Parte da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura é um método que consiste no uso de agulhas em pontos específicos do corpo. O procedimento, que tem sido aplicado há milhares de anos na China, é destinado à liberação de desequilíbrios energéticos e de bloqueios no corpo, promovendo diversas melhorias na saúde.
corpo, promovendo diversas melhorias na saúde.
A ideia por trás da acupuntura é de que o corpo possui uma força vital, chamada chi ou qi, que flui por todo o organismo. Quando essa força está equilibrada, ela flui suavemente ao longo dos meridianos de energia do corpo. A presença de uma doença, por sua vez, sugere que há uma obstrução ou desequilíbrio que precisa ser corrigido.
Durante uma sessão de acupuntura, o paciente fica deitado sobre uma mesa plana ajustada para a altura do praticante. As agulhas são inseridas em diversos pontos do corpo em ângulos que variam de 15 graus em relação à pele ou 90 graus, dependendo do julgamento do praticante. Uma vez inseridas, as agulhas podem ser manipuladas à mão em movimentos de torção, gentilmente vibrando, aquecidas, resfriadas, ou eletrificadas com uma corrente suave para estimular o meridiano.
Após a sessão, o paciente pode sentir-se extremamente relaxado ou amplamente revigorado. A aplicação não deve ser dolorosa e, se colocadas corretamente, as agulhas não causam hematomas ou hemorragias.
Diversos estudos apontam que a acupuntura pode ajudar a aliviar as dores de cabeça, eliminar náuseas e vômitos, dores nas costas, cólicas, fibromialgia, artrites, entre outros problemas de saúde. Além disso, a Organização Mundial de Saúde recomenda o uso das agulhas para casos de estresse, abuso de substâncias tóxicas e alergias. No Ocidente, a acupuntura é utilizada como uma forma complementar da medicina, e é combinada com outros tratamentos para a máxima eficácia.