Um relatório publicado em outubro deste ano pela NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), com sede nos Estados Unidos, indicou que o ano de 2014 foi o mais quente já registrado em todo o planeta. Os índices de Calor foram os mais altos desde 1880, quando as medições começaram a ser registradas.
No Brasil, as ondas de calor durante o mês de outubro chegaram a picos de 40°C, 41°C e 42°C especialmente em Mato Grosso Sul e no interior de São Paulo e também três recordes absolutos de calor em capitais brasileiras.
As medições de temperatura registradas no Brasil também representam um recorde absoluto de calor, significando a maior temperatura já registrada em todos os meses, em todos os anos, desde o início de medições oficiais, que no Brasil são feitas pelo Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia.
Tanto o NOAA como o Inmet apontam que personal essay topics for high school students as temperaturas no verão de 2015 irão superar os índices registrados em 2014. Sinaliza temperaturas bem acima dos 40°C. Esse registro esta deixando os órgãos de saúde do país em alerta, isso porque com o aumento da temperatura, aumenta também a incidência de doenças típicas desse período.
É preciso tomar muito cuidado com a exposição às altas temperaturas. As doenças do verão podem ser fatais se não tratadas, dessa forma apresentamos uma lista das principais doenças que podem comprometer e prejudicar o seu verão:
Hepatite A
O vírus spy phone app da hepatite A é muito comum em águas de praias poluídas. O aumento das chuvas nesse período e as enxurradas que saem do continente em direção ao mar podem aumentar a contaminação pelo vírus da hepatite A. A doença provoca náuseas, vômitos e deixa a pele e os olhos amarelados e pode ser prevenida com uma vacina.
Micose
O calor e a umidade apresentam uma combinação perfeita para a proliferação de fungos causadores de micoses, infecções que provocam coceira e manchas brancas ou vermelhas na pele. É preciso manter o corpo bem seco, isso evita o problema: enxugar-se bem após o banho (principalmente nas regiões das dobras, como axilas e entre os dedos dos pés), não permanecer muito tempo com roupas molhadas e vestir tecidos que favoreçam a transpiração, como o algodão.
Conjuntivite
A propagação de vírus e bactérias favorece o contágio de conjuntivite. Os sintomas da moléstia incluem vermelhidão, inchaço, coceira e sensação de ardência nos olhos. Lavar bem as mãos antes de tocar os olhos e evitar compartilhar help with dissertation writing pertences como óculos e toalhas ajuda a prevenir a enfermidade. É importante ainda o uso de óculos de sol a fim de evitar o contagio e o agravamento da doença pela exposição ao sol e a poluição.
Câncer de Pele
É preciso estar alerta nesse verão, o aumento das temperaturas significa também o aumento das radiações pelos raios UV, responsável por grande parte das doenças de pele, especialmente o câncer.
O tipo de câncer mais incidente do mundo pode ser prevenido com o uso diário de protetor solar. O produto deve ser usado meia hora antes de sair ao sol e reaplicado a cada hora, em caso de exposição intensa. É fundamental se expor ao sol nos horários em que os raios estão mais fracos, antes das 10 e depois das 15 horas. Acessórios como chapéus e óculos de sol (o câncer pode atingir a fina pele da pálpebra) oferecem spy phone iphone 4 proteção extra à pele.
Leptospirose
A doença é causada por uma bactéria presente na urina de ratos e é mais incidente no verão, por causa dos alagamentos freqüentes, o que facilita o contato entre a urina e a pele das pessoas. Sintomas comuns são febre, dor muscular intensa e olhos amarelados, podendo, inclusive, se não buy an essay online devidamente tratada evoluir para um quadro grave de insuficiência renal.
Bicho geográfico
Em muitas brasileiras é proibido circular com cães, isso porque as fezes desses animais podem estar
contaminadas com o parasita “Ancylostoma caninum”, causador do bicho geográfico. Em contato spy i phone software com a pele humana, a larva causa lesões avermelhadas que provocam coceira e se caracterizam por um contorno tortuoso, semelhante a um mapa. O tratamento da doença consiste na ingestão da dose única de um vermífugo.
Fitofotodermatoses
Fitofotodermatoses são queimaduras causadas pelo contato entre a pele e algumas frutas cítricas, como limão e maracujá, somado à exposição solar. Essas queimaduras geralmente desaparecem em cerca de quatro semanas, mas podem levar meses para sumir. A prevenção é simples, mas exige atenção: é preciso lavar muito bem as regiões que tocaram as frutas antes de tomar sol.
Desidratação
A desidratação é muito comum no verão, especialmente entre aqueles que passam horas na praia. A desidratação acontece quando o organismo perde mais água do que ganha, dessa forma o funcionamento das células que é muito sensível à falta de água, começa a falhar. Os sintomas da desidratação vão desde secura da pele e da boca até convulsões e coma. É recomendado consumir cerca de 1,5 litro do líquido por dia ajuda a manter o corpo hidratado.
Brotoeja
O uso excessivo de filtro em creme pode obstruir as glândulas sudoríparas, o que provoca o aparecimento de bolinhas vermelhas na pele, sintomas de uma inflamação conhecida como brotoeja. “Para quem tem pele oleosa, filtro solar em spray ou em gel é uma boa opção”. Usar protetor solar é fundamental, mas igualmente importante é saber que tipo de produto aplicar: creme, gel, ou spray.
Infecções gastroentestinais
As infecções gastrointestinais também são comum no verão, especialmente entre aqueles que adoram fazer refeições na praia. As infecções podem ter origem viral ou bacteriana, e geralmente são adquiridas em praias sem saneamento básico e locais que servem comidas mal conservadas. Essas infecções costumam provocar náuseas, diarréias e vômitos. Para evitá-las, é recomendável consumir alimentos como vegetais, carnes e peixes crus apenas em lugares confiáveis, em que se saiba como as comidas são preparadas.
Dengue
A dengue é o grande vilão do verão, isso porque o calor e as chuvas formam o ambiente ideal para a proliferação do mosquito transmissor, o “Aedes aegypti”. Os sintomas da dengue são muito semelhantes à de uma gripe comum, febre e dores do corpo. A prevenção é feita com spy app for iphone o uso de repelentes contra insetos e o cuidado de esvaziar recipientes com água parada, onde o mosquito costuma colocar seus ovos. Ainda não existe vacina contra a dengue, por isso o cuidado e as medidas de prevenção ainda são a única maneira de prevenir a doença.
Melasma
Manchas na pele são muito comuns entre àqueles que fazem exposição ao sol. Muitas vezes uma breve exposição pode desencadear manchas castanhas na região da testa, da maçã do rosto e do buço. Trata-se do melasma, condição associada a fatores hereditários e hormonais. O uso diário de protetor solar com base, que oferece uma dupla camada de proteção contra a luz visível, ajuda a evitar o problema.