A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Seu principal transmissor é o mosquito Aedes aegypti, bastante comum em áreas com clima tropical e subtropical. Ao morder alguém infectado, o chamado mosquito da dengue passa o vírus para as próximas pessoas que forem picadas.
Os sintomas da dengue geralmente se manifestam cinco ou seis dias após a picada infectante. Os primeiros sinais de doença são febre alta — geralmente chegando a 40 ° C —, vômitos, náuseas e dores de cabeça. As dores articulares e musculares aparecem nos dias subsequentes, bem como as erupções vermelhas na pele.
Na manifestação clássica da
doença, a maioria dos sintomas da doença desaparece entre sete a dez dias após seu início, e os pacientes se recuperam completam. No caso da dengue hemorrágica, uma forma mais grave da enfermidade, os pacientes infectados apresentam os mesmos sintomas iniciais e, após o quinto dia, começam a ter sangramentos em diferentes órgãos.
A dengue hemorrágica pode levar o paciente à morte e, por isso, necessita de avaliação e acompanhamento médico. Todos os anos, cerca de 20 milhões de pessoas contraem a dengue levando a cerca de 24 mil mortes no mundo. A taxa de mortalidade é maior em crianças e indivíduos com sistemas imunológicos debilitados.
Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Em geral, tratam-se os sintomas e a decorrente desidratação do paciente.