde. Há mil anos, o desconhecimento alimentar encurtava a vida de nossos antepassados, uma entre quatro crianças morriam no primeiro ano de vida.
O ponto de destaque entre os avanços no campo da medicina e nas grandes descobertas do milênio, é exatamente no que se refere à nutrição, a descoberta dos fatores alimentares acessórios ou vitaminas foram fundamentais para a saúde. As descobertas nessa área permitiram por exemplo combater o raquitismo, o escorbuto e o beribéri.
Hoje a expectativa de vida nos países mais desenvolvidos está mais próxima dos 80 anos, essa espectiva não ia além dos 35 anos de idade no último milênio. Assim fica claro que os avanços foram fundamentais para a promoção da saúde do homem.
Tratamentos Preventivos
Médicos e especialistas no campo da medicina compreenderam a verdadeira função da saúde, durante muito tempo dirigiu-se a atenção apens no tratamento e na cura de doenças, fragilizando e negligênciando os cuidados no campo da prevenção, e como bem diz o ditado: “é melhor previnir do que remediar”. A medicina esta redirecionando seus olhares para o campo da prevenção.
Os diagnósticos precoses tem salvado muitas vida e previnido o avanço de doenças graves, a utilização do ultra som morfológico por exempo, é capaz de identificar 90% das más-formações fetais, contra 20% nos exames comuns. Um outro tratamento preventivo que tem revolucionado o campo da medicina é o teste de transluscência nucal, ele é capaz de detectar o risco de a criança ter a Síndrome de Down e outras alterações cromossomicas. Os avanços das técnicas de diagnósticos na fase uterina tem mudado os conceitos da medicina.
Médicos estão sendo capaz de identificar as mais variadas doenças em pessoas adultas e aparentemente sadias e com isso trata-las ainda no estágio inicial, com grandes possibilidades de cura.
O chamado check-up personalizado, que analisa exaustivamente o histórico clinico, antecedentes familiares e o modo de vida dos pacientes, para com isso, a partir do primeiro diagnóstico eles sejam encaminhados para exames mais específicos e adequados às suas necessidades.
Tratamentos para Doenças Coronárias e Cancerígenas
De acordo com dados estatisticos, os problemas cardíacos no Brasil são responsáveis pela morte de cerca de 300 mil pessoas
todo o ano. Em comparação com outros doenças, são as mais fatais.
As doenças coronárias e cancerígenas são as que mais matam em todo o mundo, são também as que mais recebem investimentos para aperfeiçoamento de técnicas de tratamentos.
– Monitoramento do Coração
Cardiologistas afirmam que as doenças coronárias são ainda um grande desafio para a medicina preventiva, pois não há como premeditar o momento de um infarto.
Dessa forma, as novas técnicas nesta área, tem focado no acompanhamento de determinados biomarcadores que são impressões digitais cardiovasculares. O biomarcador mais comum para a doença cardíaca é o exame de sangue que busca mapear os níveis de colesterol e a proteína C reativa – pessoas com problemas cardiovasculares inflamatórios, como a aterosclerose, apresentam níveis elevados dessa proteína.
– Insuficiência Cardíaca
Os pacientes com insuficiência cardíaca, mesmo com os tratamentos convencionais, não sobrevivem mais de cinco anos. Os cardiologistas poderão se valer de uma nova arma: a serelaxina, um medicamento que alivia os sintomas e protege ógãos vitais do organismo de complicações decorrentes da insuficiência cardíaca.
A nova medicação aumenta ainda o fluxo de sangue do corpo, o que ajuda o coração a trabalhar de forma mais eficaz. Funciona ainda como um anti-inflamatório, amenizando os danos causados pelos episódios de insuficiência .
O tratamento promete ainda a diminuição dos sintomas de falta de ar, excesso de fluido no sangue e pressão arterial normal ou elevada nos pacientes com insuficiência cardíaca aguda.
– Testes Genéticos contra o Câncer
Os testes genéticos, também conhecidos como testes genômicos, prometem um verdadeiro avanço no tratamento do câncer, fazem parte de uma estratégia chamada de terapia dirigida ao alvo, ou terapia alvo.
As novas técnicas no campo da genética prometem dirigir o tratamento mais especificamente às células doentes, evitando o tratamento agressivo, como quimioterapia e radioterapia.
Os testes baseados nesta ciência são capazes de analisar os genes do tumor para prever como ele irá se comportar e a partir dessas informações o médico terá condições de ecollher o tratamento mais preciso.